quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Coletiva com a impresa local sobre o Congresso da Cidade

O secretário de Relações Institucionais concedeu entrevista a imprensa local no dia 01/12, onde apresentou em detalhes a  evolução das etapas do I Congresso da Cidade de Canoas.

A partir de amanhã dia 03/12 todos cidadãos canoenses estão convidados a conhecerem as estratégias tratadas nas reuniões. Estas foram compiladas pela Comissão Organizadora durante os Seminários Temáticos. A programação inicia na sexta-feira, às 18h30, com abertura do prefeito Jairo Jorge. Após, o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra abre os painéis falando sobre “O Congresso da Cidade e a Participação da Sociedade no Futuro das Cidades”. Na parte da noite, acontece a explanação da pré-estratégia da Cidade de Canoas com a Agência Futuro e o painel Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras nas Cidades, com palestra de Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos.

Durante o sábado, 04/12, a partir das 9h, terão prosseguimento os painéis, divididos nos três eixos temáticos. Às 9h10, André Carvalho, especialista em Cidadania e Terceiro Setor e presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, ministra palestra sobre o eixo Cidadania, tendo como mediador o secretário de Educação Paulo Ritter. Walter Doell, gerente executivo do Tecnosinos, palestra sobre o tema Desenvolvimento, com a mediação do secretário de Meio Ambiente Celso Barônio, às 10h. O último painel temático, sobre Infraestrutura, tem mediação do secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, com o convidado José Carlos Xavier, coordenador nacional do projeto Pensar o Brasil, às 10h50.

Durante a entrevista, Mário Cardoso falou que o ambiente na cidade é favorável à mudanças e que a participação da população canoense é fundamental. “Estamos apostando muito neste processo, que nos orgulha poder coordenar”, disse o secretário, que ainda frisou que o Congresso não produz um programa de governo, pertence aos cidadãos canoenses. Para Cardoso, uma cidade que não planeja seu futuro é uma cidade sem perspectiva. Para acompanhar e fiscalizar as ações estratégicas definidas com o Congresso da Cidade serão eleitos delegados em cinco oportunidades: durante a realização dos Seminários Temáticos, neste final de semana, e nas quatro plenárias regionais, marcadas para março de 2011.


Cecília Medeiros

Canoas planeja o futuro

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade(ULBRA) e dois centros universitários (Unilasalle e Uniritter).

Preocupado com o futuro de Canoas, foi que  a gestão atual do município  de Canoas criou oportunidades para a população participar do planejamento da cidade para os próximos 10 anos. O I Congreso da Cidade dará voz e vez a você cidadão canoense, de dizer  o que deseja para a sua cidade. O município com o segundo maior PIB do Estado quer saber o que você quer para a sua cidade.

Participe! Começa amanhã, dia 03/12 ás 18h e 30min, na Ulbra Canoas, os Seminários temáticos para o I Congresso da Cidade, e continua no sábado dia 04/12 a  partir ás 9h da manhã. Qual será sua contribuição para o futuro de sua Cidade?

Cecília Medeiros

Bibo Nunes entrevista Mário Cardoso sobre o Congresso da Cidade

Confira a entrevista com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, concedeu dia 22/11 ao programa  Bibo Nunes Show, na Ulbra TV, sobre o I Congresso da Cidade de Canoas.


Cecília Medeiros

Transversalidade está presente nos temas estratégicos do I Congresso da Cidade

Foi com uma série de reuniões e encontros preparatórios que formou-se a pré-estratégia que será apresentada nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade de Canoas. O acúmulo de propostas para os próximos dez anos do município reúne colaborações levantadas por moradores, integrantes de entidades e poder público.
Entre os três eixos temáticos eleitos para pensar o Congresso, Desenvolvimento, Cidadania e Infraestrutura, foram apontados temas estratégicos, tendo como marca a transversalidade. Desenvolvimento Sustentável, Atividade Econômica, Promoção e Capital Humano estão dentro do macrotema Desenvolvimento; Desenvolvimento Social, Identidade & Imagem e Serviços & Políticas Públicas integram o eixo Cidadania; Mobilidade Urbana, Integração Territorial e Infraestrutura Urbana são aspectos trabalhados dentro do tema Infraestrutura.
A pré-estratégia será apresentada e amplamente discutida durante os Seminários Temáticos deste final de semana, sendo validada nas diversas reuniões e nas plenárias regionais, marcadas para o início do ano que vem. A versão final de estratégia para os próximos anos de Canoas será aprovada no I Congresso da Cidade, em abril de 2011. Para isso, é importante a participação do maior número de pessoas na construção de uma estratégia de cidade para todos.

::. Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade
03/12 (sexta-feira) - 18h30
04/12 (sábado) - 9h
Auditório do Prédio 1 da ULBRA

Amanda Utzig Zulke

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Linhas de ônibus para os Seminários Temáticos

Nesta próxima sexta-feira, assim como no sábado, acontecem os Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade de Canoas. Os painéis começam às 18h30 na sexta e às 8h30 no sábado, no Auditório do Prédio 1 da Ulbra. Para quem utiliza o transporte público como meio de locomoção, essas são as linhas de ônibus que passam na Universidade:

IGARA X ULBRA X CENTRO

ULBRA X INSTITUTO FEDERAL X CENTRO

SÃO JOSÉ X VIA ULBRA X CENTRO

Para mais informações, o telefone da Secretaria de Transportes e Mobilidade é o 3462.1638.

Amanda Utzig Zulke

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Confira o Vídeo sobre o I Congresso da Cidade de Canoas

Participe das reuniões temáticas do I Congresso da Cidade de Canoas, nos dia 03 e 04 de dezembro,  na Ulbra. Venha ajudar a pensar na cidade nos próximos 10 anos. Então, qual será sua contribuição para Canoas?



Veja o vídeo de divulgação do Congresso da Cidade


Cecília Medeiros

I Congresso da Cidade realiza os Seminários Temáticos neste final de semana

Canoas dá mais um grande passo rumo ao planejamento dos seus próximos anos. Neste final de semana, moradores da cidade, integrantes de entidades, estudantes, gestores municipais e quem quiser participar da construção do futuro do município se encontram nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade. Os encontros acontecem na sexta-feira, dia 03, à noite, e sábado, dia 04, durante o dia, no Auditório do Prédio I da ULBRA.
Diversos debatedores participarão dos Seminários, que tratarão dos eixos de discussão do Congresso: Cidadania, Desenvolvimento e Infraestrutura. Na abertura, às 18h30 de sexta-feira, o ex-governador Olívio Dutra falará sobre "Participação da Sociedade no Futuro das Cidades". Outros painelistas especialistas nos eixos temáticos estão confirmados, como Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, e André Carvalho, presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco. A eleição dos delegados ocorre no sábado, 04, após o último painel da manhã, sobre Infraestrutura.
O I Congresso da Cidade de Canoas acontecerá nos dias 14 e 15 de abril de 2011, com o acúmulo das estratégias montadas até então. Desde outubro a sociedade civil reúne propostas e sugestões para os próximos dez anos. “É um trabalho em que todos nós estamos imbuídos, na busca pela auto-estima e por uma afirmação de nossa identidade como canoenses”, acredita o prefeito Jairo Jorge. De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, Canoas era vista no contexto antigo como cidade dormitório, periférica, cortada pela BR-116 e Trensurb, além de não ter participação democrática. "O que estamos propondo com a população é um novo contexto de cidade, integrada e com participação”, declara.


Amanda Utzig Zulke

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Confira a programação dos Seminários Temáticos deste final de semana

Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade acontecem sexta e sábado

Na manhã desta segunda-feira, no gabinete do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, reuniram-se secretários e integrantes da comissão do I Congresso da Cidade. O Congresso realiza os Seminários Temáticos na sexta-feira, dia 03, e no sábado, 04 de dezembro.

Participaram da reunião de ajustes da programação dos Seminários os secretários de Educação, Paulo Ritter, Transportes e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, de Meio Ambiente, Celso Barônio (os três coordenadores das Comissões Temáticas), de Comunicação, Adriana Paranhos Cardoso, o secretário adjunto de Relações Institucionais, Anderson Fraga, Ernani Daniel e Antonio Alberto dos Santos, diretores da SMRI, e Bernadete Konzen, do Instituto Canoas XXI.



O Seminário contará com a presença de painelistas, como o ex-governador Olívio Dutra, o especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, Orlando Lima, o presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, André Carvalho, entre outros. A abertura acontece sexta-feira, 03, às 18h30, com a presença do prefeito Jairo Jorge. A eleição dos delegados ocorre no sábado, 04, após o último painel da manhã, sobre Infraestrutura.

Amanda Utzig Zulke

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Comissão do I Congresso da Cidade faz avalição positiva

Nesta quinta feira dia 25 a  Comissão Organizadora do I Congresso da Cidade esteve reunida  na sede da OAB/Canoas para tratar das reuniões das subcomissões já realizadas. Os representantes do Poder Executivo, Câmara de Vereadores e sociedade civil avaliaram os encontros recentes  das subcomissões de cidadania, desenvolvimento e infra-estrutura.
O resulatdo foi considerado positivo pela Comissão, pois a participação popular é muito importante neste processo, todas as propostas apresentadas serão inseridas no Congresso.

Neste encontro também foram feitas considerações sobre como, o planejamento para a realização dos Seminários Temáticos, que acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro na Ulbra.
E você vai participar, levando suas sugestões?




Cecília Medeiros

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Reuniões das Subcomissões Temáticas alinham sugestões


Finalizou, na sexta-feira passada, dia 19, a segunda rodada de reuniões preparatórias das Subcomissões Temáticas do I Congresso da Cidade. As Subcomissões de Cidadania, coordenada pelo secretário de Educação Paulo Ritter, de Desenvolvimento, coordenada pelo secretário de Meio Ambiente Celso Barônio, e de Infraestrutura, coordenada pelo secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, apresentaram as propostas colhidas durante as primeiras reuniões e agregaram à novas sugestões para um planejamento de cidade para os próximos 10 anos.

Com os resultados destes encontros, o material compilado será apresentado e debatido nos Seminários Temáticos, a serem realizados nos dias 3 e 4 de dezembro – quando já serão conhecidos os delegados eleitos.

Amanda Utzig Zulke

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Congresso da Cidade

O QUE É O I CONGRESSO DA CIDADE
O I Congresso da Cidade de Canoas será um momento em que sociedade civil e poder público poderão, através do diálogo, construir juntos um planejamento do futuro da cidade para o período de 2011 a 2021. A participação e o envolvimento de todos nas etapas do congresso resultará em uma estratégia pensada para a cidade dos próximos dez anos.
OBJETIVO DO CONGRESSO
O objetivo central do congresso da cidade é planejar a cidade de Canoas para os próximos dez anos, através da participação da sociedade civil e do poder público, ambos envolvidos e direcionados para a cidade do futuro, para a cidade que os cidadãos canoenses desejam construir.
ORGANIZAÇÃO
A realização do congresso da cidade e o planejamento das atividades do mesmo são realizadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA. A Comissão Organizadora é composta por 11 membros, sendo seis representantes de diversas instituições da sociedade e cinco representantes do governo municipal.
ESTRUTURA
O I Congresso da Cidade de Canoas será organizado em três grandes etapas:
1ª ETAPA:
A primeira etapa compreende a realização dos seminários temáticos, conforme os seguintes temas:


DESENVOLVIMENTO, CIDADANIA e INFRAESTRUTURA.

Para organizar o debate dentro dos três temas estabelecidos foram criadas as subcomissões temáticas, levando o nome de cada um dos temas acima. Como etapa preparatória aos seminários cada subcomissão realizará reuniões com intuito de debater e colher propostas no que se refere ao tema discutido. Estas propostas serão apresentadas nos seminários para então serem discutidas no grande grupo, e após sistematização das mesmas encaminhadas ao I Congresso da Cidade. Nesta mesma etapa serão eleitos delegados com o seguinte critério: a cada três pessoas participantes, um delegado eleito.
2ª ETAPA:
A segunda etapa consiste na realização de plenárias populares nos quatro quadrantes da cidade de Canoas, tendo como objetivo o debate e a colheita de propostas para serem encaminhadas
ao I Congresso da Cidade de Canoas. Nesta mesma etapa serão eleitos delegados com o seguinte critério: a cada três pessoas participantes, um delegado eleito.
3ª ETAPA:
A terceira etapa será a realização do I Congresso da Cidade de Canoas, reunindo o resultado da 1ª e da 2ª etapas, votando as mesmas através dos delegados eleitos, ouvindo palestrantes nas áreas
e traçando as diretrizes do planejamento da cidade para os próximos dez anos que seguirão (2011-2021).