segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Meu lugar preferido em Canoas é...

"O Parcão. Lá é o lugar que eu mais gosto de estar. O espaço é amplo, aberto e muito bom para levar as crianças".

Quem disse isso? Dagmar Menezes da Silva - 38 anos - atendente de restaurante

Foto: César Barbosa
Localizado no bairro Fátima, com extensão de 283.805 metros quadrados, o Parque Esportivo Eduardo Gomes, o Parção, como foi carinhosamente apelidado, oferece estrutura para esporte e lazer e abriga eventos de grande porte, que atraem milhares de pessoas. O local conta também com uma pista de Motocross para competições de níveis estadual e nacional, o Sambódromo, onde ocorrem os desfiles de Carnaval e o Parque dos Rodeios, com galpões utilizados pelos CTGs.Dispõe, ainda, de três campos de futebol oficial, quatro quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, um campo de futebol sete, uma pracinha infantil, cancha de bocha e pista de caminhada. Funcionam no local o programa Atleta Cidadão do Futuro, com aulas de futsal e atletismo e o programa de Lazer Atividade Física e Saúde, com aulas de ginástica para adultos e idosos, caminhada orientada e aulas de ritmos.


"Gosto muito do Canoas Shopping. Não moro aqui, mas trabalho aqui".

Quem disse isso? Adair Santos da Silveira - 55 anos - vendedor de pipoca


Inaugurado em 29 de abril de 1998, o Canoas Shopping possui uma área bruta construída de 68 mil metros quadrados, incluindo o edifício-garagem com quatro pavimentos, e um mix de mais de 170 lojas, atualmente. Com um fluxo médio mensal de 860 mil pessoas, o empreendimento é o principal centro de compras, lazer, estudos e serviços da região metropolitana de Porto Alegre. Seu recém inaugurado edifício-garagem possui mais de mil vagas cobertas disponíveis para um público vindo principalmente do próprio município de Canoas, mas também de cidades vizinhas e da capital. Gera 1,8 mil empregos, auxiliando a Prefeitura no desenvolvimento do município.

Daiane Poitevin e Priscilla Freitas

Você também pode participar. Mande seu depoimento para com.congressocidade@gmail.com.

O que eu quero para minha Canoas?

"O prefeito Jairo Jorge está fazendo nuitas coisas pela nossa cidade. Um exemplo são as escolas de turno integral. Investimento em educação é fundamental, pois ela é o futuro do país. Espero que no futuro Canoas tenha escolas profissionalizantes gratuitas ou com valor mais baixo, para que as pessoas sem condições de pagar tenham maior qualificação. Que essas escolas também já encaminhem os estudantes para o mercado de trabalho".

Cidadã: Gisele Oliveira dos Santos
Idade: 31 anos
Profissão: Segurança

O QUE EM 2 ANOS A PREFEITURA JÁ FEZ PELA EDUCAÇÃO:

1) No dia 11 de janeiro de 2011 o prefeito Jairo Jorge sancionou as leis 5.580 e 5.581, que instituem o novo Plano de Carreira dos Profissionais da Educação e dos Agentes de Apoio à Educação Infantil. Os efeitos econômicos do Plano serão retroativos ao dia 1º de janeiro deste ano. A construção do novo Plano ocorreu com a participação dos profissionais da Educação. No total, foram feitos 46 debates, com a participação de 1.100 educadores.

Foto: Ireno Jardim
2) O poder público municipal disponibiliza os kits de uniforme escolar para os estudantes da rede municipal, do 1º a 8º ano, e de material escolar para os alunos do 1º ao 5º ano. Os uniformes foram entregues pela primeira vez em 2010, em uma iniciativa inédita que contou com a participação de toda a comunidade escolar desde o início do processo. As ações permitem maior segurança aos estudantes e menor custo aos pais para manterem os filhos na escola.


3) Está em obras, desde maio de 2009, na rua Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870, no bairro Igara, o Instituto Federal de Educação – campus Canoas. O investimento na unidade gira em torno de R$ 5 milhões, sendo R$ 3,9 milhões para construção e o restante para aquisição de equipamentos. O projeto prevê uma área construída de 3.490 m², com seis prédios, divididos em administrativo, miniauditórios, salas de aula, laboratórios e área de convivência. O local poderá abrigar 2,5 mil alunos, entre estudantes do ensino médio e superior.


