quarta-feira, 30 de março de 2011

Plenária de hoje é na Região Nordeste

A comunidade dos bairros que compõe a Região Nordeste receberá hoje a terceira plenária popular do 1º Congresso da Cidade. O encontro será na Liga Canoense de Futebol, que fica na avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha, e se inicia às 18h30. O prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita Beth Colombo, e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso participam da atividade.

Será a oportunidade para a população debater as prioridades do quadrante e eleger os delegados que representarão a região no 1º Congresso da Cidade, que acontece entre os dias 14 e 15 de abril. A cada três participantes da plenária é eleito um delegado.

Na quinta-feira, dia 31, acontece a quarta e última plenária popular, na Região Noroeste. O encontro ocorrerá na escola municipal de educação fundamental Thiago Wurth, que fica na avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho.

Daiane Poitevin

Segunda noite de plenária do Congresso da Cidade reforça mobilização social

Foto: Ireno Jardim
Aconteceu nesta terça-feira, dia 29, a segunda plenária popular do 1º Congresso da Cidade. Moradores da região Sudeste deixaram de lado seus compromissos pessoais e foram arquitetar o futuro de Canoas junto ao poder público. Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, do secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, do subprefeito Paulo Acinelli, do diretor da agência Futuro, Gustavo Grisa, do presidente da Uamca, José Alvarez Rocha, e de secretários municipais, a plenária contou com expressiva participação da comunidade dos bairros da região.

Entender como se dá o processo do 1º Congresso, sugerir diretrizes e ações e, assim, participar efetivamente da construção de uma cidade melhor para todos foi a motivação que levou os moradores à plenária. Segundo o secretário Mário Cardoso, o momento de reflexão busca oportunizar à população desenhar o futuro que almeja para a sua cidade. “É preciso, portanto, conhecer sua história e estabelecer uma relação com o presente para poder planejar o futuro de Canoas”, afirmou.

O orgulho de ser canoense e o amor por estas terras permearam a fala tanto de moradores como de representantes do poder público. Ao buscar soluções para uma cidade mais completa, moderna e portadora de serviços de referência a população demonstra a sintonia como o atual governo. Para o prefeito Jairo Jorge, é necessário pensar junto sobre qual Canoas deve nascer com o trabalho coletivo. “Não podemos aceitar que a nossa cidade esqueça os rios ou não tenha alguns serviços na área da saúde, por exemplo, mas isso é uma meta para conquistarmos; não é com uma varinha de condão que conseguimos, é sim com união e muito trabalho”, garantiu, convocando todos a participar.

A vontade de enxergar e desfrutar do desenvolvimento da cidade que mora desde 1976 fez com que Iara Silvia Ferretto se inscrevesse para falar ao microfone durante a plenária. Aos olhos dela, outro viaduto para atravessar de um lado a outro da BR-116 e a continuidade dos movimentos de embelezamento das ruas e praças do município são iniciativas que deixarão Canoas ainda melhor. “Também sugiro que possamos oferecer mais programações culturais, pois são coisas importantes para o ser humano viver feliz”, declarou a moradora da vila Ideal.

No total, 371 inscritos fizeram parte de mais um momento de grande importância para o planejamento da cidade. Ainda na noite, 99 delegados foram inscritos – que somados aos 71 destacados na plenária de ontem, aos nomes desta quarta e quinta-feira e aos 267 delegados eleitos nos Seminários Temáticos formarão a Comissão de Delegados do 1º Congresso da Cidade, tendo como nobre missão acompanhar e construir junto à Prefeitura Municipal o andamento do processo de estratégia de futuro para Canoas.

Amanda Utzig Zulke

terça-feira, 29 de março de 2011

Hoje a plenária é na Região Sudeste

A população da Região Sudeste é convidada a participar da segunda plenária popular do 1º Congresso da Cidade, que ocorrerá a partir das 18h30 desta terça-feira, dia 29. Na ocasião, o público irá debater as prioridades do quadrante e eleger os delegados que os representarão nos dois dias do Congresso - 14 e 15 de abril. A cada três participantes é eleito um delegado.

O prefeito Jairo Jorge e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, irão participar da reunião no salão ao lado do Grêmio Niterói, na rua Marechal Rondon, bairro Niterói.

As plenárias prosseguem amanhã, dia 30, e quinta-feira, dia 31, nas regiões Nordeste e Noroeste, respectivamente. Na quarta-feira, o encontro será na Liga Canoense de Futebol (avenida A.J. renner, bairro Estância Velha) e na quinta-feira, na escola municipal de ensino fundamental Thiago Wurth (avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho).

