quarta-feira, 13 de abril de 2011

Anote na agenda

PROGRAMAÇÃO:

14/04 – Quinta-feira

17h30: Credenciamento

18h30: Coletiva com o governador Tarso Genro

19 horas: Palestra de abertura - Participação Cidadã e o Futuro das Cidades, com o governador Tarso Genro

19h30: Gestão Transformadora – A experiência de Bogotá, com o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus

20h30: Perguntas e respostas para o palestrante – secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso

21 horas: Programação do Congresso - secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso

21h15: O Estado da Cidade e Convite para o 2º dia – Prefeito Jairo Jorge

15/04 – Sexta-feira

08h30: Credenciamento

9 horas: Palestra de abertura – ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário

9h10: Painel: Cidades – Tendências 2011 – 2021. Moderador: Prefeito Jairo Jorge. Palestrantes: Márcio Pochmann, presidente do IPEA; José Vicente, coordenador Agenda 21 Brasileiira; Wrana Panizzi, professora da UFRGS, atua na área de Planejamento Urbano e Regional; Giuseppe Cocco, professor da UFRJ e especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional

10h50: Visão Geral – Proposta da Estratégia da Cidade de Canoas 2011 – 2021, com Gustavo Grisa, diretor da Agência Futuro

11h20: Análise e Destaques em Grupos de Trabalho: + Sustentável, + Humana, + Integrada, + Inovadora e + Próspera – Comissão Organizadora

13 horas: Almoço

14 horas: Atividade Cultural, com o Grupo Art & Dança

14h10: Cases: Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Cooperação Intermunicipal – norte de Paris. Palestrantes: Mário Reali, prefeito de Diadema/SP e presidente do Consórcio Intermuniciopal Grande ABC e Marcellin D´Almeida, diretor da Renovação Urbana da Plaine Commune

15h40: Aprovação Geral da Estratégia da Cidade – Comissão Organizadora

17 horas: Entrega dos Certificados – Prefeito Jairo Jorge e convidados

17h30: Atividade Cultural – Grupo Tholl – trupe circense de Pelotas

Daiane Poitevin

1º Congresso da Cidade se inicia amanhã, com as presenças do ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus e do governador Tarso Genro

Governador fará a abertura do primeiro
dia do Congresso da Cidade
Canoas viverá um momento histórico nos próximos dois dias, com a realização do 1º Congresso da Cidade, no Unilasalle. Amanhã, dia 14 de abril, o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, abrilhantam o evento com suas presenças. Na sexta-feira, dia 15, será a vez da ministra do Direitos Humanos, Maria do Rosário, participar da atividade. A missão do Congresso é traçar as estratégias da cidade para os próximos 10 anos, com ações de curto, médio e longo prazo.

A partir das 18h30 desta quinta-feira, o governador do Estado concederá entrevista coletiva à imprensa. Após, às 19 horas, Tarso fará a palestra de abertura Participação Cidadã e o Futuro das Cidades. Logo depois, por volta das 19h30, o ex-prefeito de Bogotá abordará a Gestão Transformadora – A Experiência de Bogotá. A partir das 20h30, o secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, abrirá espaço para as perguntas e respostas para o palestrante e destacará a programação do Congresso.

O encerramento do primeiro dia será feito pelo prefeito Jairo Jorge, a partir das 21h15, que lançará do Estado da Cidade, que contém os indicadores de diversos dados do município, e convidará os participantes para o segundo dia de atividades, quando haverá a aprovação geral da Estratégia da Cidade, por parte dos 608 delegados que foram escolhidos pelas comunidades dos quatro quadrantes, em momentos anteriores.

Na sexta-feira, ocorrerão dois momentos especiais. O primeiro será quando o prefeito entregará os certificados do 1º Congresso da Cidade e a apresentação da trupe circense de Pelotas, Grupo Tholl.

