sexta-feira, 25 de março de 2011

Sucesso do Hangar 2021 continua

Como já foi noticiado aqui, o sucesso do Hangar 2021, localizado no Caçadão de Canoas, só está aumentando e por isso também foi aumentado o tempo de permanência da estrutura no Centro. Era para o Hangar ser fechado no dia de hoje, mas ele permanecerá aberto até a próxima segunda-feira, dia 28, quando se iniciam as plenárias regionais do 1º Congresso da Cidade nos quadrantes. O espaço será fechado apenas no domingo, dia 27, reabrindo no início da próxima semana.

Quem ainda não esteve no local não pode deixar esta chance passar. Ali, além de ver os depoimentos dos canoenses sobre "Como deve ser Canoas nos próximos 10 anos", a pessoas poderá conferir informações importantes sobre a cidade, coletadas pela Instituto Canoas XXI, ler redações de estudantes do 8º ano da rede municipal e ver os aviões de papel produzidos pelos alunos do 4º ano.´Também estão previstas atividades culturais que ainda estão sendo fechadas junto à Secretaria Municipal de Cultura. Em breve, novidades! Não perca esta última oportunidade!!!

Daiane Poitevin

Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas é tema de debate

Secretário Mário fez a abertura do 2º dia do
Seminário no IFRS. Foto: Ireno Jardim

A realização do 1º Congresso da Cidade, nos dias 14 e 15 de abril foi bastante homenageada pelos painelistas que participaram do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Canoas, na quarta-feira, dia 23, e hoje pela manhã. A abertura da atividade nesta sexta-feira contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso.

A coordenadora do IFRS Canoas, Janete Comaru Jachetti, destacou que “é através do debate que surgem novas ideias e propostas”. Destacou também que o Seminário realizado no campus serviria de elemento para levar ao 1º Congresso da Cidade, além de despertar nos participantes o desejo de ser um dos delegados do evento municipal.

O secretário Mário contou todo o processo que está sendo desenvolvido, desde 14 de abri de 2010, para a realização do congresso em abril próximo, com a participação da comunidade canoense. Lembrou das plenárias regionais, que se iniciam no próximo dia 28 e seguem até 31 de março. “Será uma oportunidade para a população debater e formatar a estratégia do município para os próximos 10 anos e eleger os seus representantes. Enquanto gestores, nós passamos, mas o exercício de cidadania fica”, afirmou. Ele falou brevemente ainda sobre o Orçamento Participativo, Plenárias de Serviço e Prefeitura na Rua.

O painel Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas se iniciou por volta das 10 horas. Cada um dos seis participantes teve 15 minutos para explanar suas ideias e após o espaço foi aberto a perguntas. O primeiro a falar foi o superintendente de Design e Relações Intitucionais da empresa pública Ceitec S.A. Ele abordou o case da empresa, desde a sua formação até os dias de hoje, destacando a importância de acordos entre as empresas, os governos e universidades.

O segundo a falr foi o vice-presidente de Logística da SETCERGS, Frank Woodhead. De acordo com ele, Canoas tem sérios problemas de logística e o 1º Congresso da Cidade servirá para o planejamento estratégico destas situações. Comentou sobre o colapso enfrentado pela BR-116, a BR-448 e a RS-010. “O que falta nos municípios é fazer discussões públicas sobre o que precisamos na área de infraestrutura”. O presidente do Canoas XXI, Luiz Roberto Steinmetz, e a representante da entidade, Bernadete Konzen, explanaram a respeito dos dados informativos de Canoas. Eles salientaram que a cidade tem o segundo maior Produto Interno Bruto do Estado e a quarta em número de habitantes, entre outros. “Mas não adianta o desenvolvimento econômico sem o desenvolvimento social, por isso a Prefeitura tem um sistema de participação cidadã. Queremos que Canoas seja mais atrativa daqui a 10 anos”.

Bernadete falou sobre a importância da Granpal, que está tentando quebrar o isolamento dos municípios e implantar estratégias para a Região Metropolitana. “O impacto da falta de um planejamento estratégico é grande e exige grandes investimentos, por isso a necessidade do 1º Congresso da Cidade”. O último a falar foi o diretor da Agência Gaúcha de Investimentos, representando o Governo do Estado, Sérgio Roberto Kapron. Ele comentou o que o Estado está fazendo para promover o desenvolvimento da população gaúcha, em todos os âmbitos. O moderador do painel foi o pró-reitor de extensão do IFRS, Lenir Hannecker. O diretor geral do IFRS Campus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoy, também marcou presença.

