sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

“Caminhar para frente, projetar um futuro melhor para o município”

PERSONALIDADE – Escritora e presidente da Casa do Poeta

Maria Santos Rigo
74 anos
Canoense por opção

Blog Congresso da Cidade - Você é natural de Canoas? Se não, onde você nasceu e quando veio para Canoas e porque?
Maria Santos Rigo – Sou natural de Triunfo. Faz 57 anos que moro em Canoas. Casei e vim para Canoas.

Blog - O que mudou em Canoas nos últimos dois anos?
Maria - As praças estão mais bonitas e conservadas. A criação das bibliotecas comunitárias, a abertura da literatura para a comunidade.

Blog - O que mais lhe chama a atenção na cidade?
Maria - As praças limpas. O entendimento com a Secretaria Municipal da Cultura e os projetos na área da literatura.

Blog - O que mais gosta na cidade?
Maria – Gosto da Vila Mimosa, onde iniciou meu trabalho de literatura. Destaco o Instituto Pestalozzi, pelo trabalho que há anos é realizado na instituição. Pela atual administração posso destacar os projetos: Caravana Cultural, que movimenta as pessoas e dá oportunidade aos artistas de Canoas. O Prefeitura na Rua, que viabiliza o encontro da comunidade com o prefeito (Jairo Jorge).

Blog - O que você espera para Canoas nos próximos 10 anos?
Maria - Muitas coisas boas. Esperança é a palavra. O começo é agora, mas espero resultados positivos, inclusive dentro da cultura, da literatura. Caminhar para frente, projetar um futuro melhor para o município.

Priscilla Freitas

PERSONAGENS CANOENSES

Personagens são aquelas figuras que marcam na história de um município. Basta você falar neles, que todo mundo conhece ou já ouviu falar. Em Canoas, uma destas pessoas é o jornalista e escritor Antônio Canabarro Tróis Filho, o Tonito. A figura é sempre vista circulando pelas ruas da cidade, com seu famoso chapeuzinho e sua pasta embaixo do braço. Dentro dela, muitos papéis, textos, artigos, matérias. Tonito é um jornalista das antigas, daqueles que ainda escreve seus textos na máquina de escrever e que, diariamente, luta pelo reconhecimento do bom profissional.


Antônio Canabarro
Tróis Filho, o Tonito

PERSONAGEM – Antônio Canabarro Tróis Filho, o Tonito

Antônio Canabarro Tróis Filho nasceu em São Francisco de Assis, no dia 8 de setembro de 1941. Chegou a Canoas depois de passar uns anos em Triunfo. O pai dele, funcionário público federal, veio transferido para cá. “Eu, ainda sem asas para voar sozinho, vim com ele, mãe e irmãos”, recorda. Desde que veio para o município, Tonito acha que muita coisa não mudou. “Difícil medir o quanto mudou, mas ainda não mudou o necessário e o governo deve multiplicar-se em esforços”. O jornalista deseja que a Prefeitura consiga enfrentar os
problemas com força e competência. “Basicamente no campo da cultura, a base da civilização”, sintetizou.

Daiane Poitevin e Priscilla Freitas

PLENÁRIAS - Marque na sua agenda!

Preparação: Seminários Temáticos, realizados em dezembro
passado na Ulbra, definiram a pré-estratégia para o evento


As plenárias que irão preparar o 1º Congresso da Cidade já tem datas e locais definidos. Agora, você deve se agendar para poder participar desta oportunidade de pensar Canoas para os próximos dez anos. A atividae é um passo decisivo para tornar o município mais inovador, próspero, integrado, sustentável e, principalmente, mais humano. O 1º Congresso das Cidades ocorrerá entre os dias 14 e 15 de abril deste ano.

DATAS:

Região Sudoeste
Dia: 28 de março
Local: CTG Piazitos do Sul (rua Cairu, bairro Rio Branco)
Hora: 18h30

Região Sudeste
Dia: 29 de março
Local: Salão ao lado do Grêmio Niterói (rua Marechal Rondon, bairro Niterói)
Horário: 18h30

Região Nordeste
Dia: 30 de março
Local: Liga Canoense de Futebol (avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha)
Horário: 18h30

Região Noroeste
Dia: 31 de março
Local: EMEF Tiago Würth (avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho)
Horário: 18h30

Daiane Poitevin

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"A melhor coisa é o comprometimento da população com o poder público"

Canoas não é feita só de obras, projetos, ações, mas também de pessoas, sejam elas autoridades, personalidades conhecidas, personagens que chamam a atenção ou cidadãos comuns. Por isso, o blog Congresso da Cidade está fazendo uma série de entrevistas com canoenses, nascidos aqui ou que adotaram a cidade por opção. Neste espaço, você verá por que, para eles, Canoas é tão importante.