"Gostaria que a cidade oferecesse desconto nas passagens ou um transporte mais barato para os estudantes que moram em Nova Santa Rita, mas estudam em Canoas".

Cidadã: Liliane de Oliveira da Silva
Idade: 28 anos
Profissão: vendedora

O QUE EM DOIS ANOS A PREFEITURA JÁ FEZ PELO TRANSPORTE:

1) Canoas já conta com novos abrigos de ônibus instalados na cidade. A proposta tem como objetivo beneficiar o máximo de usuários. Já receberam a melhorias os bairros Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Guajuviras e na a avenida Getúlio Vargas. A previsão é continuar o projeto neste ano e em 2012, quando todos os abrigos serão repostos.

Foto: Ireno Jardim


2) Em Canoas, o cidadão pode, dentro do intervalo de uma hora e trinta minutos, embarcar no ônibus urbano e após no metropolitano pagando somente a diferença entre as tarifas, valendo no sentindo inverso também. A Integração Metropolitana está em funcionamento no município desde dezembro de 2010.


 
Daiane Poitevin e Priscilla Freitas

E você, o que quer para o nosso município? Participe! Envie sua sugestão para com.congressocidade@gmail.com

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pré-estratégia do Congresso

Oi pessoal!

Segue a apresentação da pré-estratégia da cidade de Canoas, exibida nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade. As lâminas serão postadas no formato jpg.












segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Canoenses nos Seminários Temáticos

Os números confirmam a representatividade do povo canoense nas atividades do I Congresso da Cidade. Neste final de semana, durante os Seminários Temáticos, mais de 400 pessoas estavam inscritas e 267 delegados foram eleitos.

Veja nas fotos abaixo a participação do público no evento, realizado na Ulbra.


Amanda Utzig Zulke

sábado, 4 de dezembro de 2010

Seminário elege os delegados do I Congresso


A participação dos canoenses no processo de construção do futuro da cidade se efetivou durante o segundo dia de Seminários Temáticos. Isso porque, mais do que participar dos debates, a população se mostrou realmente interessada em planejar junto ao poder público os próximos anos de Canoas. No total, 267 delegados foram eleitos para fiscalizar e acompanhar todo o processo do I Congresso da Cidade. Destes, 158 são delegados natos e 109 novos, que se inscreveram durante o seminário.

“Que esta seja uma cultura da cidade, pois expressa a vontade dos cidadãos; que nossos filhos e netos dêem sequência”, convidou Jairo. Conforme ele, muitas vezes Canoas fracassou pela ausência de unidade e acabou sendo dividida. Agora é a oportunidade de buscar e consolidar uma estratégia construída coletivamente, democraticamente. “Queremos uma estratégia feita por milhares de mãos, mentes e corações. Demos hoje um passo vigoroso, com todos vocês damos forma ao projeto de Canoas”, concluiu o prefeito.

Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke

Painelistas enriquecem estratégias para a Canoas de amanhã no segundo dia de Seminários do Congresso

Mais um instrumento de participação popular está estabelecido na cidade de Canoas. O segundo dia de Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade, realizado neste sábado na Ulbra, deu mais uma demonstração do protagonismo dos cidadãos canoenses na configuração da cidade em que vivem. Cerca de 420 inscritos participaram das discussões da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas, que iniciaram na noite desta sexta-feira, 03 e prosseguiram neste sábado.
Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, de secretários e dos painelistas do dia, André Carvalho, Walter Doell e José Carlos Xavier, o encontro iniciou com a apresentação da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas. Sugestões, contribuições e alternativas para o progresso do município foram compiladas no documento, apresentado pelo sócio-diretor da Agência Futuro, Gustavo Grisa.
 


