sexta-feira, 1 de abril de 2011

Plenárias elegem 606 delegados para o 1º Congresso da Cidade

Foto: Paula Vinhas

O 1º Congresso da Cidade, que ocorrerá em 14 e 15 de abril, no Unilasalle, terá 606 delegados, eleitos nas Plenárias Populares, realizadas nos quatro quadrantes, desde segunda-feira, 28. A última foi da região Noroeste, na noite desta quinta-feira, que reuniu 373 inscritos na Escola Municipal Thiago Würth, bairro Mathias Velho. No total, foram cerca de 1,4 mil participantes. Essa foi a etapa final de preparação do Congresso, que vai projetar a cidade para os próximos dez anos. Serão discutidas e votadas 42 iniciativas e 102 ações estratégicas para tornar Canoas mais sustentável, mais humana, mais inovadora, mais próspera e mais atrativa.

Propostas

O assunto em destaque proposto nas reuniões preliminares com lideranças da região Noroeste foi a adaptação e integração à BR-448, o impacto ambiental causado pela construção da rodovia e a ocupação desordenada às margens.

Durante as manifestações livres, a população abordou a necessidade de espaço fixo para a comercialização dos produtos da Economia Solidária, controle da poluição sonora e do ar, de melhorar o transporte coletivo, a reciclagem do lixo, a acessibilidade, pavimentação das ruas, o combate às drogas e a segurança, além de aumentar vagas na Educação Infantil. Também propôs campanhas de educação para evitar que as pessoas joguem lixo nas ruas.

O prefeito Jairo Jorge comentou todas as propostas, destacando a importância delas, relatou algumas ações em andamento e anunciou que Canoas apresentará projeto ao governo federal para rebaixamento da linha do trem no Centro da cidade, o que exigirá investimento de R$ 198 milhões.

Desafio
Jairo lembrou do tempo em que os canoenses tinham vergonha de sua cidade, situação que já mudou com a participação de todos. Segundo ele, o desafio do Congresso é “pensar a cidade do futuro e o futuro da cidade”.

A vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, destacou que o governo está dividindo com a população a responsabilidade de decidir o que fazer pelo município na próxima década.

O secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso, apresentou todas as etapas de preparação do Congresso, iniciada há 11 meses, e a metodologia de trabalho da noite. Integraram, ainda, a mesa principal o subprefeito Júlio Ribeiro; a presidente da subseção Canoas da OAB, Neuza Bastos, que integra a comissão organizadora e o representante da Agência Futuro, que assessora os trabalhos, Gustavo Grisa. O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT) também acompanhou a Plenária

Eloá da Rosa

quinta-feira, 31 de março de 2011

Última plenária popular será na Região Noroeste

Hoje, dia 31 de março, a Prefeitura de Canoas concluirá as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade, que estão sendo realizadas nas quatro regiões do município. Nesta quinta-feira, o encontro acontece na escola municipal de ensino fundamental Thiago Wurth, que fica na avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho, a partir das 18h30. O prefeito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo, e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, participam da atividade.

Os moradores da Região Noroeste poderão discutir as suas prioridades e eleger os delegados que os representarão no Congresso, que ocorre nos dias 14 e 15 de abril próximo. É importante salientar que a cada três participantes é eleito um delegado. Não perca esta oportunidade é vá participar!

Daiane Poitevin

Congresso une diferenças com otimismo na Região Nordeste

Foto: Ireno Jardim
 
A força da mobilização comunitária da Região Nordeste mais uma vez se expressou na noite desta quarta-feira, 30, durante a terceira plenária regional do 1º Congresso da Cidade, realizada na Liga Canoense de Futebol, bairro Estância Velha. “Hoje, vocês estão fazendo história aqui. Pela primeira vez, nessa noite, homens e mulheres, que amam Canoas, estão se reunindo para discutir o futuro, porque o futuro nasce do presente”, observou o prefeito Jairo Jorge na abertura do evento. A plenária contou com a presença de cerca de 400 participantes e elegeu 81 delegados.