Daiane Poitevin

segunda-feira, 11 de abril de 2011

1º Congresso da Cidade vira selo dos Correios

Primeira carta com novo selo do 1º Congresso da Cidade
foi entregue por Jairo ao carteiro Jardel. Foto: Paula Vinhas
A Prefeitura de Canoas e a empresa de Correios e Telégrafos lançaram nesta segunda-feira, dia 11, o selo do 1º Congresso da Cidade, que será comercializado em todo o país. Foram confeccionados 30 mil exemplares, sendo seis mil destes para utilização nas correspondências da Prefeitura. A solenidade ocorreu no salão de atos Nelson Paim Terra, no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice Beth Colombo, do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso e o coordenador de Negócios da Regional/RS dos Correios, Romeu Ribeiro de Barros.

De acordo com Jairo, o selo marca um momento histórico vivido pelo município, que nos próximos dias 14 e 15 de abril realiza o 1º Congresso da Cidade, no Unilasalle. “A cidade tem que expressar sua ideia, que não deve ser de um governo, pois somos transitórios, mas de um povo, que é a essência, a alma, a imagem da cidade”. O prefeito salientou ainda que o Congresso será o momento para os 608 delegados, eleitos pelo povo,  debaterem as estratégias e definirem o rumo de Canoas nos próximos dez anos.

Para o coordenador de Negócios dos Correios afirmou que Canoas está dando um exemplo com a realização do Congresso e “não poderíamos ficar de fora deste momento e homenagear o trabalho transformador de gestão do prefeito Jairo Jorge”.

Ao final do evento, o prefeito e o representante dos Correios selaram e carimbaram a primeira carta com o novo selo, endereçada à jovem Nathália Willns. Ela escreveu um texto sobre como deve ser Canoas nos próximos dez anos e teve sua redação escolhida por uma comissão entre dezenas de textos que foram expostos no Hangar 2021. O próprio Jairo entregou a correspondência ao carteiro Jardel Luiz Pereira. Outras 70 cartas similares serão encaminhadas aos estudantes do município que participaram.

Daiane Poitevin

sábado, 9 de abril de 2011

Proposta de Estratégia de Cidade 2011 - 2021

Conheça a proposta de Estratégia de Cidade 2011 - 2021 no link http://www.canoas.rs.gov.br/Site/pdfs/Proposta_Estrategia_Canoa_Congresso_Cidade.pdf e vá preparado para o 1º Congresso da Cidade, que se realizará nos dias 14 e 15 de abril, no Unilasalle.
 
Daiane Poitevin

sexta-feira, 8 de abril de 2011

1º Congresso da Cidade terá 608 delegados

O 1º Congresso da Cidade de Canoas, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril, terá um total de 608 delegados, sendo 423 eleitos pela população durante os Seminários Temáticos e nas plenárias populares e 185 natos. Será deles a missão de discutir as prioridades da cidade para os próximos 10 anos e criar a Estratégia de Cidade 2011 – 2021.

O credenciamento dos delegados e dos observadores (demais inscritos que desejarem assistir à Plenária Final do 1º Congresso da Cidade) ocorrerá nos dias do evento, no Unilasalle. A proposta de Estratégia de Cidade já está pronta e será entregue aos participantes no dia da atividade e também poderá ser conferida, nos próximos dias, no blog do 1º Congresso da Cidade (www.congressodacidade.blogspot.com).

Daiane Poitevin

As quatro plenárias populares em vídeo


Blogueiros, vejam aqui um resumo das quatro plenárias populares do 1º Congresso da Cidade, ocorridas entre os dias 28 e 31 de março, nos quatro quadrantes da cidade. Assista também depoimentos do prefeito Jairo Jorge, da vice Beth Colombo e do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso.

Agora está tudo pronto para o grande evento, o 1º Congresso da Cidade, que será realizado nos dias 14 e 15 de abril no Unilasalle.

Daiane Poitevin

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Definida programação do 1º Congresso da Cidade


Foto: Ireno Jardim
O governador Tarso Genro fará a palestra de abertura do 1º Congresso da Cidade de Canoas, no dia 14 de abril próximo. A programação preliminar do evento já está definida e deve contar com a participação de autoridades nacionais e internacionais. As atividades se iniciam a partir das 17h30 do dia 14 e devem prosseguir no dia 15, a partir das 8h30. O objetivo do Congresso é planejar Canoas para os próximos 10 anos, com a participação da comunidade.

