sexta-feira, 18 de março de 2011

Mário Cardoso grava seu depoimento


Foto: Ireno Jardim
O Box Itinerante recebeu uma visita ilustre na última quinta-feira, dia 17. O secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, gravou seu depoimento na “Caixa do Futuro”, que até domingo está no Canoas Shopping, à disposição dos canoenses que quiserem gravar uma resposta para a pergunta: “Como deve ser Canoas daqui a 10 anos?”

A resposta de Cardoso foi esta: "Imagino a Canoas dos nossos sonhos. Que no ano de 2021 Canoas seja mais sustentável, com mais desenvolvimento social, integrando o meio ambiente às nossas vidas. Quero uma Canoas mais humana, onde as pessoas possam exercitar a democracia participativa, decidindo as suas prioridades. Mais próspera para que a população possa projetar o futuro da nova geração, das nossas crianças e mais integrada, onde possamos quebrar as barreiras que dividem nossa cidade como a BR-116 e o metro de superfície que possamos integrar o Centro da cidade, promovendo um reordenamento”.

Vá você também gravar o seu depoimento. O material será veiculado entre os dias 22 e 24 de março, no Calçadão, em um hangar que está sendo montado no espaço.

Daiane Poitevin

 

Prefeito convida presidente da Câmara Federal a participar do Congresso

Foto: Ireno Jardim
O prefeito Jairo Jorge entregou material informativo sobre o 1º Congresso da Cidade ao presidente da Câmara de Deputados Federais, Marco Maia, que é canoense, e também o convidou para o evento, que acontecerá nos dias 14 e 15 de abril. A entrega foi feita antes da posse da secretária de Secretaria Especial de Estratégia e Inovação, Maria Eunice Wolf, no final da tarde da última quinta-feira, dia 17. Maia já havia sido informado das atividades do congresso durante visita do diretor da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Antônio Aberto dos Santos, em Brasília, há cerca de duas semanas.

Daiane Poitevin

Propostas dos delegados serão apresentadas no 2º dia de Seminário


Ontem grupos temáticos se
reuniram com os coordenadores
Hoje, a partir das 18h30, acontece o segundo dia do Seminário dos Delegados do 1º Congresso da Cidade. A atividade está ocorrendo no Colégio Luterano Concórdia, no bairro Niterói, e ontem reuniu cerca de 200 pessoas. Nesta sexta-feira, dia 18, os coordenadores dos cinco grupos temáticos (Mais Sustentável, Mais Humana, Mais Integrada, Mais Inovadora, e Mais Próspera) voltam a se encontrar no ginásio para apresentarem a proposta de estratégia da cidade 2011 - 2021 e discutirem as ações em plenária.

PROGRAMAÇÃO:

18h30 - Abertura
18h50 - Proposta de estratégia da cidade - visão geral
19h10 - Discussão das iniciativas e ações da proposta de estratégia da cidade 2011 - 2021 - em plenária
21h10 - Chamada para as plenárias rpopulares e 1º Congresso da Cidade. Encerramento.

Daiane Poitevin

quinta-feira, 17 de março de 2011

1º dia do Seminário dos Delegados tem público de aproximadamente 200 pessoas

Primeiro dia do Seminário serviu para
delegados discutirem principais ações

Discutir as iniciativas e ações das propostas de estratégia da cidade nos próximos 10 anos em grupos temáticos. Esse foi o objetivo do primeiro dia do Seminário dos Delegados, que se iniciou no final da tarde desta quinta-feira, dia 17, e segue até amanhã, dia 18, no Colégio Luterano Concórdia. A atividade faz parte da programação do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril.

Cerca de 200 delegados compareceram à escola. Na abertura, o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Seminário e do Congresso.  Ele também apresentou o calendário de atividades e salientou todas as etapas realizadas até agora. Outros assuntos abordados foram a montagem do Hangar no Calçadão, de 22 a 24 de março e as datas das plenárias populares.

O secretário lembrou que o Congresso começou a ser desenhado no dia 14 de abril de 2010 e que a data é estratégica por que neste mesmo dia, no ano de 1874, se iniciou o povoamento de Canoas, com a inauguração da estação férrea onde hoje é a Fundação Cultural.

Após, os delegados foram divididos em cinco grupos temáticos (Mais Sustentável, Mais Humana, Mais Integrada, Mais Inovadora, Mais Próspera) e, junto com os coordenadores de cada grupo foram para salas separadas, onde debateram os temas por cerca de 40 minutos. O resultado das discussões será apresentado nesta sexta-feira, no segundo e último dia de atividades do Seminário.