Daiane Poitevin

Região Sudoeste destaca 71 delegados para o 1º Congresso da Cidade

Foto: Ireno Jardim

O futuro é agora. Com estas palavras, o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura, Mário Cardoso, avaliou a primeira plenária do Congresso da cidade, realizada na noite de segunda-feira, 28. Cerca de 400 pessoas (público estimado que passou pelo local) estiveram presentes no DTG Piazitos do Sul, região Sudoeste da cidade.

O encontro reuniu moradores dos bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande. Ao todo, foram contabilizados 305 inscritos no evento. Destes, foram escolhidos por aclamação 71 delegados que representarão a região no 1º Congresso da Cidade, que acontecerá nos dias 14 e 15 de Abril, no Unilasalle.

Durante a plenária, a população pode conhecer as diretrizes das ações estratégicas escolhidas em reuniões realizadas em cada um dos quadrantes da cidade, junto à população, e que se propõem a formatação de uma cidade sustentável, humana, integrada, inovadora, próspera e atrativa do ponto de vista empreendedor. Para se chegar a esses contextos, as discussões incluíram a coleta de informações a respeito de melhorias em infra-estrutura, transporte, mobilidade, além de ações como educação e saúde.

O público pode opinar, e 17 pessoas manifestaram-se, ora reforçando pontos de melhorias para a região, ora tecendo comentários sobre a inovadora proposta de planejamento da cidade para seu crescimento, com a participação de seu povo.

O prefeito Jairo Jorge ressaltou ao final da plenária, a positiva participação da população. “Hoje estamos fazendo a história da cidade, pois estamos discutindo o futuro de Canoas. O futuro que nasce a partir de idéias, opiniões e faz com que cada um de nós, tenha orgulho de ser canoense”, disse.

Além do prefeito, estiveram presentes o representante da Comissão Organizadora do Congresso da Cidade, Antonio Federizzi; o consultor Gustavo Grizzi; os vereadores Ivo Fiorotti e Almiro Gerarth, o Cebola; o sub prefeito da região, Pedro Bueno e a vice prefeita Betho Colombo, que destacou a construção “participativa da cidade que deixaremos para nossos filhos e netos”.

As plenárias seguem nesta terça-feira, 29, e nos dias 30 e 31 de março, nas regiões Sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente.

1º CONGRESSO DA CIDADE 

O 1º Congresso da Cidade acontece entre os dias 14 e 15 de abril deste ano e tem como meta a construção democrática de um planejamento para a cidade até 2021. Através de um processo de ampla participação da sociedade, serão formuladas estratégias para os próximos 10 anos.

Jesiel B. Saldanha

segunda-feira, 28 de março de 2011

Adiada visita do prefeito a Hangar 2021

Um compromisso em Porto Alegre fez o prefeito Jairo Jorge adiar a visita que faria às 12 horas de hoje ao Hangar 2021. Ainda não há novo horário para a realização da atividade. A estrutura está montada no Calçadão da Cidade e deve permanecer no local até o dia de hoje, a princípio.

Daiane Poitevin

Região Sudoeste é a primeira a receber plenária do 1º Congresso da Cidade

Começa hoje a série de quatro plenárias populares do 1º Congresso da Cidade, que acontece entre os dias 14 e 15 de abril. A primeira região a receber o encontro será a Sudoeste, a partir das 18h30 desta segunda-feira, dia 28. Na oportunidade, além das manifestações em plenária das prioridades do quadrante, serão eleitos os delegados que representarão a Região no dia do Congresso. Além disso, a população que participar do encontro assistirá aos depoimentos feitos no Portal do Futuro e ouvirá qual o papel da plenária e do Congresso.

As plenárias continuam até quinta-feira, dia 31, sempre às 18h30, nas regiões sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente. Leia abaixo a programação dos encontros e os locais das reuniões. Venha participar você também!

PROGRAMAÇÃO:

18 horas - Credenciamento

19 horas - Apresentação de filme
Abertura - prefeito Jairo Jorge
Processo da plenária e coordenação geral - secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso

19h30 - Proposta de estratégia - Agência Futuro

19h45 - Assuntos prioritários do quadrante - um membro da Comissão Organizadora

20h20 - Manifestações - Plenária - coordenação secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso
Síntese das manifestações - Agência Futuro e Secretaria Municipal de Relações Institucionais

21h20 - Eleição dos Delegados

21h45 - Convocação para o 1º Congresso da Cidade - prefeito Jairo Jorge
Encerramento

PLENÁRIAS:

Região Sudoeste
Dia: 28 de março
Local: CTG Piazitos do Sul (rua Cairu, bairro Rio Branco)
Hora: 18h30

Região Sudeste
Dia: 29 de março
Local: Salão ao lado do Grêmio Niterói (rua Marechal Rondon, bairro Niterói)
Hora: 18h30