Segue abaixo programação do 1º Congresso da Cidade.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 14 de abril

17h30 – Credenciamento

18h30 – Abertura com o prefeito Jairo Jorge
Programação do Congresso – Secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso

19h15 – Palestra de abertura – governador Tarso Genro

19h45 – Gestão Transformadora – A experiência de Bogotá – palestrante: Antanas Mockus (veja abaixo currículo)

20h45 – Perguntas e respostas para o palestrante - Secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso

21h15 – Convocação para o segundo dia de atividades e apresentação de filme - prefeito Jairo Jorge

Dia 15 de abril

8h30 – Credenciamento

9 horas – Programação para o segundo dia

9h10 - Painel: Cidades – Tendências 2011-2021- Moderador: prefeito Jairo Jorge. Palestrantes: Marcio Pochmann (presidente do IPEA), José Vicente (coordenador Agenda 21 Brasileira), WranaPanizzi (vice-presidente do CNPq), Giuseppe Cocco (professor da UFRJ e especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional)

10h50 – Visão Geral – Proposta da Estratégia da Cidade de Canoas 2011-2021 - diretor Agência Futuro, Gustavo Grisa

11h20 - Análise e Destaques em Grupos de Trabalho: + Sustentável, + Humana, + Integrada, + Inovadora e + Próspera - Comissão Organizadora

12h30 – Almoço

14 horas - CASES - Consórcio Intermunicipal Grande ABC - prefeito de Diadema (SP) e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Mário Reali. Consórcio Intermunicipal - norte de Paris - Plaine Commune

15h20 - Aprovação Geral da Estratégia da Cidade – Comissão organizadora

17 horas - Entrega dos Certificados aos Delegados – prefeito Jairo Jorge

17h30 - Encerramento /Atividade Cultural – prefeito Jairo Jorge

CURRÍCULO Antanas Mockus

Mestre em Filosofia da Universidade Nacional da Colômbia, Maîtrise en Sciences Mathématiques da Universidade de Dijon França e Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris VIII e da Universidade Nacional da Colômbia. Entre 1991 e 1993 foi Reitor da Universidade Nacional da Colômbia, Professor Associado da Faculdade de Ciências e pesquisador da Faculdade de Ciências e do Instituto de Estudos Políticos e Relações Internacionais (IEPRI) da mesma Universidade.

Prefeito de Bogotá em dois períodos: 1995- 1997 e 2001-2003. Em ambos os governos desenvolveu com sucesso o enfoque de cultura cidadã, diminuindo em mais de 40% os homicídios e as mortes por acidentes de trânsito, conseguiu que 63.000 famílias pagassem 10% mais de impostos de maneira voluntária.

Professor convidado da Universidade de Harvard, Professor visitante no David Rockefeller Center for Latin American Studies em 2004. Pesquisador visitante na Universidade de Oxford no primeiro semestre de 2005.

Candidato a presidência da Colômbia em 2006 e em 2010.

Presidente da Corporação Visionários por Colômbia

Daiane Poitevin

terça-feira, 5 de abril de 2011

Programação do 1º Congresso da Cidade está sendo fechada

A comissão organizadora do 1º Congresso da Cidade está reunida neste momento, organizando a programação dos dois dias de atividades. Já está prevista a participação do governador Tarso Genro, que fará a palestra de abertura no dia 14 de abril, com horário previsto para as 19h15. Antes disto, às 18h30, o prefeito Jairo Jorge fará a abertura oficial do evento. A programação completa será divulgada amanhã.

Daiane Poitevin e Jesiel B. Saldanha

1º Congresso da Cidade se aproxima

Agora falta pouco para os canoenses concluírem o planejamento da cidade para os próximos dez anos. O 1º Congresso da Cidade reunirá autoridades, delegados e comunidade em geral nos dias 14 e 15 de abril, no Unilasalle, no Centro de Canoas. 

A Proposta de Estratégia de Cidade 2011-2021 já foi apresentada e apreciada pelos moradores do município e trabalham com cinco eixos. São eles: + Sustentável, + Humana, + Integrada, + Inovadora e + Próspera. Juntos os eixos pretendem criar uma Canoas + Atrativa para os canoenses. A ideia é que Canoas seja referência em cidade metropolitana na atração de investimentos, visitantes e atenção à cidade e na oferta de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável a seus cidadãos.