A abertura foi marcada pelo pedido de um minuto de silêncio em memória vice-presidente José Alencar, falecido nessa semana. Em seguida, o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, fez uma breve reconstituição da trajetória do Congresso, explicando as diretrizes, os eixos temáticos norteadores desse evento e destacando a participação popular nessa iniciativa. “Esse é um processo de longo diálogo com a cidade, que começou há 10 meses, e que completa nessa noite o terceiro encontro regional, mas que será consolidado nos dias 14 e 15 de abril”, lembra.

A mesa também foi integrada pela vice-prefeita Beth Colombo, pelo vereador Emílio Neto (PT), representando a Câmara dos Vereadores, pelo presidente do Canoas XXI e integrante da comissão organizadora do Congresso, Luis Roberto Steinmetz, e pelo subprefeito da Região Nordeste, Francisco Menezes (Chico da Mensagem).

Todas as vozes
A plateia, que lotou o auditório da Liga Canoense de Futebol, foi integrada por um público de todas as idades e dos mais distantes bairros da Região Nordeste. Também foram originais e distintas as motivações que conduziram cada um ao local.

Um ponto, porém, parecia convergir entre os presentes: o desejo de ver Canoas melhor no futuro e a vontade de contribuir de algum modo para a concretização desse objetivo. “Há coisas que precisam mudar, como transporte e calçamento, mas não podemos querer tudo ao mesmo tempo, precisamos melhorar aos poucos”, avalia Celedina Sarmento da Silva, de 75 anos, ao lado de seu esposo, Ariocibes Avila Santos, com 85. Juntos, orgulhosos, exibiam a faixa de Casal Simpatia, conquistada junto ao grupo da terceira idade Viva a Vida.

A juventude, por sua vez, também compareceu em peso ao evento, seja espontaneamente, seja convidada por meio de professores, que mobilizaram suas turmas para esse processo democrático. “Acredito que a segurança é uma área que pode melhorar”, opina a estudante secundarista Karoline Kosloski, enquanto aguarda com os colegas no final da fila, enquanto faz sua inscrição como participantes.

Quando a plenária foi aberta para intervenções do público, a participação foi entusiasmática nas intervenções realizadas. “Estamos tendo avanços na cidade, mas precisamos mais para conquistar a Canoas que queremos. Somos cortados pelo Trensurb e pela BR, isso nos deixa a margem de nossos bairros vizinhos. Por isso, eu sou parceiro do senhor para fazer essa transformação”, declarou, dirigindo-se ao prefeito, o aposentado João Toreli de Oliveira, da Estância Velha.

Durante o encerramento da Plenária, o prefeito retomou novamente a palavra para ressaltar a importância da participação de todos no 1.º Congresso da Cidade. “É o povo que tem que dizer aquilo que é melhor para Canoas”, nota. Nessa ocasião, ele também aproveitou para comentar e esclarecer pontos levantados pelos presentes, a respeito das políticas públicas, como o empreendimento do distrito industrial e do parque natural no Guajuviras. “Ali, vamos ter muitas empresas, estamos com o governo do estado mecanismos para viabilizar isso; mas também queremos um parque bonito, para que as famílias canoenses possam suar, nós vamos ter um dos melhores parques da região metropolitana”, anuncia.

Jairo convidou a todos para se fazer presentes em 14 e 15 de abril, durante os dias de desfecho do Congresso. Já encerrada a plenária, o prefeito recebeu vários participantes que vieram cumprimentar-lhe e realizar comentários sobre o Congresso.

Ronaldo M. Botelho

quarta-feira, 30 de março de 2011

Plenária de hoje é na Região Nordeste

A comunidade dos bairros que compõe a Região Nordeste receberá hoje a terceira plenária popular do 1º Congresso da Cidade. O encontro será na Liga Canoense de Futebol, que fica na avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha, e se inicia às 18h30. O prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita Beth Colombo, e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso participam da atividade.

Será a oportunidade para a população debater as prioridades do quadrante e eleger os delegados que representarão a região no 1º Congresso da Cidade, que acontece entre os dias 14 e 15 de abril. A cada três participantes da plenária é eleito um delegado.