O primeiro painelista, André Carvalho, cumprimentou o prefeito pela iniciativa de planejar o futuro da cidade, que definiu como brilhante. Conforme o presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, cidadania tem um conceito muito amplo e, ao mesmo tempo, muito específico. Para ele, é a forte vinculação com a questão da sociedade civil organizada, de forma que possa se disciplinar os direitos e deveres da população. Carvalho falou do papel do terceiro setor, ou seja, da sociedade civil organizada, no desenvolvimento das cidades e falou da importância do cidadão conhecer os seus direitos. “Existe falta de conhecimento das questões legais, e para poder exercer os direitos, o cidadão precisa conhecê-los”, disse.

Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke

Seminários do I Congresso da Cidade começam com grande público

Com o auditório do prédio 1 da Ulbra lotado, os Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade tiveram início nesta sexta-feira. Movidos pela vontade de pensar os próximos anos de Canoas, estudantes, moradores, lideranças comunitárias, integrantes de entidades e gestores municipais reuniram-se no evento que prossegue no sábado, com painéis, discussões e eleição de delegados. Além do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo e do secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, compuseram a mesa de abertura o ex-governador Olívio Dutra, o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Cesar Mossini, e o pró-reitor de Extensão da Ulbra, Ricardo Rieth.

Para o prefeito Jairo Jorge, hoje foi o primeiro grande passo do Congresso da Cidade. Homenageando a população canoense, Jairo ressaltou o lado guerreiro de quem nasceu ou vive no município. “Povo trabalhador, gente de luta e garra, que busca no presente resgatar o passado e construir o futuro”, adjetivou o prefeito. De acordo com ele, uma cidade é feita de sonhos, que se transformam em ideias e que, finalmente, se convertem em palavras. “Queremos mais, voar, ganhar asas; construir o progresso e qualidade de vida. Queremos materializar nossos sonhos em ideias”, instigou o prefeito, que colocou o Congresso como momento de construir, conjuntamente, “a cidade do amanhã e o amanhã da cidade”.

Palestrantes invocam a integração para o crescimento das cidades

Os dois painelistas da noite, Olívio Dutra, ex-governador e ex-ministro das Cidades, e Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, entraram em consenso quando tocaram na questão de crescimento e evolução das cidades. Para ambos, a participação e integração de poder público e população é um dos caminhos para o futuro dos municípios. Olívio, que destacou o lado “político” de cada cidadão, reverenciou os processos de participação popular implantados na atual administração de Canoas. “Para ser político, não precisa necessariamente ter um cargo político e nem ser cabo eleitoral de um ou de outro candidato; ser político é expressar a sua vontade de conviver na comunidade e de construir junto aos outros o espaço de vivência”, opinou.
Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Seminários tematicos começam hoje

Canoas esta sendo planejada para os próximos 10 anos. Os Semários Temáticos do Congresso da Cidade começam hoje ás 18h e 30min.  A abertura do seminário será feita pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Logo em seguida, o ex-governador do estado, Olívio Dutra, fará a palestra: O Congresso da Cidade e a Participação da Sociedade no Futuro das Cidades. Após, acontece a fala do secretario de Relações Institucionais, Mario Cardoso que abordará questões pertinentes ao processo do Congresso da Cidade, que acontecerá em abril de 2010. Na sequência, a Agência do Futuro, explicará a Pré-estratégia da Cidade de Canoas para 2011-2021. O Painel Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras nas Cidades, será ministrada pelo especialista no assunto, Orlando Lima. Logo após, será hora do debate do tema exposto, com perguntas e respostas. Às 9h e 30min será o encerramento das atividades do primeiro dia.


E ai, você vai ao seminário, ajudar a pensar na sua cidade nos próximos 10 anos?


Confira a programação do dia 04, sábado no site da prefeitura:
Prefeitura de Canoas


Cecília Medeiros

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Coletiva com a impresa local sobre o Congresso da Cidade

O secretário de Relações Institucionais concedeu entrevista a imprensa local no dia 01/12, onde apresentou em detalhes a  evolução das etapas do I Congresso da Cidade de Canoas.

A partir de amanhã dia 03/12 todos cidadãos canoenses estão convidados a conhecerem as estratégias tratadas nas reuniões. Estas foram compiladas pela Comissão Organizadora durante os Seminários Temáticos. A programação inicia na sexta-feira, às 18h30, com abertura do prefeito Jairo Jorge. Após, o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra abre os painéis falando sobre “O Congresso da Cidade e a Participação da Sociedade no Futuro das Cidades”. Na parte da noite, acontece a explanação da pré-estratégia da Cidade de Canoas com a Agência Futuro e o painel Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras nas Cidades, com palestra de Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos.