PERSONALIDADE - Presidente da Uamca


José Alvarez Rocha
58 anos
Canoense por opção

Blog Congresso da Cidade - Onde você nasceu?
José Alvarez Rocha - Em Estrela. Moro em Canoas há 54 anos. A família mudou-se para Canoas por causa do trabalho.

Blog - O que mudou na cidade nos últimos dois anos?
Rocha - Canoas vive um novo momento: de esperança, participação, onde a comunidade tem oportunidade de participar. A Prefeitura apresenta projetos claros e transparentes.  Entre os projetos posso citar as Audiências Públicas, onde o prefeito escuta as pessoas, suas necessidades; o Prefeitura na Rua, que não dá só oportunidade da população conhecer o prefeito Jairo Jorge e os secretários, mas em conjunto tenta construir uma forma de melhorar cada bairro; o Orçamento Participativo, que além de prever melhorias, é uma forma melhor de organizar a escolha das prioridades que cada bairro necessita. Enfim, são vários projetos do prefeito que viabilizam em conjunto com a comunidade a construção de uma cidade com mais qualidade de vida. A cidade mais limpa, as pessoas se importam não só de cuidar das suas casas, mas do bairro, do município. É um momento único para tudo, da população saber o que é a importância da participação popular.

Blog - Como você percebe o Congresso da Cidade?
Rocha - O Congresso da Cidade busca o futuro não só da cidade, mas de cada um de nós. É uma vida em Canoas: busca das necessidades, da solidariedade.

Blog - O que mais lhe chama a atenção na cidade?
Rocha - A vontade que o povo de Canoas tem em buscar a construção de uma cidade melhor para se viver. Poderia citar também várias coisas materiais ou serviços que tiveram uma grande evolução, como a segurança e o transporte. Hoje temos a sensação de segurança. O embelezamento da cidade também é um ponto forte. Mas o mais importante é o trabalho realizado pela comunidade em conjunto com a Prefeitura.  A melhor coisa é o comprometimento da população com o poder público.

Blog - O que você espera para Canoas nos próximos 10 anos?
Rocha - Mais empregos, transporte moderno, trabalho na saúde muito maior, uma cidade moderna. Mais comprometimento das pessoas com a cidade. Povo mais harmonioso, qualidade de vida ainda melhor. Mais evolução na segurança, poder sair de casa sem se preocupar com a violência, baixar as cercas e muros, poder sentar na frente da casa e conhecer o vizinho do lado.

Priscilla Freitas e Daiane Poitevin

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Falta 57 dias para o Congresso da Cidade. Agende-se para as plenárias!

Entre os dias 14 e 15 de abril Canoas estará realizando evento que pretende planejar o município para os próximos dez anos. O Congresso da Cidade tem como objetivo planejar Canoas, a fim de melhorar a qualidade de vida dos canoenses, observando o crescimento do número de habitantes até 2021. Antes disso, entre os dias 28 e 31 de março, se iniciam as plenárias regionais, que serão preparatórias para o congresso.

Em breve, o calendário das plenárias, com os locais.

Daiane Poitevin

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Meu lugar preferido em Canoas é...

"O Parcão. Lá é o lugar que eu mais gosto de estar. O espaço é amplo, aberto e muito bom para levar as crianças".

Quem disse isso? Dagmar Menezes da Silva - 38 anos - atendente de restaurante

Foto: César Barbosa
Localizado no bairro Fátima, com extensão de 283.805 metros quadrados, o Parque Esportivo Eduardo Gomes, o Parção, como foi carinhosamente apelidado, oferece estrutura para esporte e lazer e abriga eventos de grande porte, que atraem milhares de pessoas. O local conta também com uma pista de Motocross para competições de níveis estadual e nacional, o Sambódromo, onde ocorrem os desfiles de Carnaval e o Parque dos Rodeios, com galpões utilizados pelos CTGs.Dispõe, ainda, de três campos de futebol oficial, quatro quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, um campo de futebol sete, uma pracinha infantil, cancha de bocha e pista de caminhada. Funcionam no local o programa Atleta Cidadão do Futuro, com aulas de futsal e atletismo e o programa de Lazer Atividade Física e Saúde, com aulas de ginástica para adultos e idosos, caminhada orientada e aulas de ritmos.


"Gosto muito do Canoas Shopping. Não moro aqui, mas trabalho aqui".