Daiane Poitevin

Planejamento ambiental debatido no Hangar do 1º Congresso da Cidade

Planejamento ambiental foi o tema debatido no final da tarde desta quinta-feira no Hangar 2021, do 1º Congresso da Cidade, montado no Calçadão da Tiradentes. Participaram como convidados arquiteta do Departamento Ambiental da Fepam, Ana Rosa Bered, e o diretor-executivo do Pró-Sinos, Júlio Dorneles, tendo como mediador do secretário adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Manoel Miranda.

Ana destacou a importância do planejamento para o desenvolvimento sustentável, lembrando que o Estatuto das Cidades determina que os municípios planejem seus territórios. Disse que, para isso, devem cobrar regras regionais do Estado e da União. Para a arquiteta, o Plano Diretor é o instrumento mais adequado para a implementação de políticas públicas e deve ser claro e acessível. Defendeu, ainda, que os municípios demarquem e banquem suas Áreas de Preservação Ambiental (APP), que normalmente são de risco, e regularizem locais ocupados.

Problemas comuns

Júlio Dorneles explicou que o Pró-Sinos, criado em 2006, após a mortandade histórica de peixes no Rio dos Sinos, é um consórcio que reúne atualmente 23 municípios da Região Metropolitana e Vale do Sinos interessados em enfrentar problemas comuns, especialmente nas áreas de saneamento e gestão ambiental. Observou que as intervenções, necessárias para implantar projetos de interesse geral, normalmente enfrentam resistência, devido a questões culturais e situações consolidadas. Ele afirmou que Canoas possui uma “extraordinária riqueza humana”, que por meio de processos participativos, como o Congresso da Cidade, vai contribuir para uma “nova cidade”.
Após as manifestações, os presentes comentaram o tema e fizeram perguntas.

Eloá da Rosa

quinta-feira, 24 de março de 2011

Hangar permanece por mais um dia

O Hangar 2021 está fazendo tanto sucesso que a Prefeitura irá disponibilizá-lo por mais um dia no Calçadão de Canoas. A previsão era que o espaço tivesse as atividades encerradas nesta quinta-feira. Desta forma, você que ainda não foi ao local poderá conferir tudo o que ele oferece.

Ao entrar na estrutura, a pessoa se depara com redações sobre o futuro de Canoas, escritas por estudantes do 8º ano das escolas da rede municipal. Além disso, também podem ser vistos aviões de papel produzidos por alunos do 4º ano. Mas não é só isso. No espaço há painéis com dados atuais do Instituto Canoas XXI sobre informações importantes do município. Ainda é possível acompanhar os depoimentos dos canoenses sobre “Como deve ser Canoas daqui a 10 anos?”, que foram gravados no Portal do Futuro.

Daiane Poitevin

Programação das plenárias populares está fechada

A Secretaria Municipal de Relações Institucionais fechou a programação das plenárias populares, que serão realizadas entre os dias 28 e 31 de março, nas quatro regiões da cidade. Abaixo a programação, que é igual nos quatro quadrantes.

Na oportunidade, as pessoas poderão debater sobre as prioridades da região para os próximos 10 anos e elegerão os delegados que os representarão no 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril. Abaixo a programação, que é igual nos quatro quadrantes.

PROGRAMAÇÃO:

18 horas - Credenciamento

19 horas - Apresentação de filme
Abertura - prefeito Jairo Jorge
Processo da plenária e coordenação geral - secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso

19h30 - Proposta de estratégia - Agência Futuro

19h45 - Assuntos prioritários do quadrante - um membro da Comissão Organizadora

20h20 - Manifestações - Plenária - coordenação secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso
Síntese das manifestações - Agência Futuro e Secretaria Municipal de Relações Institucionais

21h20 - Eleição dos Delegados

21h45 - Convocação para o 1º Congresso da Cidade - prefeito Jairo Jorge
Encerramento

Daiane Poitevin

Começam hoje as inscrições para o 1º Congresso da Cidade

Foto: Paula Vinhas


Quem circular pelas estações de trem Niterói, Mathias Velho, São Luiz e Fátima poderá se inscrever para participar do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril. O atendimento nos locais será realizado das 16 às 19 horas até o dia 31 de março, último dia das plenárias populares nos quadrantes. Nesta sexta-feira, dia 25, o secretário Mário Cardoso, o adjunto Anderson Fraga e o diretor Antônio Alberto dos Santos acompanharão o início das atividades na estação Niterói. Aproveite esta chance e não deixe de participar!