Daiane Poitevin

Conheça nossos Bairros

Bairro Nossa Senhora das Graças | Região Sudeste


População: 17.873 habitantes
Comércio: 441
Indústria: 4
Posto de saúde: 1

No Nossa Senhora das Graças situam-se dois órgãos muito importantes para a cidade, o Hospital Nossa Senhora das Graças e o Corpo de Bombeiros. Muito importantes também para a comunidade local são o Colégio Espirito Santo e a Igreja Nossa Senhora das Graças. Antes do nome pelo qual o bairro hoje é conhecido, era chamado  de Chacara Barreto, nome dado pelo proprietário daquelas terras.

Daiane Poitevin

Seminário dos Delegados começa hoje, no bairro Niterói

Começa hoje o Seminário dos Delegados do 1º Congresso da Cidade. A atividade será no Colégio Luterano Concórdia, no bairro Niterói, a partir das 18h30. No primeiro dia serão identificadas, em grupos, as contribuições dos delegados eleitos nos Seminários Temáticos para a Estratégia da Cidade 2011-2021. Já no dia 18 haverá a apresentação e debate, em plenária, das contribuições dos delegados eleitos nos
Seminários Temáticos.

PROGRAMAÇÃO:

17/03
18h30 - Abertura
18h50 - 19 horas - Objetivos e dinâmica do Seminário dos Delegados
19h20 - Discussão das iniciativas e ações da proposta de estratégia da Cidade 2011-2021 em cinco grupos de trabalho
21h30 - Encerramento do 1º dia

18/03


18h30 - Abertura
18h50 - Proposta de estratégia da cidade - visão geral
19h10 - Discussão em plenária das iniciativas e ações da proposta de estratégia da cidade 2011-2021
21h10 - Chamada para plenárias regionais e 1º Congresso da Cidade.

Daiane Poitevin

quarta-feira, 16 de março de 2011

Coordenação do 1º Congresso da Cidade debate próximas atividades

Foto: Daiane Poitevin


Os coordenadores do 1º Congresso da Cidade se reuniram, na manhã de hoje, para debater a programação de atividades até a data do evento, que será realizado nos dias 14 e 15 de abril. O encontro contou com a participação do secretário adjunto de Relações Institucionais, Anderson Fraga, do diretor Antônio Alberto dos Santos, e do consultor da Agência Futuro, Gustavo Grisa, e ocorreu na sede do Instituto Canoas XXI.

Em um primeiro momento, Grisa fez um breve relato das reuniões preparatórias às plenárias, que ocorreram no final de fevereiro e início de março. Segundo ele, cada quadrante do município têm prioridades e realidades distintas. “Todo este material será aprimorado para as plenárias”, afirmou.

Após, foi apresentado aos participantes uma proposta de programação para as quatro plenárias populares, que se iniciam no dia 28 e seguem até 31 de março, nos bairros Niterói, Rio Branco, Mathias Velho e Guajuviras. A ideia é que comecem às 18 horas, quando ocorre o credenciamento dos participantes e sejam concluídas às 22 horas, quando as pessoas serão convocadas a participar do 1º Congresso da Cidade. Durante estes quatro dias serão eleitos os delegados que representarão a população no Congresso.

Em seguida, o consultor falou sobre o Seminário dos Delegados, que acontece entre amanhã, dia 17 e sexta-feira, dia 18, no Colégio Luterano Concórdia (rua Capistrano de Abreu, 299, no bairro Niterói). Na oportunidade, foi destacada a programação do evento e salientado os objetivos. As propostas de estratégia da cidade 2011 – 2021 serão discutidas em cinco grupos de trabalho. São eles: Mais Sustentável, Mais Humana, Mais Integrada, Mais Inovadora e Mais Próspera.

Daiane Poitevin

terça-feira, 15 de março de 2011

Seminário dos Delegados do 1º Congresso da Cidade começa nesta quinta

Nesta quinta-feira, dia 17, os delegados do 1º Congresso da Cidade, participam de Seminário no Colégio Luterano Concórdia. Na oportunidade, o grupo irá debater as iniciativas e ações da proposta de estratégia da cidade de 2010 a 2021. A abertura do evento está prevista para às 18h30. A atividade continua na sexta-feira, dia 18, quando serão destacadas ainda as plenárias regionais, que se iniciam no dia 28 e seguem até 31 de março. O 1º Congresso da Cidade ocorrerá nos dias 14 e 15 de abril, no Unilasalle.

