terça-feira, 22 de março de 2011

Hangar já está aberto à comunidade, no Calçadão

Foto: Ireno Jardim

O Hangar 2021 foi aberto ao público na manhã de hoje, logo após café da manhã para a imprensa, com a presença da prefeita em exercício, Beth Colombo, e do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso. No espaço montado no Calçadão da cidade, as pessoas poderão conferir as redações dos estudantes do 8º ano da rede municipal sobre o que esperam para o futuro do município, aviões dos alunos do 4º ano e participar de debates sobre Infraestrutura, Desenvolvimento e Cidadania. A atividade faz parte das ações do 1º Congresso da Cidade, que será realizado nos dias 14 e 15 de abril.

Os encontros se iniciam às 17 horas e são abertos ao público. O primeiro será hoje com a presença do vice-presidente de Planejamento e Governança da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Márcio Luis Miorelli, e dos representantes da AES Sul, Júlio Eloi Hofer, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Cláudio Fernandes e da Metroplan, Nivea Oppermann.

A prefeita em exercício deu início à coletiva, saudando os representantes dos veículos Rádio CSFM, Rádio Real, Mais Canoas, Diário de Canoas, Correio de Notícias, Rádio Guaíba, Voz Nativa, Jornal da Cidade e Rádio Fátima. Ela salientou que as atividades do 1º Congresso da Cidade demonstram a vontade da Prefeitura e da população de discutir o futuro. “É uma oportunidade para tornarmos nossa cidade mais integrada e muito melhor para todos”.

Segundo o secretário Mário, o processo de desenvolvimento do 1º Congresso da Cidade já dura 11 meses, desde o lançamento no dia 14 de abril de 2010. Ainda de acordo com ele, foi nesta mesma data, em 1874, que se iniciou o povoamento de Canoas. “Para planejar o futuro, temos que reconhecer nosso passado”. Ele destacou ainda a função do Hangar e as datas das plenárias regionais, que acontecerão de 28 a 31 deste mês.

SAIBA MAIS:

O que é? Hangar 2021
Onde está? No Calçadão de Canoas
Quanto tempo ficará? Dias 22, 23 e 24 de março
O que tem lá? Debates sobre infraestrutura, Desenvolvimento e Cidadania

Daiane Poitevin




segunda-feira, 21 de março de 2011

1º Congresso da Cidade ilustra embalagem de pãozinho

Nada melhor que um pãozinho quentinho certo? Foi pensando nisso que a Prefeitura distribuiu em dezenas de padarias da cidade embalagens de pão com a logotipia do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril. Desta forma, além de conservar o alimento quentinho, o cidadão canoense fica sabendo da atividade.

A proprietária de uma padaria no bairro Mathias Velho, Sílvia Claudete Soares Marques, 34 anos, elogiou a ideia. “Achei a iniciativa maravilhosa. As pessoas estão gostando”, destacou. Confira a lista de padarias que oferecem a embalagem e vá lá pegar a sua.

PADARIAS:

Padaria Oasis
Avenida Boqueirão, 3357, Bairro Estância Velha

Padaria do Mário
Rua 3, 574, Loja 8, Bairro Guajuviras

Padaria Dona Laura
Quadra Área Verde, 12, Bairro Guajuviras

Padaria Santanna
Rua Domingos Martins, 900, Bairro Centro

Padaria Vitória
Rua Tamoio, 1278, Bairro Niterói

Padaria e Confeitaria Delícias do Trigo
Praça Tiradentes, 270, Bairro Rio Branco

Comércio de Gêneros Alimentícios Grisa
Rua Saldanha da Gama, 720, Bairro Harmonia

Padaria Araguaia
Rua Araguaia, 470, Bairro Igara

Padaria e Confeitaria Água na Boca
Rua Bolívia, 789, Bairro São Luis

Padaria Doce Pão
Rua Santos Ferreira, 127, Bairro Marechal Rondon

A.S. Pereira
Quadra J, 4A, 16, Bairro Guajuviras

M.S.K Comércio e Indústria de Produtos Alimentícios
Rua Pinhal, 33, Bairro Estância Velha

