segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade acontecem sexta e sábado
Na manhã desta segunda-feira, no gabinete do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, reuniram-se secretários e integrantes da comissão do I Congresso da Cidade. O Congresso realiza os Seminários Temáticos na sexta-feira, dia 03, e no sábado, 04 de dezembro.
Participaram da reunião de ajustes da programação dos Seminários os secretários de Educação, Paulo Ritter, Transportes e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, de Meio Ambiente, Celso Barônio (os três coordenadores das Comissões Temáticas), de Comunicação, Adriana Paranhos Cardoso, o secretário adjunto de Relações Institucionais, Anderson Fraga, Ernani Daniel e Antonio Alberto dos Santos, diretores da SMRI, e Bernadete Konzen, do Instituto Canoas XXI.
O Seminário contará com a presença de painelistas, como o ex-governador Olívio Dutra, o especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, Orlando Lima, o presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, André Carvalho, entre outros. A abertura acontece sexta-feira, 03, às 18h30, com a presença do prefeito Jairo Jorge. A eleição dos delegados ocorre no sábado, 04, após o último painel da manhã, sobre Infraestrutura.
Amanda Utzig Zulke
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Comissão do I Congresso da Cidade faz avalição positiva
Nesta quinta feira dia 25 a Comissão Organizadora do I Congresso da Cidade esteve reunida na sede da OAB/Canoas para tratar das reuniões das subcomissões já realizadas. Os representantes do Poder Executivo, Câmara de Vereadores e sociedade civil avaliaram os encontros recentes das subcomissões de cidadania, desenvolvimento e infra-estrutura.
O resulatdo foi considerado positivo pela Comissão, pois a participação popular é muito importante neste processo, todas as propostas apresentadas serão inseridas no Congresso.
Neste encontro também foram feitas considerações sobre como, o planejamento para a realização dos Seminários Temáticos, que acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro na Ulbra.
E você vai participar, levando suas sugestões?
Cecília Medeiros
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Reuniões das Subcomissões Temáticas alinham sugestões
Finalizou, na sexta-feira passada, dia 19, a segunda rodada de reuniões preparatórias das Subcomissões Temáticas do I Congresso da Cidade. As Subcomissões de Cidadania, coordenada pelo secretário de Educação Paulo Ritter, de Desenvolvimento, coordenada pelo secretário de Meio Ambiente Celso Barônio, e de Infraestrutura, coordenada pelo secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, apresentaram as propostas colhidas durante as primeiras reuniões e agregaram à novas sugestões para um planejamento de cidade para os próximos 10 anos.
Com os resultados destes encontros, o material compilado será apresentado e debatido nos Seminários Temáticos, a serem realizados nos dias 3 e 4 de dezembro – quando já serão conhecidos os delegados eleitos.
Amanda Utzig Zulke
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Congresso da Cidade
O QUE É O I CONGRESSO DA CIDADE
O I Congresso da Cidade de Canoas será um momento em que sociedade civil e poder público poderão, através do diálogo, construir juntos um planejamento do futuro da cidade para o período de 2011 a 2021. A participação e o envolvimento de todos nas etapas do congresso resultará em uma estratégia pensada para a cidade dos próximos dez anos.
O I Congresso da Cidade de Canoas será um momento em que sociedade civil e poder público poderão, através do diálogo, construir juntos um planejamento do futuro da cidade para o período de 2011 a 2021. A participação e o envolvimento de todos nas etapas do congresso resultará em uma estratégia pensada para a cidade dos próximos dez anos.
OBJETIVO DO CONGRESSO
O objetivo central do congresso da cidade é planejar a cidade de Canoas para os próximos dez anos, através da participação da sociedade civil e do poder público, ambos envolvidos e direcionados para a cidade do futuro, para a cidade que os cidadãos canoenses desejam construir.
O objetivo central do congresso da cidade é planejar a cidade de Canoas para os próximos dez anos, através da participação da sociedade civil e do poder público, ambos envolvidos e direcionados para a cidade do futuro, para a cidade que os cidadãos canoenses desejam construir.
ORGANIZAÇÃO
A realização do congresso da cidade e o planejamento das atividades do mesmo são realizadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA. A Comissão Organizadora é composta por 11 membros, sendo seis representantes de diversas instituições da sociedade e cinco representantes do governo municipal.
A realização do congresso da cidade e o planejamento das atividades do mesmo são realizadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA. A Comissão Organizadora é composta por 11 membros, sendo seis representantes de diversas instituições da sociedade e cinco representantes do governo municipal.
ESTRUTURA
O I Congresso da Cidade de Canoas será organizado em três grandes etapas:
O I Congresso da Cidade de Canoas será organizado em três grandes etapas:
1ª ETAPA:
A primeira etapa compreende a realização dos seminários temáticos, conforme os seguintes temas:
DESENVOLVIMENTO, CIDADANIA e INFRAESTRUTURA.
Para organizar o debate dentro dos três temas estabelecidos foram criadas as subcomissões temáticas, levando o nome de cada um dos temas acima. Como etapa preparatória aos seminários cada subcomissão realizará reuniões com intuito de debater e colher propostas no que se refere ao tema discutido. Estas propostas serão apresentadas nos seminários para então serem discutidas no grande grupo, e após sistematização das mesmas encaminhadas ao I Congresso da Cidade. Nesta mesma etapa serão eleitos delegados com o seguinte critério: a cada três pessoas participantes, um delegado eleito.
A primeira etapa compreende a realização dos seminários temáticos, conforme os seguintes temas:
DESENVOLVIMENTO, CIDADANIA e INFRAESTRUTURA.
Para organizar o debate dentro dos três temas estabelecidos foram criadas as subcomissões temáticas, levando o nome de cada um dos temas acima. Como etapa preparatória aos seminários cada subcomissão realizará reuniões com intuito de debater e colher propostas no que se refere ao tema discutido. Estas propostas serão apresentadas nos seminários para então serem discutidas no grande grupo, e após sistematização das mesmas encaminhadas ao I Congresso da Cidade. Nesta mesma etapa serão eleitos delegados com o seguinte critério: a cada três pessoas participantes, um delegado eleito.
2ª ETAPA:
A segunda etapa consiste na realização de plenárias populares nos quatro quadrantes da cidade de Canoas, tendo como objetivo o debate e a colheita de propostas para serem encaminhadas
ao I Congresso da Cidade de Canoas. Nesta mesma etapa serão eleitos delegados com o seguinte critério: a cada três pessoas participantes, um delegado eleito.
A segunda etapa consiste na realização de plenárias populares nos quatro quadrantes da cidade de Canoas, tendo como objetivo o debate e a colheita de propostas para serem encaminhadas
ao I Congresso da Cidade de Canoas. Nesta mesma etapa serão eleitos delegados com o seguinte critério: a cada três pessoas participantes, um delegado eleito.
3ª ETAPA:
A terceira etapa será a realização do I Congresso da Cidade de Canoas, reunindo o resultado da 1ª e da 2ª etapas, votando as mesmas através dos delegados eleitos, ouvindo palestrantes nas áreas
e traçando as diretrizes do planejamento da cidade para os próximos dez anos que seguirão (2011-2021).
A terceira etapa será a realização do I Congresso da Cidade de Canoas, reunindo o resultado da 1ª e da 2ª etapas, votando as mesmas através dos delegados eleitos, ouvindo palestrantes nas áreas
e traçando as diretrizes do planejamento da cidade para os próximos dez anos que seguirão (2011-2021).