Daiane Poitevin

Debate sobre Meio Ambiente acontece hoje no Hangar 2021

Na quarta-feira, o debate foi sobre o tema Educação.
Foto Ireno Jardim

Meio Ambiente e Desenvolvimento da Cidade é o tema do terceiro e último debate temático que será realizado no Hangar 2021, localizado no Calçadão de Canoas. O encontro será às 17 horas desta quinta-feira e terá como debatedores a arquiteta do Departamento Ambiental da Fepam, Ana Rosa Bered e o diretor executivo do ProSinos, Julio Dorneles. O mediador será o secretário adjunto de Meio Ambiente do município, Manoel Miranda. A entrada é franca e é direcionada a todos os canoenses interessados em debater o futuro da cidade nos próximos 10 anos.

Daiane Poitevin

Plenárias populares se iniciam na segunda-feira, 28

A Região Sudoeste será a primeira a receber as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade. A atividade será na próxima segunda-feira, dia 28 de março. Na oportunidade, além das manifestações em plenária das prioridades do quadrante, serão eleitos os delegados que representarão a região no dia do congresso. Além disso, a popuação que participar do encontro assistirá aos depoimentos feitos no Portal do Futuro e ouvirá qual o papel da plenária e do congresso.

As plenárias seguem nos dias 29, 30 e 31 de março, nas regiões Sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente.

AGENDA:

Região Sudoeste
Dia: 28 de março
Local: CTG Piazitos do Sul (rua Cairu, bairro Rio Branco)
Hora: 18h30

Região Sudeste
Dia: 29 de março
Local: Salão ao lado do Grêmio Niterói (rua Marechal Rondon, bairro Niterói)
Hora: 18h30

Região Nordeste
Dia: 30 de março
Local: Liga Canoense de Futebol (avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha)
Hora: 18h30

Região Noroeste
Dia: 31 de março
Local: EMEF Tiago Würth (avenida Rio Grande do Sul, Mathias Velho)
Hora: 18h30

Daiane Poitevin

quarta-feira, 23 de março de 2011

Escola para Todos em pauta na segunda palestra do Seminário Desenvolvimento e Inclusão

Foto: Ireno Jardim

Após uma manhã de aprendizados sobre “A Mulher e seus Direitos”, alunos, professores e servidores do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o IFRS, assistiram à palestra sobre a questão da inclusão. Ambos os temas fazem parte do primeiro dia do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, programação integrante do 1º Congresso da Cidade. “Políticas, direitos e inclusão: Construindo a Escola para Todos” foi a palestra ministrada pela psicóloga Andrea Asti Severo e pela pedagoga Greice Severiano, da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS).
Ao abrir a programação, a diretora do IFRS/Campus Canoas Janete Jachetti desejou boas vindas aos participantes, ressaltando que o Seminário acontece em conjunto com o Congresso da Cidade. “O 1º Congresso, que culmina nos próximos dias 14 e 15 de abril, vem pensando e elaborando propostas para os próximos dez anos; por isso a importância de pensar a educação e a inclusão, assim como o desenvolvimento econômico e social de Canoas”, declarou Janete.
A psicóloga da FADERS levou parte da história da Fundação, que atua há 37 anos na articulação de políticas públicas para pessoas com deficiências. Segundo ela, hoje estamos em outro paradigma de inclusão social e educacional. “Estamos em um Instituto Federal e temos como objetivo dialogar e trocar experiências sobre o processo de inclusão, caminhando para uma sociedade mais inclusiva”, colocou. Para Andrea, é necessário pensar nas políticas e nos direitos das pessoas com deficiência para avançar nesse ponto. “Somos todos diferentes, mas precisamos de igualdade de direitos. As políticas públicas devem ser feitas para as necessidades da população, sem discriminações”, pontuou a psicóloga.
O Seminário tem continuidade nesta sexta-feira, dia 24, com o painel Desenvolvimento econômico e políticas públicas. As atividades iniciam com o credenciamento, às 8h30, e contarão com painelistas como o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Cléber Prodanov, e o diretor-Presidente do CEITEC Marcelo Lubaszewski, além do secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso.

