sábado, 4 de dezembro de 2010

Painelistas enriquecem estratégias para a Canoas de amanhã no segundo dia de Seminários do Congresso

Mais um instrumento de participação popular está estabelecido na cidade de Canoas. O segundo dia de Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade, realizado neste sábado na Ulbra, deu mais uma demonstração do protagonismo dos cidadãos canoenses na configuração da cidade em que vivem. Cerca de 420 inscritos participaram das discussões da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas, que iniciaram na noite desta sexta-feira, 03 e prosseguiram neste sábado.
Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, de secretários e dos painelistas do dia, André Carvalho, Walter Doell e José Carlos Xavier, o encontro iniciou com a apresentação da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas. Sugestões, contribuições e alternativas para o progresso do município foram compiladas no documento, apresentado pelo sócio-diretor da Agência Futuro, Gustavo Grisa.
 


O primeiro painelista, André Carvalho, cumprimentou o prefeito pela iniciativa de planejar o futuro da cidade, que definiu como brilhante. Conforme o presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, cidadania tem um conceito muito amplo e, ao mesmo tempo, muito específico. Para ele, é a forte vinculação com a questão da sociedade civil organizada, de forma que possa se disciplinar os direitos e deveres da população. Carvalho falou do papel do terceiro setor, ou seja, da sociedade civil organizada, no desenvolvimento das cidades e falou da importância do cidadão conhecer os seus direitos. “Existe falta de conhecimento das questões legais, e para poder exercer os direitos, o cidadão precisa conhecê-los”, disse.

Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke

Seminários do I Congresso da Cidade começam com grande público

Com o auditório do prédio 1 da Ulbra lotado, os Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade tiveram início nesta sexta-feira. Movidos pela vontade de pensar os próximos anos de Canoas, estudantes, moradores, lideranças comunitárias, integrantes de entidades e gestores municipais reuniram-se no evento que prossegue no sábado, com painéis, discussões e eleição de delegados. Além do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo e do secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, compuseram a mesa de abertura o ex-governador Olívio Dutra, o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Cesar Mossini, e o pró-reitor de Extensão da Ulbra, Ricardo Rieth.

Para o prefeito Jairo Jorge, hoje foi o primeiro grande passo do Congresso da Cidade. Homenageando a população canoense, Jairo ressaltou o lado guerreiro de quem nasceu ou vive no município. “Povo trabalhador, gente de luta e garra, que busca no presente resgatar o passado e construir o futuro”, adjetivou o prefeito. De acordo com ele, uma cidade é feita de sonhos, que se transformam em ideias e que, finalmente, se convertem em palavras. “Queremos mais, voar, ganhar asas; construir o progresso e qualidade de vida. Queremos materializar nossos sonhos em ideias”, instigou o prefeito, que colocou o Congresso como momento de construir, conjuntamente, “a cidade do amanhã e o amanhã da cidade”.

Palestrantes invocam a integração para o crescimento das cidades

Os dois painelistas da noite, Olívio Dutra, ex-governador e ex-ministro das Cidades, e Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, entraram em consenso quando tocaram na questão de crescimento e evolução das cidades. Para ambos, a participação e integração de poder público e população é um dos caminhos para o futuro dos municípios. Olívio, que destacou o lado “político” de cada cidadão, reverenciou os processos de participação popular implantados na atual administração de Canoas. “Para ser político, não precisa necessariamente ter um cargo político e nem ser cabo eleitoral de um ou de outro candidato; ser político é expressar a sua vontade de conviver na comunidade e de construir junto aos outros o espaço de vivência”, opinou.
Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Seminários tematicos começam hoje

Canoas esta sendo planejada para os próximos 10 anos. Os Semários Temáticos do Congresso da Cidade começam hoje ás 18h e 30min.  A abertura do seminário será feita pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Logo em seguida, o ex-governador do estado, Olívio Dutra, fará a palestra: O Congresso da Cidade e a Participação da Sociedade no Futuro das Cidades. Após, acontece a fala do secretario de Relações Institucionais, Mario Cardoso que abordará questões pertinentes ao processo do Congresso da Cidade, que acontecerá em abril de 2010. Na sequência, a Agência do Futuro, explicará a Pré-estratégia da Cidade de Canoas para 2011-2021. O Painel Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras nas Cidades, será ministrada pelo especialista no assunto, Orlando Lima. Logo após, será hora do debate do tema exposto, com perguntas e respostas. Às 9h e 30min será o encerramento das atividades do primeiro dia.