Região Nordeste
Dia: 30 de março
Local: Liga Canoense de Futebol (avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha)
Hora: 18h30

Região Noroeste
Dia: 31 de março
Local: EMEF Tiago Würth (avenida Rio Grande do Sul, Mathias Velho)
Hora: 18h30

Daiane Poitevin

sexta-feira, 25 de março de 2011

Congresso da Cidade: inscrições podem ser feitas em quatro estações do trensurb

Foto: Ireno Jardim
Os canoenses podem se inscrever para as plenárias do 1º Congresso da Cidade nas estações Niterói, Fátima, Mathias Velho e São Luiz, das 16 às 19h, até a próxima quinta-feira, 31. O serviço está sendo proporcionado por meio de parceria entre a Prefeitura e a Trensurb. Servidores das subprefeituras Sudeste, Sudoeste e Nordeste inscrevem os interessados e distribuem material informativo.

Na tarde desta sexta-fera, o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, e o gerente operacional da empresa, Rubens Pazin, acompanharam o trabalho na estação Niterói. Segundo Cardoso, a Trensurb é um importante parceiro porque está presente na vida e no cotidiano do povo canoense e abriu espaço para o Congresso.

Para o chefe do setor de Relações Comunitárias da Trensurb, Cláudio Carvalho, o trem agrega pessoas, ao mesmo tempo em que é um local adequado para divulgar mais um processo de participação popular em Canoas.

Cardoso e Pazin estavam acompanhados dos subprefeitos Pedro Bueno, Paulo Accinelli e Francisco da Mensagem.        

A Região Sudoeste será a primeira a receber as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade. A atividade será na próxima segunda-feira, dia 28 de março. Na oportunidade, além das manifestações das prioridades do quadrante, serão eleitos os delegados que representarão a região no dia do congresso. As plenárias seguem nos dias 29, 30 e 31 de março, nas regiões Sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente.

Eoá da Rosa

Hangar 2021 receberá visita ilustre

O prefeito Jairo Jorge irá visitar as instalações do Hangar 2021 na próxima segunda-feira, dia 28, ao meio-dia. Na ocasião, Jairo conhecerá o espaço que está localizado no Calçadão de Canoas desde o dia 22 e participará das atividades realizadas dentro da estrutura. O hangar 2021 é uma das ações do 1º Congresso da Cidade, que acontecerá netre os dias 14 e 15 de abril. 

Daiane Poitevin

Secretário Mário acompanha inscrições na estação Niterói

O secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, o adjunto, Anderson Fraga, e o diretor Antônio Alberto dos Santos, estarão daqui a pouco, às 15 horas, na estação de trem Niterói, acompanhando o processo de inscrições para o 1º Congresso da Cidade. Na oportunidade, será firmado acordo de cooperação entre a Prefeitura e a Trensurb.

As inscrições seguem até o dia 31 de março, das 16 às 19 horas, nas estações Niterói, Mathias Velho, São Luiz e Fátima.

Daiane Poitevin

Sucesso do Hangar 2021 continua

Como já foi noticiado aqui, o sucesso do Hangar 2021, localizado no Caçadão de Canoas, só está aumentando e por isso também foi aumentado o tempo de permanência da estrutura no Centro. Era para o Hangar ser fechado no dia de hoje, mas ele permanecerá aberto até a próxima segunda-feira, dia 28, quando se iniciam as plenárias regionais do 1º Congresso da Cidade nos quadrantes. O espaço será fechado apenas no domingo, dia 27, reabrindo no início da próxima semana.

Quem ainda não esteve no local não pode deixar esta chance passar. Ali, além de ver os depoimentos dos canoenses sobre "Como deve ser Canoas nos próximos 10 anos", a pessoas poderá conferir informações importantes sobre a cidade, coletadas pela Instituto Canoas XXI, ler redações de estudantes do 8º ano da rede municipal e ver os aviões de papel produzidos pelos alunos do 4º ano.´Também estão previstas atividades culturais que ainda estão sendo fechadas junto à Secretaria Municipal de Cultura. Em breve, novidades! Não perca esta última oportunidade!!!

Daiane Poitevin

Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas é tema de debate

Secretário Mário fez a abertura do 2º dia do
Seminário no IFRS. Foto: Ireno Jardim

A realização do 1º Congresso da Cidade, nos dias 14 e 15 de abril foi bastante homenageada pelos painelistas que participaram do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Canoas, na quarta-feira, dia 23, e hoje pela manhã. A abertura da atividade nesta sexta-feira contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso.