Padaria Belém
Avenida Rio Grande do Sul, 5385, Bairro Mathias Velho

Padaria Dois Pinheiros
Avenida Rio Grande do Sul, 1520, Bairro Mathias Velho

Padaria Pão de Mel
Avenida Rio Grande do Sul, 590, Bairro Mathias Velho

Padaria e Confeitaria D´Talianni
Rua Fernando Ferrari, 1374, Bairro Niterói

Padaria Skina
Rua Augusto Severo, 430, Bairro Nossa Senhora das Graças

Cia do Pão
Rua Barbosa, 360, Bairro Fátima

Padaria Jardim América
Rua Edgar Fritz Muller, 212, Bairro Rio Branco

Padaria Souza
Rua Dr. Barcelos, 1001, Bairro Centro

Padaria Colonial
Rua Júlio de Castilhos, 660, Bairro Niterói

Padaria e Confeitaria Delícia de Sabor
Rua Itália, 820, Bairro Niterói

Padaria e Confeitaria Doce Sabore
Estrada do Nazário, 2.500, Bairro Estância Velha

Padaria Bom Dia
Avenida 17 de Abril, 417, Bairro Guajuviras

Padaria do Chico
Rua São Nicolau, 22, Bairro Estância Velha

Padara Multi Sabor
Rua Caçapava, 41, Bairro Mathias Velho

Padaria Pão da Vida
Rua Capão da Canoa, 480, Bairro Jardim Atlântico

Ailton da Silva JR
Avenida Florianópolis, 3795, Bairro Mathias Velho

Padaria do Paulista
Rua Venâncio Aires, 480, Bairro Niterói

Padaria São Pedro
Rua João Marques, 296, Vila João de Barro

Daiane Poitevin 


Foto: Priscilla Freitas



 

domingo, 20 de março de 2011

Último dia do "Portal do Futuro"

As aeromoças
estão a sua espera!

Quem ainda não gravou seu depoimento no "Portal do Futuro" só tem mais hoje para aproveitar. O Box Itinerante está a espera dos canoenses no estacionamento aberto do Canoas Shopping. Para gravar, basta responder a pergunta "Como deve ser Canoas daqui a 10 anos"? Os depoimentos serão veiculados entre os dias 22 e 24 de março, no Hangar 2021, que está sendo montado no Calçadão de Canoas. Aproveite!!!

Daiane Poitevin

Hangar está sendo construído no Calçadão

Você sabe o que é um Hangar? É um galpão muito grande no aeroporto onde ficam estacionadas as aeronaves para manutenção e preparação para o voo. E você sabia que ali no Calçadão de Canoas está sendo montado um Hangar para serem veiculadas as gravações das pessoas que participaram do Box Itinerante ou Caixa do Futuro?

Pois é, a partir desta terça-feira, dia 22, as pessoas que circularem pela principal rua do Centro da cidade vão poder conferir o Hangar e tudo o que ele oferece. É um espaço de informação sobre o 1º Congresso da Cidade e o próprio município. Lá terá infografia dos bairros,  cartões postais e debates que a Secretaria Municipal de Relações Institucionais está organizando.

Prepare-se! Por enquanto veja algumas fotos da montagrem da estrutura!!!


Na sexta-feira, a estrutura metálica
já estava de pé. Foto: Paula Vinhas
No sábado, o Hangar já tomava
sua forma final. Foto: Daiane Poitevin

 
Quem passava pelo local, espiava
a novidade. Foto: Daiane Poitevin

Agora é só esperar até terça-feira,
dia 22, e conferir! Foto: Daiane Poitevin

Daiane Poitevin

sábado, 19 de março de 2011

"Canoas não será a mesma depois do Congresso da Cidade"

Foto: Ireno Jardim

No segundo dia do Seminário dos Delegados, cerca de 150 representantes da sociedade civil, que serão os porta-vozes dos moradores de Canoas no Congresso da Cidade, estiveram presentes.
Logo na abertura o secretário das Relações Institucionais Mário Cardoso, enfatizou que “Canoas não será a mesma depois do Congresso da Cidade”. Explicou que marcará a história, em razão das mudanças que certamente terão na forma de conduzir os investimentos no município.
No saguão do colégio Concórdia o coordenador de cada um dos quatro grupos de trabalho, que discutem as propostas de estratégias para o município, apresentou as idéias construídas no primeiro dia do evento.
O prefeito Jairo Jorge marcou presença e disse algumas palavras aos presentes. “Lançamos o debate do futuro de Canoas em 14 de abril do ano passado, fizemos inúmeras discussões. Agora chega o momento ímpar, em que a população junto ao governo municipal vai de fato nortear o crescimento e as ações da prefeitura.O futuro está na mão de cada um. Vocês hoje estão deixando um legado para construir Canoas do próximo decênio”.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de se manifestar para opinar e questionar as estratégias. As plenárias, em que a população também poderá se tornar um delegado e participar da construção dos projetos para os próximos dez anos, está próximo. Acontecerá de 28 a 31 de março, um dia de plenária em cada quadrante.