Daiane Poitevin

Conheça nossos Bairros

Bairro Niterói | Região Sudeste
População: 41.874 habitantes
Comércio: 1.239
Indústria: 25
Postos de saúde: 4

Praça Dona Mocinha fica
localizada no Niterói
É o segundo bairro mais populoso do município. Lá existe uma estação do Trensurb, também há duas escolas de samba, a Acadêmicos de Niterói e a Imperatriz da Grande Niterói.O Niterói tem como suas principais ruas a Venâncio Aires, Júlio de Castilhos e Tamoio. O bairro hoje se caracteriza pela forte presença do comércio e indústrias.

Daiane Poitevin

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cics entrega sugestões para o Congresso da Cidade

Encontro ocorreu na Cics


A diretoria da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics) realizou hoje a entrega oficial de suas sugestões para a comissão organizadora do 1º Congresso da Cidade, que entre outros objetivos pretende planejar o município para os próximos dez anos.

Na presença do secretário municipal de Relações Institucionais de Canoas, Mário Cardoso, do consultor da Agência Futuro, Gustavo Grisa, e do presidente do Instituto Canoas XXI, Beto Steinmetz, entre outros representantes do poder público, o presidente da Cics, Paulo Fritzen, destacou o papel que a entidade sempre teve quanto ao desenvolvimento de Canoas, lembrando a importância da iniciativa que prevê o planejamento organizado da cidade.

Para o secretário Mário Cardoso, a participação efetiva das entidades, em especial da Cics, é de fundamental importância para o sucesso do trabalho. Leia a matéria completa no http://www.canoas.rs.gov.br/.

Daiane Poitevin


Região Noroeste planeja plenária do quadrante

A última reunião preparatória para as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade ocorreu no dia 10 de março, na Subprefeitura da Região Noroeste. Na oportunidade, o diretor da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Antônio Alberto dos Santos, apresentou a equipe de trabalho e expôs a programação da reunião (objetivos, atividades e histórico das atividades do 1º Congresso da Cidade).

Após, o consultor Gustavo Grisa sinalizou a importância do tema e a diferença entre as atividades de participação popular proporcionadas pelo Governo, através das plenárias de serviços e o Orçamento Participativo.

As prioridades levantadas pelas comunidades da região, dentre outras, foram: infraestrutura e mobilidade: desenvolvimento sustentável, impacto social e ambiental no quadrante com a BR-448; Plano emergencial de alagamento; acesso, acessibilidade, sinalização e ordenamento de espaços nas principais avenidas; construção de uma Perimetral. Além de regularização fundiária e oferta habitacional, de acordo com as mudanças projetadas para o quadrante; melhorar o atendimento e o agendamento nos postos de saúde; qualificar e criar espaços público de lazer com equipamentos e programas; Economia Solidária: emprego para os excluídos (idosos, mulheres, negros e jovens); extensão do programa Pronasci para o quadrante.

As plenárias populares ocorrem de 28 a 31 de março. E o 1º Congresso da Cidade nos dias 14 e 15 de abril.

Daiane Poitevin


Fala subprefeito!

Paulo Accinelli
Idade: 40 anos 
Canoense

Blog do Congresso – Você é natural de Canoas? Se não, onde você nasceu, quando veio para Canoas e por que?

Paulo Accinelli – Nasci em Canoas. Morou no bairro Igara e desde os anos 80 moro no bairro Niterói.

Blog – O que mudou em Canoas nos últimos dois anos?

Accinelli – A cidade está mais limpa. Há mais planejamento para a cidade, mais execução nas metas propostas.

Blog – O que mais lhe chama a atenção na cidade?

Accinelli – Apesar de ser uma metrópole, Canoas é uma cidade onde todos se conhecem.

Blog – O que você espera para Canoas nos últimos dois anos?

Accinelli – Espero uma cidade ainda mais organizada, mais segura, com um meio ambiente melhor.

Blog – Qual a importância do Congresso da Cidade para Canoas e sua população?

Accinelli – Quanto mais planejado, as coisas acontecem melhor. Com o congresso as metas serão melhores pensadas, organizadas. Um planejamento de qualidade de vida melhor para todos os canoenses.

Priscilla Freitas e Daiane Poitevin