Canoas esta sendo planejada para os próximos 10 anos. Os Semários Temáticos do Congresso da Cidade começam hoje ás 18h e 30min. A abertura do seminário será feita pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Logo em seguida, o ex-governador do estado, Olívio Dutra, fará a palestra: O Congresso da Cidade e a Participação da Sociedade no Futuro das Cidades. Após, acontece a fala do secretario de Relações Institucionais, Mario Cardoso que abordará questões pertinentes ao processo do Congresso da Cidade, que acontecerá em abril de 2010. Na sequência, a Agência do Futuro, explicará a Pré-estratégia da Cidade de Canoas para 2011-2021. O Painel Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras nas Cidades, será ministrada pelo especialista no assunto, Orlando Lima. Logo após, será hora do debate do tema exposto, com perguntas e respostas. Às 9h e 30min será o encerramento das atividades do primeiro dia.
E ai, você vai ao seminário, ajudar a pensar na sua cidade nos próximos 10 anos?
Confira a programação do dia 04, sábado no site da prefeitura:
Prefeitura de Canoas
Cecília Medeiros
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Coletiva com a impresa local sobre o Congresso da Cidade
O secretário de Relações Institucionais concedeu entrevista a imprensa local no dia 01/12, onde apresentou em detalhes a evolução das etapas do I Congresso da Cidade de Canoas.
A partir de amanhã dia 03/12 todos cidadãos canoenses estão convidados a conhecerem as estratégias tratadas nas reuniões. Estas foram compiladas pela Comissão Organizadora durante os Seminários Temáticos. A programação inicia na sexta-feira, às 18h30, com abertura do prefeito Jairo Jorge. Após, o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra abre os painéis falando sobre “O Congresso da Cidade e a Participação da Sociedade no Futuro das Cidades”. Na parte da noite, acontece a explanação da pré-estratégia da Cidade de Canoas com a Agência Futuro e o painel Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras nas Cidades, com palestra de Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos.
Durante o sábado, 04/12, a partir das 9h, terão prosseguimento os painéis, divididos nos três eixos temáticos. Às 9h10, André Carvalho, especialista em Cidadania e Terceiro Setor e presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, ministra palestra sobre o eixo Cidadania, tendo como mediador o secretário de Educação Paulo Ritter. Walter Doell, gerente executivo do Tecnosinos, palestra sobre o tema Desenvolvimento, com a mediação do secretário de Meio Ambiente Celso Barônio, às 10h. O último painel temático, sobre Infraestrutura, tem mediação do secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, com o convidado José Carlos Xavier, coordenador nacional do projeto Pensar o Brasil, às 10h50.
Durante a entrevista, Mário Cardoso falou que o ambiente na cidade é favorável à mudanças e que a participação da população canoense é fundamental. “Estamos apostando muito neste processo, que nos orgulha poder coordenar”, disse o secretário, que ainda frisou que o Congresso não produz um programa de governo, pertence aos cidadãos canoenses. Para Cardoso, uma cidade que não planeja seu futuro é uma cidade sem perspectiva. Para acompanhar e fiscalizar as ações estratégicas definidas com o Congresso da Cidade serão eleitos delegados em cinco oportunidades: durante a realização dos Seminários Temáticos, neste final de semana, e nas quatro plenárias regionais, marcadas para março de 2011.
Cecília Medeiros
Canoas planeja o futuro
Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.
O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade(ULBRA) e dois centros universitários (Unilasalle e Uniritter).
Preocupado com o futuro de Canoas, foi que a gestão atual do município de Canoas criou oportunidades para a população participar do planejamento da cidade para os próximos 10 anos. O I Congreso da Cidade dará voz e vez a você cidadão canoense, de dizer o que deseja para a sua cidade. O município com o segundo maior PIB do Estado quer saber o que você quer para a sua cidade.
Participe! Começa amanhã, dia 03/12 ás 18h e 30min, na Ulbra Canoas, os Seminários temáticos para o I Congresso da Cidade, e continua no sábado dia 04/12 a partir ás 9h da manhã. Qual será sua contribuição para o futuro de sua Cidade?
Cecília Medeiros
Bibo Nunes entrevista Mário Cardoso sobre o Congresso da Cidade
Confira a entrevista com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, concedeu dia 22/11 ao programa Bibo Nunes Show, na Ulbra TV, sobre o I Congresso da Cidade de Canoas.
Cecília Medeiros
Transversalidade está presente nos temas estratégicos do I Congresso da Cidade
Foi com uma série de reuniões e encontros preparatórios que formou-se a pré-estratégia que será apresentada nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade de Canoas. O acúmulo de propostas para os próximos dez anos do município reúne colaborações levantadas por moradores, integrantes de entidades e poder público.
Entre os três eixos temáticos eleitos para pensar o Congresso, Desenvolvimento, Cidadania e Infraestrutura, foram apontados temas estratégicos, tendo como marca a transversalidade. Desenvolvimento Sustentável, Atividade Econômica, Promoção e Capital Humano estão dentro do macrotema Desenvolvimento; Desenvolvimento Social, Identidade & Imagem e Serviços & Políticas Públicas integram o eixo Cidadania; Mobilidade Urbana, Integração Territorial e Infraestrutura Urbana são aspectos trabalhados dentro do tema Infraestrutura.
A pré-estratégia será apresentada e amplamente discutida durante os Seminários Temáticos deste final de semana, sendo validada nas diversas reuniões e nas plenárias regionais, marcadas para o início do ano que vem. A versão final de estratégia para os próximos anos de Canoas será aprovada no I Congresso da Cidade, em abril de 2011. Para isso, é importante a participação do maior número de pessoas na construção de uma estratégia de cidade para todos.
::. Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade
03/12 (sexta-feira) - 18h30
04/12 (sábado) - 9h
Auditório do Prédio 1 da ULBRA
Amanda Utzig Zulke
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Linhas de ônibus para os Seminários Temáticos
Nesta próxima sexta-feira, assim como no sábado, acontecem os Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade de Canoas. Os painéis começam às 18h30 na sexta e às 8h30 no sábado, no Auditório do Prédio 1 da Ulbra. Para quem utiliza o transporte público como meio de locomoção, essas são as linhas de ônibus que passam na Universidade:
IGARA X ULBRA X CENTRO
ULBRA X INSTITUTO FEDERAL X CENTRO
SÃO JOSÉ X VIA ULBRA X CENTRO
Para mais informações, o telefone da Secretaria de Transportes e Mobilidade é o 3462.1638.
Amanda Utzig Zulke
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Confira o Vídeo sobre o I Congresso da Cidade de Canoas
Participe das reuniões temáticas do I Congresso da Cidade de Canoas, nos dia 03 e 04 de dezembro, na Ulbra. Venha ajudar a pensar na cidade nos próximos 10 anos. Então, qual será sua contribuição para Canoas?
Veja o vídeo de divulgação do Congresso da Cidade
Cecília Medeiros
I Congresso da Cidade realiza os Seminários Temáticos neste final de semana
Canoas dá mais um grande passo rumo ao planejamento dos seus próximos anos. Neste final de semana, moradores da cidade, integrantes de entidades, estudantes, gestores municipais e quem quiser participar da construção do futuro do município se encontram nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade. Os encontros acontecem na sexta-feira, dia 03, à noite, e sábado, dia 04, durante o dia, no Auditório do Prédio I da ULBRA.
Diversos debatedores participarão dos Seminários, que tratarão dos eixos de discussão do Congresso: Cidadania, Desenvolvimento e Infraestrutura. Na abertura, às 18h30 de sexta-feira, o ex-governador Olívio Dutra falará sobre "Participação da Sociedade no Futuro das Cidades". Outros painelistas especialistas nos eixos temáticos estão confirmados, como Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, e André Carvalho, presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco. A eleição dos delegados ocorre no sábado, 04, após o último painel da manhã, sobre Infraestrutura.
O I Congresso da Cidade de Canoas acontecerá nos dias 14 e 15 de abril de 2011, com o acúmulo das estratégias montadas até então. Desde outubro a sociedade civil reúne propostas e sugestões para os próximos dez anos. “É um trabalho em que todos nós estamos imbuídos, na busca pela auto-estima e por uma afirmação de nossa identidade como canoenses”, acredita o prefeito Jairo Jorge. De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, Canoas era vista no contexto antigo como cidade dormitório, periférica, cortada pela BR-116 e Trensurb, além de não ter participação democrática. "O que estamos propondo com a população é um novo contexto de cidade, integrada e com participação”, declara.
Amanda Utzig Zulke
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade acontecem sexta e sábado
Na manhã desta segunda-feira, no gabinete do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, reuniram-se secretários e integrantes da comissão do I Congresso da Cidade. O Congresso realiza os Seminários Temáticos na sexta-feira, dia 03, e no sábado, 04 de dezembro.
Participaram da reunião de ajustes da programação dos Seminários os secretários de Educação, Paulo Ritter, Transportes e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, de Meio Ambiente, Celso Barônio (os três coordenadores das Comissões Temáticas), de Comunicação, Adriana Paranhos Cardoso, o secretário adjunto de Relações Institucionais, Anderson Fraga, Ernani Daniel e Antonio Alberto dos Santos, diretores da SMRI, e Bernadete Konzen, do Instituto Canoas XXI.
O Seminário contará com a presença de painelistas, como o ex-governador Olívio Dutra, o especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, Orlando Lima, o presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, André Carvalho, entre outros. A abertura acontece sexta-feira, 03, às 18h30, com a presença do prefeito Jairo Jorge. A eleição dos delegados ocorre no sábado, 04, após o último painel da manhã, sobre Infraestrutura.
Amanda Utzig Zulke
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Comissão do I Congresso da Cidade faz avalição positiva
Nesta quinta feira dia 25 a Comissão Organizadora do I Congresso da Cidade esteve reunida na sede da OAB/Canoas para tratar das reuniões das subcomissões já realizadas. Os representantes do Poder Executivo, Câmara de Vereadores e sociedade civil avaliaram os encontros recentes das subcomissões de cidadania, desenvolvimento e infra-estrutura.
O resulatdo foi considerado positivo pela Comissão, pois a participação popular é muito importante neste processo, todas as propostas apresentadas serão inseridas no Congresso.
Neste encontro também foram feitas considerações sobre como, o planejamento para a realização dos Seminários Temáticos, que acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro na Ulbra.
E você vai participar, levando suas sugestões?
Cecília Medeiros
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Reuniões das Subcomissões Temáticas alinham sugestões
Finalizou, na sexta-feira passada, dia 19, a segunda rodada de reuniões preparatórias das Subcomissões Temáticas do I Congresso da Cidade. As Subcomissões de Cidadania, coordenada pelo secretário de Educação Paulo Ritter, de Desenvolvimento, coordenada pelo secretário de Meio Ambiente Celso Barônio, e de Infraestrutura, coordenada pelo secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, apresentaram as propostas colhidas durante as primeiras reuniões e agregaram à novas sugestões para um planejamento de cidade para os próximos 10 anos.
Com os resultados destes encontros, o material compilado será apresentado e debatido nos Seminários Temáticos, a serem realizados nos dias 3 e 4 de dezembro – quando já serão conhecidos os delegados eleitos.
Amanda Utzig Zulke