Taís Dal Ri

sexta-feira, 18 de março de 2011

Mário Cardoso grava seu depoimento


Foto: Ireno Jardim
O Box Itinerante recebeu uma visita ilustre na última quinta-feira, dia 17. O secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, gravou seu depoimento na “Caixa do Futuro”, que até domingo está no Canoas Shopping, à disposição dos canoenses que quiserem gravar uma resposta para a pergunta: “Como deve ser Canoas daqui a 10 anos?”

A resposta de Cardoso foi esta: "Imagino a Canoas dos nossos sonhos. Que no ano de 2021 Canoas seja mais sustentável, com mais desenvolvimento social, integrando o meio ambiente às nossas vidas. Quero uma Canoas mais humana, onde as pessoas possam exercitar a democracia participativa, decidindo as suas prioridades. Mais próspera para que a população possa projetar o futuro da nova geração, das nossas crianças e mais integrada, onde possamos quebrar as barreiras que dividem nossa cidade como a BR-116 e o metro de superfície que possamos integrar o Centro da cidade, promovendo um reordenamento”.

Vá você também gravar o seu depoimento. O material será veiculado entre os dias 22 e 24 de março, no Calçadão, em um hangar que está sendo montado no espaço.

Daiane Poitevin

 

Prefeito convida presidente da Câmara Federal a participar do Congresso

Foto: Ireno Jardim
O prefeito Jairo Jorge entregou material informativo sobre o 1º Congresso da Cidade ao presidente da Câmara de Deputados Federais, Marco Maia, que é canoense, e também o convidou para o evento, que acontecerá nos dias 14 e 15 de abril. A entrega foi feita antes da posse da secretária de Secretaria Especial de Estratégia e Inovação, Maria Eunice Wolf, no final da tarde da última quinta-feira, dia 17. Maia já havia sido informado das atividades do congresso durante visita do diretor da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Antônio Aberto dos Santos, em Brasília, há cerca de duas semanas.

Daiane Poitevin

Propostas dos delegados serão apresentadas no 2º dia de Seminário


Ontem grupos temáticos se
reuniram com os coordenadores
Hoje, a partir das 18h30, acontece o segundo dia do Seminário dos Delegados do 1º Congresso da Cidade. A atividade está ocorrendo no Colégio Luterano Concórdia, no bairro Niterói, e ontem reuniu cerca de 200 pessoas. Nesta sexta-feira, dia 18, os coordenadores dos cinco grupos temáticos (Mais Sustentável, Mais Humana, Mais Integrada, Mais Inovadora, e Mais Próspera) voltam a se encontrar no ginásio para apresentarem a proposta de estratégia da cidade 2011 - 2021 e discutirem as ações em plenária.

PROGRAMAÇÃO:

18h30 - Abertura
18h50 - Proposta de estratégia da cidade - visão geral
19h10 - Discussão das iniciativas e ações da proposta de estratégia da cidade 2011 - 2021 - em plenária
21h10 - Chamada para as plenárias rpopulares e 1º Congresso da Cidade. Encerramento.

Daiane Poitevin

quinta-feira, 17 de março de 2011

1º dia do Seminário dos Delegados tem público de aproximadamente 200 pessoas

Primeiro dia do Seminário serviu para
delegados discutirem principais ações

Discutir as iniciativas e ações das propostas de estratégia da cidade nos próximos 10 anos em grupos temáticos. Esse foi o objetivo do primeiro dia do Seminário dos Delegados, que se iniciou no final da tarde desta quinta-feira, dia 17, e segue até amanhã, dia 18, no Colégio Luterano Concórdia. A atividade faz parte da programação do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril.

Cerca de 200 delegados compareceram à escola. Na abertura, o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Seminário e do Congresso.  Ele também apresentou o calendário de atividades e salientou todas as etapas realizadas até agora. Outros assuntos abordados foram a montagem do Hangar no Calçadão, de 22 a 24 de março e as datas das plenárias populares.