Na quinta-feira, dia 31, acontece a quarta e última plenária popular, na Região Noroeste. O encontro ocorrerá na escola municipal de educação fundamental Thiago Wurth, que fica na avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho.

Daiane Poitevin

Segunda noite de plenária do Congresso da Cidade reforça mobilização social

Foto: Ireno Jardim
Aconteceu nesta terça-feira, dia 29, a segunda plenária popular do 1º Congresso da Cidade. Moradores da região Sudeste deixaram de lado seus compromissos pessoais e foram arquitetar o futuro de Canoas junto ao poder público. Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, do secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, do subprefeito Paulo Acinelli, do diretor da agência Futuro, Gustavo Grisa, do presidente da Uamca, José Alvarez Rocha, e de secretários municipais, a plenária contou com expressiva participação da comunidade dos bairros da região.

Entender como se dá o processo do 1º Congresso, sugerir diretrizes e ações e, assim, participar efetivamente da construção de uma cidade melhor para todos foi a motivação que levou os moradores à plenária. Segundo o secretário Mário Cardoso, o momento de reflexão busca oportunizar à população desenhar o futuro que almeja para a sua cidade. “É preciso, portanto, conhecer sua história e estabelecer uma relação com o presente para poder planejar o futuro de Canoas”, afirmou.

O orgulho de ser canoense e o amor por estas terras permearam a fala tanto de moradores como de representantes do poder público. Ao buscar soluções para uma cidade mais completa, moderna e portadora de serviços de referência a população demonstra a sintonia como o atual governo. Para o prefeito Jairo Jorge, é necessário pensar junto sobre qual Canoas deve nascer com o trabalho coletivo. “Não podemos aceitar que a nossa cidade esqueça os rios ou não tenha alguns serviços na área da saúde, por exemplo, mas isso é uma meta para conquistarmos; não é com uma varinha de condão que conseguimos, é sim com união e muito trabalho”, garantiu, convocando todos a participar.

A vontade de enxergar e desfrutar do desenvolvimento da cidade que mora desde 1976 fez com que Iara Silvia Ferretto se inscrevesse para falar ao microfone durante a plenária. Aos olhos dela, outro viaduto para atravessar de um lado a outro da BR-116 e a continuidade dos movimentos de embelezamento das ruas e praças do município são iniciativas que deixarão Canoas ainda melhor. “Também sugiro que possamos oferecer mais programações culturais, pois são coisas importantes para o ser humano viver feliz”, declarou a moradora da vila Ideal.

No total, 371 inscritos fizeram parte de mais um momento de grande importância para o planejamento da cidade. Ainda na noite, 99 delegados foram inscritos – que somados aos 71 destacados na plenária de ontem, aos nomes desta quarta e quinta-feira e aos 267 delegados eleitos nos Seminários Temáticos formarão a Comissão de Delegados do 1º Congresso da Cidade, tendo como nobre missão acompanhar e construir junto à Prefeitura Municipal o andamento do processo de estratégia de futuro para Canoas.

Amanda Utzig Zulke

terça-feira, 29 de março de 2011

Hoje a plenária é na Região Sudeste

A população da Região Sudeste é convidada a participar da segunda plenária popular do 1º Congresso da Cidade, que ocorrerá a partir das 18h30 desta terça-feira, dia 29. Na ocasião, o público irá debater as prioridades do quadrante e eleger os delegados que os representarão nos dois dias do Congresso - 14 e 15 de abril. A cada três participantes é eleito um delegado.

O prefeito Jairo Jorge e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, irão participar da reunião no salão ao lado do Grêmio Niterói, na rua Marechal Rondon, bairro Niterói.

As plenárias prosseguem amanhã, dia 30, e quinta-feira, dia 31, nas regiões Nordeste e Noroeste, respectivamente. Na quarta-feira, o encontro será na Liga Canoense de Futebol (avenida A.J. renner, bairro Estância Velha) e na quinta-feira, na escola municipal de ensino fundamental Thiago Wurth (avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho).