Durante o sábado, 04/12, a partir das 9h, terão prosseguimento os painéis, divididos nos três eixos temáticos. Às 9h10, André Carvalho, especialista em Cidadania e Terceiro Setor e presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, ministra palestra sobre o eixo Cidadania, tendo como mediador o secretário de Educação Paulo Ritter. Walter Doell, gerente executivo do Tecnosinos, palestra sobre o tema Desenvolvimento, com a mediação do secretário de Meio Ambiente Celso Barônio, às 10h. O último painel temático, sobre Infraestrutura, tem mediação do secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, com o convidado José Carlos Xavier, coordenador nacional do projeto Pensar o Brasil, às 10h50.

Durante a entrevista, Mário Cardoso falou que o ambiente na cidade é favorável à mudanças e que a participação da população canoense é fundamental. “Estamos apostando muito neste processo, que nos orgulha poder coordenar”, disse o secretário, que ainda frisou que o Congresso não produz um programa de governo, pertence aos cidadãos canoenses. Para Cardoso, uma cidade que não planeja seu futuro é uma cidade sem perspectiva. Para acompanhar e fiscalizar as ações estratégicas definidas com o Congresso da Cidade serão eleitos delegados em cinco oportunidades: durante a realização dos Seminários Temáticos, neste final de semana, e nas quatro plenárias regionais, marcadas para março de 2011.


Cecília Medeiros

Canoas planeja o futuro

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade(ULBRA) e dois centros universitários (Unilasalle e Uniritter).

Preocupado com o futuro de Canoas, foi que  a gestão atual do município  de Canoas criou oportunidades para a população participar do planejamento da cidade para os próximos 10 anos. O I Congreso da Cidade dará voz e vez a você cidadão canoense, de dizer  o que deseja para a sua cidade. O município com o segundo maior PIB do Estado quer saber o que você quer para a sua cidade.

Participe! Começa amanhã, dia 03/12 ás 18h e 30min, na Ulbra Canoas, os Seminários temáticos para o I Congresso da Cidade, e continua no sábado dia 04/12 a  partir ás 9h da manhã. Qual será sua contribuição para o futuro de sua Cidade?

Cecília Medeiros

Bibo Nunes entrevista Mário Cardoso sobre o Congresso da Cidade

Confira a entrevista com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, concedeu dia 22/11 ao programa  Bibo Nunes Show, na Ulbra TV, sobre o I Congresso da Cidade de Canoas.


Cecília Medeiros

Transversalidade está presente nos temas estratégicos do I Congresso da Cidade

Foi com uma série de reuniões e encontros preparatórios que formou-se a pré-estratégia que será apresentada nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade de Canoas. O acúmulo de propostas para os próximos dez anos do município reúne colaborações levantadas por moradores, integrantes de entidades e poder público.
Entre os três eixos temáticos eleitos para pensar o Congresso, Desenvolvimento, Cidadania e Infraestrutura, foram apontados temas estratégicos, tendo como marca a transversalidade. Desenvolvimento Sustentável, Atividade Econômica, Promoção e Capital Humano estão dentro do macrotema Desenvolvimento; Desenvolvimento Social, Identidade & Imagem e Serviços & Políticas Públicas integram o eixo Cidadania; Mobilidade Urbana, Integração Territorial e Infraestrutura Urbana são aspectos trabalhados dentro do tema Infraestrutura.
A pré-estratégia será apresentada e amplamente discutida durante os Seminários Temáticos deste final de semana, sendo validada nas diversas reuniões e nas plenárias regionais, marcadas para o início do ano que vem. A versão final de estratégia para os próximos anos de Canoas será aprovada no I Congresso da Cidade, em abril de 2011. Para isso, é importante a participação do maior número de pessoas na construção de uma estratégia de cidade para todos.

::. Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade
03/12 (sexta-feira) - 18h30
04/12 (sábado) - 9h
Auditório do Prédio 1 da ULBRA

Amanda Utzig Zulke