O secretário lembrou que o Congresso começou a ser desenhado no dia 14 de abril de 2010 e que a data é estratégica por que neste mesmo dia, no ano de 1874, se iniciou o povoamento de Canoas, com a inauguração da estação férrea onde hoje é a Fundação Cultural.

Após, os delegados foram divididos em cinco grupos temáticos (Mais Sustentável, Mais Humana, Mais Integrada, Mais Inovadora, Mais Próspera) e, junto com os coordenadores de cada grupo foram para salas separadas, onde debateram os temas por cerca de 40 minutos. O resultado das discussões será apresentado nesta sexta-feira, no segundo e último dia de atividades do Seminário.

Daiane Poitevin

Conheça nossos Bairros

Bairro Nossa Senhora das Graças | Região Sudeste


População: 17.873 habitantes
Comércio: 441
Indústria: 4
Posto de saúde: 1

No Nossa Senhora das Graças situam-se dois órgãos muito importantes para a cidade, o Hospital Nossa Senhora das Graças e o Corpo de Bombeiros. Muito importantes também para a comunidade local são o Colégio Espirito Santo e a Igreja Nossa Senhora das Graças. Antes do nome pelo qual o bairro hoje é conhecido, era chamado  de Chacara Barreto, nome dado pelo proprietário daquelas terras.

Daiane Poitevin

Seminário dos Delegados começa hoje, no bairro Niterói

Começa hoje o Seminário dos Delegados do 1º Congresso da Cidade. A atividade será no Colégio Luterano Concórdia, no bairro Niterói, a partir das 18h30. No primeiro dia serão identificadas, em grupos, as contribuições dos delegados eleitos nos Seminários Temáticos para a Estratégia da Cidade 2011-2021. Já no dia 18 haverá a apresentação e debate, em plenária, das contribuições dos delegados eleitos nos
Seminários Temáticos.

PROGRAMAÇÃO:

17/03
18h30 - Abertura
18h50 - 19 horas - Objetivos e dinâmica do Seminário dos Delegados
19h20 - Discussão das iniciativas e ações da proposta de estratégia da Cidade 2011-2021 em cinco grupos de trabalho
21h30 - Encerramento do 1º dia

18/03


18h30 - Abertura
18h50 - Proposta de estratégia da cidade - visão geral
19h10 - Discussão em plenária das iniciativas e ações da proposta de estratégia da cidade 2011-2021
21h10 - Chamada para plenárias regionais e 1º Congresso da Cidade.

Daiane Poitevin

quarta-feira, 16 de março de 2011

Coordenação do 1º Congresso da Cidade debate próximas atividades

Foto: Daiane Poitevin


Os coordenadores do 1º Congresso da Cidade se reuniram, na manhã de hoje, para debater a programação de atividades até a data do evento, que será realizado nos dias 14 e 15 de abril. O encontro contou com a participação do secretário adjunto de Relações Institucionais, Anderson Fraga, do diretor Antônio Alberto dos Santos, e do consultor da Agência Futuro, Gustavo Grisa, e ocorreu na sede do Instituto Canoas XXI.

Em um primeiro momento, Grisa fez um breve relato das reuniões preparatórias às plenárias, que ocorreram no final de fevereiro e início de março. Segundo ele, cada quadrante do município têm prioridades e realidades distintas. “Todo este material será aprimorado para as plenárias”, afirmou.

Após, foi apresentado aos participantes uma proposta de programação para as quatro plenárias populares, que se iniciam no dia 28 e seguem até 31 de março, nos bairros Niterói, Rio Branco, Mathias Velho e Guajuviras. A ideia é que comecem às 18 horas, quando ocorre o credenciamento dos participantes e sejam concluídas às 22 horas, quando as pessoas serão convocadas a participar do 1º Congresso da Cidade. Durante estes quatro dias serão eleitos os delegados que representarão a população no Congresso.

Em seguida, o consultor falou sobre o Seminário dos Delegados, que acontece entre amanhã, dia 17 e sexta-feira, dia 18, no Colégio Luterano Concórdia (rua Capistrano de Abreu, 299, no bairro Niterói). Na oportunidade, foi destacada a programação do evento e salientado os objetivos. As propostas de estratégia da cidade 2011 – 2021 serão discutidas em cinco grupos de trabalho. São eles: Mais Sustentável, Mais Humana, Mais Integrada, Mais Inovadora e Mais Próspera.

Daiane Poitevin