Veja o que significa cada eixo:

+ Sustentável: São iniciativas quer têm um elemento predominante de sustentabilidade, ou seja, buscam principalmente equilibrar os fatores ambiental, social e econômico no seu efeito sobre a cidade.

+ Humana: São iniciativas que têm um elemento predominante de desenvolvimento humano, ou seja, buscam ampliar as conquistas sociais, cidadania e qualidade de vida, valorizando as identidades e cultura de Canoas.

+ Integrada: São iniciativas que têm como objetivo a superação dos efeitos da divisão territorial sobre a cidade e o desenvolvimento de suas potencialidades de forma conjunta.

+ Inovadora: São inciativas que inserem Canoas nos setores e tendências de maior dinâmica global, além de consolidar a vocação de cidade inovadora e intensiva em conhecimento.

+ Próspera: São iniciativas que têm como objetivo desenvolver as atividades econômicas em Canoas, gerando mais oportunidades de trabalho e renda de qualidade para os canoenses.

Daiane Poitevin

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Plenárias elegem 606 delegados para o 1º Congresso da Cidade

Foto: Paula Vinhas

O 1º Congresso da Cidade, que ocorrerá em 14 e 15 de abril, no Unilasalle, terá 606 delegados, eleitos nas Plenárias Populares, realizadas nos quatro quadrantes, desde segunda-feira, 28. A última foi da região Noroeste, na noite desta quinta-feira, que reuniu 373 inscritos na Escola Municipal Thiago Würth, bairro Mathias Velho. No total, foram cerca de 1,4 mil participantes. Essa foi a etapa final de preparação do Congresso, que vai projetar a cidade para os próximos dez anos. Serão discutidas e votadas 42 iniciativas e 102 ações estratégicas para tornar Canoas mais sustentável, mais humana, mais inovadora, mais próspera e mais atrativa.

Propostas

O assunto em destaque proposto nas reuniões preliminares com lideranças da região Noroeste foi a adaptação e integração à BR-448, o impacto ambiental causado pela construção da rodovia e a ocupação desordenada às margens.

Durante as manifestações livres, a população abordou a necessidade de espaço fixo para a comercialização dos produtos da Economia Solidária, controle da poluição sonora e do ar, de melhorar o transporte coletivo, a reciclagem do lixo, a acessibilidade, pavimentação das ruas, o combate às drogas e a segurança, além de aumentar vagas na Educação Infantil. Também propôs campanhas de educação para evitar que as pessoas joguem lixo nas ruas.

O prefeito Jairo Jorge comentou todas as propostas, destacando a importância delas, relatou algumas ações em andamento e anunciou que Canoas apresentará projeto ao governo federal para rebaixamento da linha do trem no Centro da cidade, o que exigirá investimento de R$ 198 milhões.

Desafio
Jairo lembrou do tempo em que os canoenses tinham vergonha de sua cidade, situação que já mudou com a participação de todos. Segundo ele, o desafio do Congresso é “pensar a cidade do futuro e o futuro da cidade”.

A vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, destacou que o governo está dividindo com a população a responsabilidade de decidir o que fazer pelo município na próxima década.

O secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso, apresentou todas as etapas de preparação do Congresso, iniciada há 11 meses, e a metodologia de trabalho da noite. Integraram, ainda, a mesa principal o subprefeito Júlio Ribeiro; a presidente da subseção Canoas da OAB, Neuza Bastos, que integra a comissão organizadora e o representante da Agência Futuro, que assessora os trabalhos, Gustavo Grisa. O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT) também acompanhou a Plenária

Eloá da Rosa

quinta-feira, 31 de março de 2011

Última plenária popular será na Região Noroeste

Hoje, dia 31 de março, a Prefeitura de Canoas concluirá as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade, que estão sendo realizadas nas quatro regiões do município. Nesta quinta-feira, o encontro acontece na escola municipal de ensino fundamental Thiago Wurth, que fica na avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho, a partir das 18h30. O prefeito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo, e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, participam da atividade.

Os moradores da Região Noroeste poderão discutir as suas prioridades e eleger os delegados que os representarão no Congresso, que ocorre nos dias 14 e 15 de abril próximo. É importante salientar que a cada três participantes é eleito um delegado. Não perca esta oportunidade é vá participar!