Quem disse isso? Adair Santos da Silveira - 55 anos - vendedor de pipoca


Inaugurado em 29 de abril de 1998, o Canoas Shopping possui uma área bruta construída de 68 mil metros quadrados, incluindo o edifício-garagem com quatro pavimentos, e um mix de mais de 170 lojas, atualmente. Com um fluxo médio mensal de 860 mil pessoas, o empreendimento é o principal centro de compras, lazer, estudos e serviços da região metropolitana de Porto Alegre. Seu recém inaugurado edifício-garagem possui mais de mil vagas cobertas disponíveis para um público vindo principalmente do próprio município de Canoas, mas também de cidades vizinhas e da capital. Gera 1,8 mil empregos, auxiliando a Prefeitura no desenvolvimento do município.

Daiane Poitevin e Priscilla Freitas

Você também pode participar. Mande seu depoimento para com.congressocidade@gmail.com.

O que eu quero para minha Canoas?

"O prefeito Jairo Jorge está fazendo nuitas coisas pela nossa cidade. Um exemplo são as escolas de turno integral. Investimento em educação é fundamental, pois ela é o futuro do país. Espero que no futuro Canoas tenha escolas profissionalizantes gratuitas ou com valor mais baixo, para que as pessoas sem condições de pagar tenham maior qualificação. Que essas escolas também já encaminhem os estudantes para o mercado de trabalho".

Cidadã: Gisele Oliveira dos Santos
Idade: 31 anos
Profissão: Segurança

O QUE EM 2 ANOS A PREFEITURA JÁ FEZ PELA EDUCAÇÃO:

1) No dia 11 de janeiro de 2011 o prefeito Jairo Jorge sancionou as leis 5.580 e 5.581, que instituem o novo Plano de Carreira dos Profissionais da Educação e dos Agentes de Apoio à Educação Infantil. Os efeitos econômicos do Plano serão retroativos ao dia 1º de janeiro deste ano. A construção do novo Plano ocorreu com a participação dos profissionais da Educação. No total, foram feitos 46 debates, com a participação de 1.100 educadores.

Foto: Ireno Jardim
2) O poder público municipal disponibiliza os kits de uniforme escolar para os estudantes da rede municipal, do 1º a 8º ano, e de material escolar para os alunos do 1º ao 5º ano. Os uniformes foram entregues pela primeira vez em 2010, em uma iniciativa inédita que contou com a participação de toda a comunidade escolar desde o início do processo. As ações permitem maior segurança aos estudantes e menor custo aos pais para manterem os filhos na escola.


3) Está em obras, desde maio de 2009, na rua Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870, no bairro Igara, o Instituto Federal de Educação – campus Canoas. O investimento na unidade gira em torno de R$ 5 milhões, sendo R$ 3,9 milhões para construção e o restante para aquisição de equipamentos. O projeto prevê uma área construída de 3.490 m², com seis prédios, divididos em administrativo, miniauditórios, salas de aula, laboratórios e área de convivência. O local poderá abrigar 2,5 mil alunos, entre estudantes do ensino médio e superior.


"Gostaria que a cidade oferecesse desconto nas passagens ou um transporte mais barato para os estudantes que moram em Nova Santa Rita, mas estudam em Canoas".

Cidadã: Liliane de Oliveira da Silva
Idade: 28 anos
Profissão: vendedora

O QUE EM DOIS ANOS A PREFEITURA JÁ FEZ PELO TRANSPORTE:

1) Canoas já conta com novos abrigos de ônibus instalados na cidade. A proposta tem como objetivo beneficiar o máximo de usuários. Já receberam a melhorias os bairros Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Guajuviras e na a avenida Getúlio Vargas. A previsão é continuar o projeto neste ano e em 2012, quando todos os abrigos serão repostos.

Foto: Ireno Jardim


2) Em Canoas, o cidadão pode, dentro do intervalo de uma hora e trinta minutos, embarcar no ônibus urbano e após no metropolitano pagando somente a diferença entre as tarifas, valendo no sentindo inverso também. A Integração Metropolitana está em funcionamento no município desde dezembro de 2010.


 
Daiane Poitevin e Priscilla Freitas

E você, o que quer para o nosso município? Participe! Envie sua sugestão para com.congressocidade@gmail.com

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pré-estratégia do Congresso

Oi pessoal!

Segue a apresentação da pré-estratégia da cidade de Canoas, exibida nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade. As lâminas serão postadas no formato jpg.












segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Canoenses nos Seminários Temáticos

Os números confirmam a representatividade do povo canoense nas atividades do I Congresso da Cidade. Neste final de semana, durante os Seminários Temáticos, mais de 400 pessoas estavam inscritas e 267 delegados foram eleitos.

Veja nas fotos abaixo a participação do público no evento, realizado na Ulbra.