E ai, você vai ao seminário, ajudar a pensar na sua cidade nos próximos 10 anos?


Confira a programação do dia 04, sábado no site da prefeitura:
Prefeitura de Canoas


Cecília Medeiros

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Coletiva com a impresa local sobre o Congresso da Cidade

O secretário de Relações Institucionais concedeu entrevista a imprensa local no dia 01/12, onde apresentou em detalhes a  evolução das etapas do I Congresso da Cidade de Canoas.

A partir de amanhã dia 03/12 todos cidadãos canoenses estão convidados a conhecerem as estratégias tratadas nas reuniões. Estas foram compiladas pela Comissão Organizadora durante os Seminários Temáticos. A programação inicia na sexta-feira, às 18h30, com abertura do prefeito Jairo Jorge. Após, o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra abre os painéis falando sobre “O Congresso da Cidade e a Participação da Sociedade no Futuro das Cidades”. Na parte da noite, acontece a explanação da pré-estratégia da Cidade de Canoas com a Agência Futuro e o painel Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras nas Cidades, com palestra de Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos.

Durante o sábado, 04/12, a partir das 9h, terão prosseguimento os painéis, divididos nos três eixos temáticos. Às 9h10, André Carvalho, especialista em Cidadania e Terceiro Setor e presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, ministra palestra sobre o eixo Cidadania, tendo como mediador o secretário de Educação Paulo Ritter. Walter Doell, gerente executivo do Tecnosinos, palestra sobre o tema Desenvolvimento, com a mediação do secretário de Meio Ambiente Celso Barônio, às 10h. O último painel temático, sobre Infraestrutura, tem mediação do secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, com o convidado José Carlos Xavier, coordenador nacional do projeto Pensar o Brasil, às 10h50.

Durante a entrevista, Mário Cardoso falou que o ambiente na cidade é favorável à mudanças e que a participação da população canoense é fundamental. “Estamos apostando muito neste processo, que nos orgulha poder coordenar”, disse o secretário, que ainda frisou que o Congresso não produz um programa de governo, pertence aos cidadãos canoenses. Para Cardoso, uma cidade que não planeja seu futuro é uma cidade sem perspectiva. Para acompanhar e fiscalizar as ações estratégicas definidas com o Congresso da Cidade serão eleitos delegados em cinco oportunidades: durante a realização dos Seminários Temáticos, neste final de semana, e nas quatro plenárias regionais, marcadas para março de 2011.


Cecília Medeiros

Canoas planeja o futuro

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade(ULBRA) e dois centros universitários (Unilasalle e Uniritter).

Preocupado com o futuro de Canoas, foi que  a gestão atual do município  de Canoas criou oportunidades para a população participar do planejamento da cidade para os próximos 10 anos. O I Congreso da Cidade dará voz e vez a você cidadão canoense, de dizer  o que deseja para a sua cidade. O município com o segundo maior PIB do Estado quer saber o que você quer para a sua cidade.

Participe! Começa amanhã, dia 03/12 ás 18h e 30min, na Ulbra Canoas, os Seminários temáticos para o I Congresso da Cidade, e continua no sábado dia 04/12 a  partir ás 9h da manhã. Qual será sua contribuição para o futuro de sua Cidade?

Cecília Medeiros

Bibo Nunes entrevista Mário Cardoso sobre o Congresso da Cidade

Confira a entrevista com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, concedeu dia 22/11 ao programa  Bibo Nunes Show, na Ulbra TV, sobre o I Congresso da Cidade de Canoas.


Cecília Medeiros

Transversalidade está presente nos temas estratégicos do I Congresso da Cidade

Foi com uma série de reuniões e encontros preparatórios que formou-se a pré-estratégia que será apresentada nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade de Canoas. O acúmulo de propostas para os próximos dez anos do município reúne colaborações levantadas por moradores, integrantes de entidades e poder público.
Entre os três eixos temáticos eleitos para pensar o Congresso, Desenvolvimento, Cidadania e Infraestrutura, foram apontados temas estratégicos, tendo como marca a transversalidade. Desenvolvimento Sustentável, Atividade Econômica, Promoção e Capital Humano estão dentro do macrotema Desenvolvimento; Desenvolvimento Social, Identidade & Imagem e Serviços & Políticas Públicas integram o eixo Cidadania; Mobilidade Urbana, Integração Territorial e Infraestrutura Urbana são aspectos trabalhados dentro do tema Infraestrutura.
A pré-estratégia será apresentada e amplamente discutida durante os Seminários Temáticos deste final de semana, sendo validada nas diversas reuniões e nas plenárias regionais, marcadas para o início do ano que vem. A versão final de estratégia para os próximos anos de Canoas será aprovada no I Congresso da Cidade, em abril de 2011. Para isso, é importante a participação do maior número de pessoas na construção de uma estratégia de cidade para todos.

::. Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade
03/12 (sexta-feira) - 18h30
04/12 (sábado) - 9h
Auditório do Prédio 1 da ULBRA

Amanda Utzig Zulke

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Linhas de ônibus para os Seminários Temáticos

Nesta próxima sexta-feira, assim como no sábado, acontecem os Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade de Canoas. Os painéis começam às 18h30 na sexta e às 8h30 no sábado, no Auditório do Prédio 1 da Ulbra. Para quem utiliza o transporte público como meio de locomoção, essas são as linhas de ônibus que passam na Universidade:

IGARA X ULBRA X CENTRO

ULBRA X INSTITUTO FEDERAL X CENTRO

SÃO JOSÉ X VIA ULBRA X CENTRO

Para mais informações, o telefone da Secretaria de Transportes e Mobilidade é o 3462.1638.

Amanda Utzig Zulke

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Confira o Vídeo sobre o I Congresso da Cidade de Canoas

Participe das reuniões temáticas do I Congresso da Cidade de Canoas, nos dia 03 e 04 de dezembro,  na Ulbra. Venha ajudar a pensar na cidade nos próximos 10 anos. Então, qual será sua contribuição para Canoas?



Veja o vídeo de divulgação do Congresso da Cidade


Cecília Medeiros

I Congresso da Cidade realiza os Seminários Temáticos neste final de semana

Canoas dá mais um grande passo rumo ao planejamento dos seus próximos anos. Neste final de semana, moradores da cidade, integrantes de entidades, estudantes, gestores municipais e quem quiser participar da construção do futuro do município se encontram nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade. Os encontros acontecem na sexta-feira, dia 03, à noite, e sábado, dia 04, durante o dia, no Auditório do Prédio I da ULBRA.
Diversos debatedores participarão dos Seminários, que tratarão dos eixos de discussão do Congresso: Cidadania, Desenvolvimento e Infraestrutura. Na abertura, às 18h30 de sexta-feira, o ex-governador Olívio Dutra falará sobre "Participação da Sociedade no Futuro das Cidades". Outros painelistas especialistas nos eixos temáticos estão confirmados, como Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, e André Carvalho, presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco. A eleição dos delegados ocorre no sábado, 04, após o último painel da manhã, sobre Infraestrutura.
O I Congresso da Cidade de Canoas acontecerá nos dias 14 e 15 de abril de 2011, com o acúmulo das estratégias montadas até então. Desde outubro a sociedade civil reúne propostas e sugestões para os próximos dez anos. “É um trabalho em que todos nós estamos imbuídos, na busca pela auto-estima e por uma afirmação de nossa identidade como canoenses”, acredita o prefeito Jairo Jorge. De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, Canoas era vista no contexto antigo como cidade dormitório, periférica, cortada pela BR-116 e Trensurb, além de não ter participação democrática. "O que estamos propondo com a população é um novo contexto de cidade, integrada e com participação”, declara.


Amanda Utzig Zulke

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Confira a programação dos Seminários Temáticos deste final de semana

Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade acontecem sexta e sábado

Na manhã desta segunda-feira, no gabinete do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, reuniram-se secretários e integrantes da comissão do I Congresso da Cidade. O Congresso realiza os Seminários Temáticos na sexta-feira, dia 03, e no sábado, 04 de dezembro.

Participaram da reunião de ajustes da programação dos Seminários os secretários de Educação, Paulo Ritter, Transportes e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, de Meio Ambiente, Celso Barônio (os três coordenadores das Comissões Temáticas), de Comunicação, Adriana Paranhos Cardoso, o secretário adjunto de Relações Institucionais, Anderson Fraga, Ernani Daniel e Antonio Alberto dos Santos, diretores da SMRI, e Bernadete Konzen, do Instituto Canoas XXI.



O Seminário contará com a presença de painelistas, como o ex-governador Olívio Dutra, o especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, Orlando Lima, o presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, André Carvalho, entre outros. A abertura acontece sexta-feira, 03, às 18h30, com a presença do prefeito Jairo Jorge. A eleição dos delegados ocorre no sábado, 04, após o último painel da manhã, sobre Infraestrutura.

Amanda Utzig Zulke