Amanda Utzig Zulke

Políticas da Criança e da Juventude é tema do debate no Hangar

Em continuidade aos debates acerca da construção da estratégia da cidade para 2021, dentro da programação do 1º Congresso da Cidade, o debate de hoje, às 17 horas, no Hangar, no Calçadão de Canoas, terá como eixo temático: Cidadania. O tema Políticas da Criança e da Juventude será debatido entre representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, secretarias municipais da Saúde, de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública e Cidadania. O encontro terá a participação de Evaldo Luis Pauly, que é especialista em políticas da Criança e Adolescente e professor do La Salle. A coordenação é do secretário de Educação e coordenador do eixo Cidadania, Paulo Ritter.

Daiane Poitevin

Mulheres da Paz palestram no Seminário Desenvolvimento e Inclusão

Foto: Ireno Jardim
Os estudantes, professores e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Canoas assistiram, na manhã de hoje, a primeira palestra do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, que segue à tarde e na sexta-feira, dia 25. A atividade faz parte do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril, e acontece na rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A, bairro Igara III.

Durante cerca de uma hora, representantes do Mulheres da Paz conversaram com a plateia sobre A mulher e seus direitos: questões de gênero e Lei Maria da Penha. Entre os assuntos abordados, estavam a Agência da Boa Notícia, que é focada na prevenção da criminalidade e violência e direcionada a 240 jovens entre 15 e 24 anos, que recebem formação nas mídias, tendo aulas gratuitas com professores da Unisinos; a Capacitação de magistrados, promotores e defensores públicos em direitos humanos.

Além disso, as mulheres abordaram os 12 direitos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que são: à vida, à liberdade e segurança pessoal, à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação, à liberdade de pensamento, à informação e à educação, à saúde e proteção, a querer construir um matrimônio e a planejar uma família, a querer ou não ter filhos, à programas científicos, à reunião e participação política e à não ser torturada e sofrer maus tratos.

A Justiça Comunitária e o Protejo também foram destacados. Além da criação do programa Mulheres da Paz, em 2010, no bairro Guajuviras, com a capacitação de 107 mulheres, que têm como missão disseminar a cultura de paz, através de cinco projetos: educação, juventudes, enfrentamento das violências, Fórum Comunitário e Saúde (em construção).

Participaram do encontro Mariana Allgayer, Marlene Maria dos Santos, Clessi Bibiano Oliveira, Tânia de Oliveira Cunha, Ana Luiza Júlio, Vanusa Irigoyen e Luciane Gonçalves da Silva. As atividades do Seminário serão retomadas às 14 horas desta quarta-feira, com a palestra Políticas, direitos e inclusão: Construindo a Escola para Todos, com Andrea Asti Severo e Greice dos Santos (Fadergs).

Daiane Poitevin

Você já conhece as atrações do Hangar 2021?

Espaço está à disposição do público desde terça-feira, dia 22
O primeiro dia de visitação no Hangar 2021, localizado no Calçadão de Canoas, foi movimentado. Os canoenses quiseram conhecer o espaço e saber o que ele oferecia. Quem circular pelo local poderá conferir diversas atrações, além de debates sobre os eixos do congresso: infraestrutura, desenvolvimento e cidadania.

Ao entrar no Hangar 2021, a pessoa se depara com redações sobre o futuro de Canoas, escritas por estudantes do 8º ano das escolas da rede municipal. Além disso, também podem ser vistos aviões de papel produzidos por alunos do 4º ano. Mas não é só isso. No espaço há painéis com dados atuais do Instituto Canoas XXI sobre informações importantes do município. Ainda é possível acompanhar os depoimentos dos canoenses sobre “Como deve ser Canoas daqui a 10 anos?”, que foram gravados no Portal do Futuro.

E falando em Portal do Futuro, o Hangar 2021 oferece um painel que conta a história do Box itinerante, além de uma miniatura do mesmo. Agora é só você visitar o espaço e participar das atividades. Esperamos por você!

Daiane Poitevin