Daiane Poitevin

Congresso une diferenças com otimismo na Região Nordeste

Foto: Ireno Jardim
 
A força da mobilização comunitária da Região Nordeste mais uma vez se expressou na noite desta quarta-feira, 30, durante a terceira plenária regional do 1º Congresso da Cidade, realizada na Liga Canoense de Futebol, bairro Estância Velha. “Hoje, vocês estão fazendo história aqui. Pela primeira vez, nessa noite, homens e mulheres, que amam Canoas, estão se reunindo para discutir o futuro, porque o futuro nasce do presente”, observou o prefeito Jairo Jorge na abertura do evento. A plenária contou com a presença de cerca de 400 participantes e elegeu 81 delegados.

A abertura foi marcada pelo pedido de um minuto de silêncio em memória vice-presidente José Alencar, falecido nessa semana. Em seguida, o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, fez uma breve reconstituição da trajetória do Congresso, explicando as diretrizes, os eixos temáticos norteadores desse evento e destacando a participação popular nessa iniciativa. “Esse é um processo de longo diálogo com a cidade, que começou há 10 meses, e que completa nessa noite o terceiro encontro regional, mas que será consolidado nos dias 14 e 15 de abril”, lembra.

A mesa também foi integrada pela vice-prefeita Beth Colombo, pelo vereador Emílio Neto (PT), representando a Câmara dos Vereadores, pelo presidente do Canoas XXI e integrante da comissão organizadora do Congresso, Luis Roberto Steinmetz, e pelo subprefeito da Região Nordeste, Francisco Menezes (Chico da Mensagem).

Todas as vozes
A plateia, que lotou o auditório da Liga Canoense de Futebol, foi integrada por um público de todas as idades e dos mais distantes bairros da Região Nordeste. Também foram originais e distintas as motivações que conduziram cada um ao local.

Um ponto, porém, parecia convergir entre os presentes: o desejo de ver Canoas melhor no futuro e a vontade de contribuir de algum modo para a concretização desse objetivo. “Há coisas que precisam mudar, como transporte e calçamento, mas não podemos querer tudo ao mesmo tempo, precisamos melhorar aos poucos”, avalia Celedina Sarmento da Silva, de 75 anos, ao lado de seu esposo, Ariocibes Avila Santos, com 85. Juntos, orgulhosos, exibiam a faixa de Casal Simpatia, conquistada junto ao grupo da terceira idade Viva a Vida.

A juventude, por sua vez, também compareceu em peso ao evento, seja espontaneamente, seja convidada por meio de professores, que mobilizaram suas turmas para esse processo democrático. “Acredito que a segurança é uma área que pode melhorar”, opina a estudante secundarista Karoline Kosloski, enquanto aguarda com os colegas no final da fila, enquanto faz sua inscrição como participantes.

Quando a plenária foi aberta para intervenções do público, a participação foi entusiasmática nas intervenções realizadas. “Estamos tendo avanços na cidade, mas precisamos mais para conquistar a Canoas que queremos. Somos cortados pelo Trensurb e pela BR, isso nos deixa a margem de nossos bairros vizinhos. Por isso, eu sou parceiro do senhor para fazer essa transformação”, declarou, dirigindo-se ao prefeito, o aposentado João Toreli de Oliveira, da Estância Velha.

Durante o encerramento da Plenária, o prefeito retomou novamente a palavra para ressaltar a importância da participação de todos no 1.º Congresso da Cidade. “É o povo que tem que dizer aquilo que é melhor para Canoas”, nota. Nessa ocasião, ele também aproveitou para comentar e esclarecer pontos levantados pelos presentes, a respeito das políticas públicas, como o empreendimento do distrito industrial e do parque natural no Guajuviras. “Ali, vamos ter muitas empresas, estamos com o governo do estado mecanismos para viabilizar isso; mas também queremos um parque bonito, para que as famílias canoenses possam suar, nós vamos ter um dos melhores parques da região metropolitana”, anuncia.

Jairo convidou a todos para se fazer presentes em 14 e 15 de abril, durante os dias de desfecho do Congresso. Já encerrada a plenária, o prefeito recebeu vários participantes que vieram cumprimentar-lhe e realizar comentários sobre o Congresso.

Ronaldo M. Botelho