A coordenadora do IFRS Canoas, Janete Comaru Jachetti, destacou que “é através do debate que surgem novas ideias e propostas”. Destacou também que o Seminário realizado no campus serviria de elemento para levar ao 1º Congresso da Cidade, além de despertar nos participantes o desejo de ser um dos delegados do evento municipal.

O secretário Mário contou todo o processo que está sendo desenvolvido, desde 14 de abri de 2010, para a realização do congresso em abril próximo, com a participação da comunidade canoense. Lembrou das plenárias regionais, que se iniciam no próximo dia 28 e seguem até 31 de março. “Será uma oportunidade para a população debater e formatar a estratégia do município para os próximos 10 anos e eleger os seus representantes. Enquanto gestores, nós passamos, mas o exercício de cidadania fica”, afirmou. Ele falou brevemente ainda sobre o Orçamento Participativo, Plenárias de Serviço e Prefeitura na Rua.

O painel Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas se iniciou por volta das 10 horas. Cada um dos seis participantes teve 15 minutos para explanar suas ideias e após o espaço foi aberto a perguntas. O primeiro a falar foi o superintendente de Design e Relações Intitucionais da empresa pública Ceitec S.A. Ele abordou o case da empresa, desde a sua formação até os dias de hoje, destacando a importância de acordos entre as empresas, os governos e universidades.

O segundo a falr foi o vice-presidente de Logística da SETCERGS, Frank Woodhead. De acordo com ele, Canoas tem sérios problemas de logística e o 1º Congresso da Cidade servirá para o planejamento estratégico destas situações. Comentou sobre o colapso enfrentado pela BR-116, a BR-448 e a RS-010. “O que falta nos municípios é fazer discussões públicas sobre o que precisamos na área de infraestrutura”. O presidente do Canoas XXI, Luiz Roberto Steinmetz, e a representante da entidade, Bernadete Konzen, explanaram a respeito dos dados informativos de Canoas. Eles salientaram que a cidade tem o segundo maior Produto Interno Bruto do Estado e a quarta em número de habitantes, entre outros. “Mas não adianta o desenvolvimento econômico sem o desenvolvimento social, por isso a Prefeitura tem um sistema de participação cidadã. Queremos que Canoas seja mais atrativa daqui a 10 anos”.

Bernadete falou sobre a importância da Granpal, que está tentando quebrar o isolamento dos municípios e implantar estratégias para a Região Metropolitana. “O impacto da falta de um planejamento estratégico é grande e exige grandes investimentos, por isso a necessidade do 1º Congresso da Cidade”. O último a falar foi o diretor da Agência Gaúcha de Investimentos, representando o Governo do Estado, Sérgio Roberto Kapron. Ele comentou o que o Estado está fazendo para promover o desenvolvimento da população gaúcha, em todos os âmbitos. O moderador do painel foi o pró-reitor de extensão do IFRS, Lenir Hannecker. O diretor geral do IFRS Campus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoy, também marcou presença.

Daiane Poitevin

Planejamento ambiental debatido no Hangar do 1º Congresso da Cidade

Planejamento ambiental foi o tema debatido no final da tarde desta quinta-feira no Hangar 2021, do 1º Congresso da Cidade, montado no Calçadão da Tiradentes. Participaram como convidados arquiteta do Departamento Ambiental da Fepam, Ana Rosa Bered, e o diretor-executivo do Pró-Sinos, Júlio Dorneles, tendo como mediador do secretário adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Manoel Miranda.

Ana destacou a importância do planejamento para o desenvolvimento sustentável, lembrando que o Estatuto das Cidades determina que os municípios planejem seus territórios. Disse que, para isso, devem cobrar regras regionais do Estado e da União. Para a arquiteta, o Plano Diretor é o instrumento mais adequado para a implementação de políticas públicas e deve ser claro e acessível. Defendeu, ainda, que os municípios demarquem e banquem suas Áreas de Preservação Ambiental (APP), que normalmente são de risco, e regularizem locais ocupados.

Problemas comuns

Júlio Dorneles explicou que o Pró-Sinos, criado em 2006, após a mortandade histórica de peixes no Rio dos Sinos, é um consórcio que reúne atualmente 23 municípios da Região Metropolitana e Vale do Sinos interessados em enfrentar problemas comuns, especialmente nas áreas de saneamento e gestão ambiental. Observou que as intervenções, necessárias para implantar projetos de interesse geral, normalmente enfrentam resistência, devido a questões culturais e situações consolidadas. Ele afirmou que Canoas possui uma “extraordinária riqueza humana”, que por meio de processos participativos, como o Congresso da Cidade, vai contribuir para uma “nova cidade”.
Após as manifestações, os presentes comentaram o tema e fizeram perguntas.

Eloá da Rosa