Amanda Utzig Zulke

sábado, 4 de dezembro de 2010

Seminário elege os delegados do I Congresso


A participação dos canoenses no processo de construção do futuro da cidade se efetivou durante o segundo dia de Seminários Temáticos. Isso porque, mais do que participar dos debates, a população se mostrou realmente interessada em planejar junto ao poder público os próximos anos de Canoas. No total, 267 delegados foram eleitos para fiscalizar e acompanhar todo o processo do I Congresso da Cidade. Destes, 158 são delegados natos e 109 novos, que se inscreveram durante o seminário.

“Que esta seja uma cultura da cidade, pois expressa a vontade dos cidadãos; que nossos filhos e netos dêem sequência”, convidou Jairo. Conforme ele, muitas vezes Canoas fracassou pela ausência de unidade e acabou sendo dividida. Agora é a oportunidade de buscar e consolidar uma estratégia construída coletivamente, democraticamente. “Queremos uma estratégia feita por milhares de mãos, mentes e corações. Demos hoje um passo vigoroso, com todos vocês damos forma ao projeto de Canoas”, concluiu o prefeito.

Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke

Painelistas enriquecem estratégias para a Canoas de amanhã no segundo dia de Seminários do Congresso

Mais um instrumento de participação popular está estabelecido na cidade de Canoas. O segundo dia de Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade, realizado neste sábado na Ulbra, deu mais uma demonstração do protagonismo dos cidadãos canoenses na configuração da cidade em que vivem. Cerca de 420 inscritos participaram das discussões da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas, que iniciaram na noite desta sexta-feira, 03 e prosseguiram neste sábado.
Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, de secretários e dos painelistas do dia, André Carvalho, Walter Doell e José Carlos Xavier, o encontro iniciou com a apresentação da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas. Sugestões, contribuições e alternativas para o progresso do município foram compiladas no documento, apresentado pelo sócio-diretor da Agência Futuro, Gustavo Grisa.
 


O primeiro painelista, André Carvalho, cumprimentou o prefeito pela iniciativa de planejar o futuro da cidade, que definiu como brilhante. Conforme o presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, cidadania tem um conceito muito amplo e, ao mesmo tempo, muito específico. Para ele, é a forte vinculação com a questão da sociedade civil organizada, de forma que possa se disciplinar os direitos e deveres da população. Carvalho falou do papel do terceiro setor, ou seja, da sociedade civil organizada, no desenvolvimento das cidades e falou da importância do cidadão conhecer os seus direitos. “Existe falta de conhecimento das questões legais, e para poder exercer os direitos, o cidadão precisa conhecê-los”, disse.

Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke

Seminários do I Congresso da Cidade começam com grande público

Com o auditório do prédio 1 da Ulbra lotado, os Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade tiveram início nesta sexta-feira. Movidos pela vontade de pensar os próximos anos de Canoas, estudantes, moradores, lideranças comunitárias, integrantes de entidades e gestores municipais reuniram-se no evento que prossegue no sábado, com painéis, discussões e eleição de delegados. Além do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo e do secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, compuseram a mesa de abertura o ex-governador Olívio Dutra, o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Cesar Mossini, e o pró-reitor de Extensão da Ulbra, Ricardo Rieth.

Para o prefeito Jairo Jorge, hoje foi o primeiro grande passo do Congresso da Cidade. Homenageando a população canoense, Jairo ressaltou o lado guerreiro de quem nasceu ou vive no município. “Povo trabalhador, gente de luta e garra, que busca no presente resgatar o passado e construir o futuro”, adjetivou o prefeito. De acordo com ele, uma cidade é feita de sonhos, que se transformam em ideias e que, finalmente, se convertem em palavras. “Queremos mais, voar, ganhar asas; construir o progresso e qualidade de vida. Queremos materializar nossos sonhos em ideias”, instigou o prefeito, que colocou o Congresso como momento de construir, conjuntamente, “a cidade do amanhã e o amanhã da cidade”.

Palestrantes invocam a integração para o crescimento das cidades

Os dois painelistas da noite, Olívio Dutra, ex-governador e ex-ministro das Cidades, e Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, entraram em consenso quando tocaram na questão de crescimento e evolução das cidades. Para ambos, a participação e integração de poder público e população é um dos caminhos para o futuro dos municípios. Olívio, que destacou o lado “político” de cada cidadão, reverenciou os processos de participação popular implantados na atual administração de Canoas. “Para ser político, não precisa necessariamente ter um cargo político e nem ser cabo eleitoral de um ou de outro candidato; ser político é expressar a sua vontade de conviver na comunidade e de construir junto aos outros o espaço de vivência”, opinou.
Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke