sábado, 12 de março de 2011

Infraestrutura


Aos poucos, no entorno de um rio, de uma estrada, de uma ferrovia, os povos vão construindo suas moradias, seus comércios, suas fábricas, suas escolas e enfim sua cidade. É assim desde que as pessoas começaram a morar em comunidade, para poder viver melhor.
Em Canoas não é diferente, fomos aos poucos construindo uma cidade e com isso suas belezas, suas ruas, seus bairros. E, muitas vezes desordenadamente, fomos aumentando, das canoas e a estação férrea para seis estações do Trensurb, da estradinha a BR-116, a BR-386, as avenidas Boqueirão, Rio Grande do Sul, Guilherme Schell, Victor Barreto, entre outras. Continuamos crescendo, com cada vez mais gente vindo morar aqui.
Criamos o plano diretor, um novo modelo de construir a cidade, nem sempre respeitado ou consultado nesse desenvolvimento acelerado. A cidade cresce assim, novos desafios são criados e, de tempos em tempos, devemos parar e pensar o futuro. Um futuro com data definida e um futuro atingível onde poderemos revisar os planos anteriores, os erros e acertos na busca de uma Canoas melhor, com mais qualidade de vida e infraestrutura viária, com info-vias, redes de saneamento básico, energia elétrica, transporte e mobilidade adequados e compatíveis com esta cidade nova que queremos.
Com esses avanços na infraestrutura e mobilidade, Canoas poderá fortalecer-se ainda mais como referência em moradia e serviços de qualidade, atraindo moradores de toda a Região Metropolitana, em especial de Porto Alegre. O deslocamento de trabalhadores e estudantes entre os diversos pólos e distritos industriais tanto para as áreas centrais e residenciais de Canoas quanto para a Região Metropolitana deve ser considerado, baseando-se em soluções simples e inovadoras. Da mesma forma, o acesso e visibilidade da cidade por parte do visitante e a integração dos diferentes modais logísticos para garantir competitividade às empresas da cidade.
Como marco dessa nova etapa de integração, inovação, humanização e sustentabilidade, o Congresso da Cidade e a estratégia 2011-2021 deverão considerar alternativas para que a divisão territorial seja vencida definitivamente a partir de um elo físico entre as duas metades da cidade a ser viabilizado durante este período. Assim tornaremos nossa cidade atrativa para todos que passarem por aqui.




Luiz Carlos Bertotto
Secretário Municipal de Transporte e Mobilidade 

Amanda Zulke e Daiane Poitevin

Portal do Futuro: Conheça a BOX interativa do Congresso da Cidade

Foto: Rhian Berghetti




A estrutura montada na Escola Theodoro Boegen, no bairro Niterói, despertou a curiosidade de quem passava pelo local. Apesar da timidez inicial, muitos pais, alunos e funcionários da escola mostraram-se interessados e motivados em participar.
Se tratava do Portal do Futuro - box itinerante personalizado pela Agência Escala, com o projeto visual do Congresso da Cidade - onde a equipe de Jornalismo da Secretaria de Comunicação, começou a gravar entrevistas para saber o que a comunidade espera para Canoas nos próximos dez anos.
A pergunta é tema do 1º Congresso da Cidade, que acontecerá no dia 14 e 15 de abril e tem como objetivo de planejar melhorias para o município.
O Portal do Futuro permanecerá, neste sábado, no interior da escola em razão do Prefeitura na Rua que será realizado em frente a instituição.
Na próxima semana, nos dias 14 a 16 de março, a população poderá participar na região central, no Calçadão de Canoas. Nos dias 17 a 20 de março o Portal estará no Canoas Shoping.
A ação será finalizada com a exibição dos vídeos, dos depoimentos captados, no HANGAR 2021 que será montado também no Calçadão, nos dia 22, 23 e 24 deste mês. Será a oportunidade de todos assistirem o que o povo canoense projeta para o município.
O 1º Congresso da Cidade é um projeto da Prefeitura, através da Secretaria de Relações Institucionais.
Priscilla Freitas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fala subprefeito!

Subprefeito Região Nordeste

Francisco da Mensagem
Idade: 43 anos
Canoense por opção


Blog do Congresso – Você é natural de Canoas? Se não, onde você nasceu, quando veio para Canoas e por que?

Francisco da Mensagem – Não sou de Canoas. Nasci em Santa Vitória do Palmar e me criei em Cruz Alta. Vim para Canoas em 1997 porque me brilhava nos olhos as oportunidades desta terra.

Blog – O que mudou em Canoas nos últimos dois anos?

Francisco da Mensagem – Principalmente o resgate da auto-estima canoense. A comunidade voltou a acreditar no processo de participação popular, que antes não existia. Também destaco a limpeza da cidade, a segurança e a criação de uma agenda cultural. O envolvimento do poder público Também mudou muito.

Blog – O que mais lhe chama a atenção na cidade?

Francisco da Mensagem – A beleza que está ficando a cidade, principalmente nos principais pontos como a praça do Avião. Destaque também para o ajardinamento e a limpeza.

Blog – O que você espera para Canoas nos últimos dois anos?

Francisco da Mensagem – Espero que a cidade mantenha para melhor o que já está se destacando hoje. Que sejamos conhecidos como a cidade das oportunidades, que seja um atrativo para as empresas e que seja reconhecida como um centro de desenvolvimento.

Blog – Qual a importância do Congresso da Cidade para Canoas e sua população?

Francisco da Mensagem – O Congresso faz com que a comunidade ajude (o poder público) a pensar na cidade. Que a população seja protagonista em um processo para os próximos dez anos. É fantástico. O Congresso vai alterar para melhor a vida das pessoas. Encontramos uma cidade que não pensava no seu futuro, apenas enxergava as urgências e emergências.

Daiane Poitevin

Conheça nossos Bairros

Bairro Mathias Velho Região Noroeste
População: 52.317 habitantes
Comércio: 907
Indústria: 22
Postos de saúde: 4


HPSC fica localizado no bairro
É o bairro com maior população do município. Encontram-se no Mathias Velho inúmeras escolas estaduais, municipais e particulares, lojas, microempresas, praças, clubes de futebol amador, entre outros. É lá também que se localiza o Hospital de Pronto Socorro de Canoas, um posto do Corpo de Bombeiros, um Centro Social Urbano e a Subprefeitura da Região Noroeste. A principal avenida do bairro é a Rio Grande do Sul, uma das principais do município.


Daiane Poitevin

Congresso é notícia!

O 1º Congresso da Cidade foi notícia nos jornais Mais Canoas, da Zero Hora, O Timoneiro e Diário de Canoas desta sexta-feira, dia 11 de março. Veja reportagens abaixo:

11/03/2011
Diário de Canoas
Comunidade | Pág. 10
Clipado em 11/03/2011 04:03:58


Prefeitura monta Box Itinerante em frente de escola no sábado


Canoas - Nos dias 14 e 15 de abril acontecerá no Unilasalle o 1° Congresso da Cidade, que tem como finalidade planejar Canoas para os próximos dez anos. Para promover esse evento, foi montado em frente à Escola Municipal Theodoro Bogen, no bairro Niterói, um Box Itinerante, que irá gravar depoimentos em vídeo da população, a partir das 9h de hoje. Respondendo a pergunta 'Como deve ser Canoas nos próximos dez anos?', os cidadãos estão convidados a participar, com sugestões e opiniões. "As respostas são livres e irão ajudar a melhorar a cidade", diz o secretário da Comunicação, Evandro Dias Gomes.

0 Box Itinerante ficará em frente à escola hoje e amanhã, quando ocorrerá também o Prefeitura na Rua, que acontece todos os sábados em um bairro diferente da cidade. Lá também estarão mulheres vestidas de aeromoça e distribuirão um 'cartão de embarque' para o Congresso da Cidade.
Se receberem autorização pelos direitos de imagem, a Prefeitura utilizará os depoimentos em Plenárias e no próprio Congresso, além de serem exibidas em uma espécie de hangar, que será montado no Calçadão de Canoas, durante os dias 22, 23e 24 de março.

LOCAIS E MAIS INFORMAÇÕES

■ 0 Box Itinerante passará por outros locais da cidade para que todos os canoenses possam contribuir para a melhoria da cidade
■ Dos dias 14 a 16 de março, o Box estará no Calçadão de Canoas, e de 17 a 20 no Canoas Shopping
■ Quem quiser mais informações pode acessar o blog oficial do 1º Congresso da Cidade:www.congressodacidade.blogspot.com.

11/03/2011
Mais Canoas
Geral | Pág. 5
Clipado em 11/03/2011 03:03:01


1º Congresso da Cidade


Os moradores de Canoas já podem contribuir para a formação do 1º Congresso da Cidade. Os principais pontos do município receberão uma caixa, onde serão distribuídos convites para o evento. Além disso, os habitantes poderão gravar depoimentos com sugestões de projetos nos próximos 10 anos. Depois, os vídeos serão expostos no calçadão. O congresso está previsto para 14 e 15 de abril.


11/03/2011
O Timoneiro
Geral | Pág. 5
Clipado em 11/03/2011
Congresso
Na última quinta-feira, dia 10, foi montado o box itinerante que colhe depoimentos da população a respeito de "Como deve ser Canoas nos próximos 10 anos". O primeiro local visitado foi a escola Theodoro Boegen (Rua 11 de Junho, no bairro Nossa Senhora das Graças). O box ficará lá até o próximo sábado, dia 12. Após, será a vez do Calçadão de Canoas, de 14 a 16 de março e do Canoas Shopping, de 17 a 20 de março.

Daiane Poitevin

quinta-feira, 10 de março de 2011

Congresso no ar...

Quem circular pela BR-116 irá ver duas faixas nas passarelas do Calçadão e da praça do Avião, destacando a realização do 1º Congresso da Cidade. Se você ainda não viu, corra lá para ver!







Daiane Poitevin

Retire sua passagem...

Hoje à tarde será montada o Box itinerante que colherá depoimentos da população a respeito de Como deve ser Canoas nos próximos 10 anos. O primeiro local será na escola Theodoro Boegen (Rua 11 de Junho, no bairro Nossa Senhora das Graças). O box ficará lá até o dia 12 de março. Após será a vez do Calçadão de Canoas, de 14 a 16 de março, e do Canoas Shopping, de 17 a 20 de março, a receber o cenário. Passe por lá, converse com as aeromoças e pegue sua passagem que te enviará direto para o futuro de Canoas.

Daiane Poitevin

quarta-feira, 9 de março de 2011

Reunião preparatória na Região Noroeste é amanhã


A Secretaria Municipal de Relações Institucionais realiza amanhã, dia 10 de março, às 19 horas, a reunião preparatória às plenárias do 1º Congresso da Cidade na Subprefeitura Noroeste. O encontro estava previsto para o dia 1º de março, mas teve de ser cancelado. A subprefeitura Noroeste fica na rua Candelária, 441, bairro Mathias Velho.

Durante as reuniões, que já ocorreram nas regiões Nordeste, Sudoeste, e Sudeste o diretor Antônio Alberto Santos apresenta a proposta, a organização e o calendário de atividades do Congresso às lideranças locais. O consultor Gustavo Grisa aborda a importância das plenárias e solicita a ajuda do grupo para identificar o que é mais importante para ser discutido na plenária do quadrante.


Daiane Poitevin

Conheça nossos Bairros

Bairro Industrial | Região Noroeste

População: 141 habitantes
Comércio: 19
Indústria: 34
Posto de Saúde: 0
Localização: 29°52'16" Sul, 51°11'09" Oeste

Industrial é o maior bairro em área do município, mas possui uma população de somente 141 habitantes. Produzem-se grandes quantidades de arroz no bairro. O principal e único acesso é a BR-386. É considerada por quase todos como integrante do bairro Niterói, sendo que alguns moradores divergem e exigem a independência do lugar. Sua delimitação física preenche o espaço da antiga chácara Araújo.

Daiane Poitevin

Mário na Pampa

O secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, esteve na Rádio Pampa segunda-feira, dia 7, para falar sobre o 1º Congresso da Cidade. Foram cerca de 14 minutos no ar. Escute a entrevista.

Daiane Poitevin

Fala subprefeito!

A partir de hoje, iniciamos uma série de entrevistas com os subprefeitos das quatro regiões da cidade. O primeiro a ser ouvido é o subprefeito da Região Sudoeste, Pedro Bueno. Boa leitura!

Subprefeito Região Sudoeste

Pedro Bueno
Idade: 54 anos
Canoense por opção


Blog do Congresso – Você é natural de Canoas? Se não, onde você nasceu, quando veio para Canoas e porque?

Subprefeito Pedro Bueno – Sou natural de Quaraí. Em 1979 me mudei para Canoas, por questões de emprego. Recém casado procurava novos horizontes, sonhos e esperança. Na cidade de Quaraí não tinha muitas oportunidades.


Blog – O que mudou em Canoas nos últimos dois anos?

Pedro Bueno – Temos uma concepção diferente de gestão, onde o protagonismo é da população. O povo pensa, planeja o que é melhor para a cidade. Há a participação da comunidade nas questões políticas, é um trabalho em conjunto com a Prefeitura. A cidade está mais limpa, as praças reformadas.

Blog – O que mais lhe chama a atenção na cidade?

Pedro Bueno - O mais bonito da cidade é a força de reação do povo. A reação, a luta sem cessar. O trabalho, a busca da nova vida, ultrapassando  limites, barreiras, para melhorar sua vida.             

Blog – O que você espera para Canoas nos próximos dez anos?

Pedro Bueno - Que Canoas seja uma cidade mais moderna, mais segura, mais bonita, que tenha menos pobreza. Uma cidade mais humana, onde tenhamos orgulho de criar nossos filhos. Tenhamos orgulho em dizer que somos canoenses.

Blog – Qual a importância do Congresso da Cidade para Canoas e sua população?

Pedro Bueno - Em Canoas já temos propostas onde a comunidade já participa das Plenárias de Serviços, a Prefeitura na Rua, que é um projeto do prefeito Jairo Jorge e já está consolidado. A mobilização da comunidade quanto ao congresso está com um resultado positivo, a aceitação das pessoas é excelente. Este é um momento novo para a população canoense. As plenárias preparatórias para o congresso serão positivas. O enfoque é ótimo: pensar um uma cidade melhor para o futuro.

Priscilla Freitas e Daiane Poitevin

sexta-feira, 4 de março de 2011

Dias de Carnaval

Canoas será palco de um dos melhores Carnavais deste ano. No domingo, dia 6, e segunda-feira, dia 7, as escolas de samba invadem o sambódromo no Parque Eduardo Gomes para desfilar e animar os foliões. Leia mais sobre o assunto no site da Prefeitura de Canoas www.canoas.rs.gov.br. Bom desfile a todos!


Corte 2011

Daiane Poitevin