Daiane Poitevin

Região Sudoeste destaca 71 delegados para o 1º Congresso da Cidade

Foto: Ireno Jardim

O futuro é agora. Com estas palavras, o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura, Mário Cardoso, avaliou a primeira plenária do Congresso da cidade, realizada na noite de segunda-feira, 28. Cerca de 400 pessoas (público estimado que passou pelo local) estiveram presentes no DTG Piazitos do Sul, região Sudoeste da cidade.

O encontro reuniu moradores dos bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande. Ao todo, foram contabilizados 305 inscritos no evento. Destes, foram escolhidos por aclamação 71 delegados que representarão a região no 1º Congresso da Cidade, que acontecerá nos dias 14 e 15 de Abril, no Unilasalle.

Durante a plenária, a população pode conhecer as diretrizes das ações estratégicas escolhidas em reuniões realizadas em cada um dos quadrantes da cidade, junto à população, e que se propõem a formatação de uma cidade sustentável, humana, integrada, inovadora, próspera e atrativa do ponto de vista empreendedor. Para se chegar a esses contextos, as discussões incluíram a coleta de informações a respeito de melhorias em infra-estrutura, transporte, mobilidade, além de ações como educação e saúde.

O público pode opinar, e 17 pessoas manifestaram-se, ora reforçando pontos de melhorias para a região, ora tecendo comentários sobre a inovadora proposta de planejamento da cidade para seu crescimento, com a participação de seu povo.

O prefeito Jairo Jorge ressaltou ao final da plenária, a positiva participação da população. “Hoje estamos fazendo a história da cidade, pois estamos discutindo o futuro de Canoas. O futuro que nasce a partir de idéias, opiniões e faz com que cada um de nós, tenha orgulho de ser canoense”, disse.

Além do prefeito, estiveram presentes o representante da Comissão Organizadora do Congresso da Cidade, Antonio Federizzi; o consultor Gustavo Grizzi; os vereadores Ivo Fiorotti e Almiro Gerarth, o Cebola; o sub prefeito da região, Pedro Bueno e a vice prefeita Betho Colombo, que destacou a construção “participativa da cidade que deixaremos para nossos filhos e netos”.

As plenárias seguem nesta terça-feira, 29, e nos dias 30 e 31 de março, nas regiões Sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente.

1º CONGRESSO DA CIDADE 

O 1º Congresso da Cidade acontece entre os dias 14 e 15 de abril deste ano e tem como meta a construção democrática de um planejamento para a cidade até 2021. Através de um processo de ampla participação da sociedade, serão formuladas estratégias para os próximos 10 anos.

Jesiel B. Saldanha

segunda-feira, 28 de março de 2011

Adiada visita do prefeito a Hangar 2021

Um compromisso em Porto Alegre fez o prefeito Jairo Jorge adiar a visita que faria às 12 horas de hoje ao Hangar 2021. Ainda não há novo horário para a realização da atividade. A estrutura está montada no Calçadão da Cidade e deve permanecer no local até o dia de hoje, a princípio.

Daiane Poitevin

Região Sudoeste é a primeira a receber plenária do 1º Congresso da Cidade

Começa hoje a série de quatro plenárias populares do 1º Congresso da Cidade, que acontece entre os dias 14 e 15 de abril. A primeira região a receber o encontro será a Sudoeste, a partir das 18h30 desta segunda-feira, dia 28. Na oportunidade, além das manifestações em plenária das prioridades do quadrante, serão eleitos os delegados que representarão a Região no dia do Congresso. Além disso, a população que participar do encontro assistirá aos depoimentos feitos no Portal do Futuro e ouvirá qual o papel da plenária e do Congresso.

As plenárias continuam até quinta-feira, dia 31, sempre às 18h30, nas regiões sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente. Leia abaixo a programação dos encontros e os locais das reuniões. Venha participar você também!

PROGRAMAÇÃO:

18 horas - Credenciamento

19 horas - Apresentação de filme
Abertura - prefeito Jairo Jorge
Processo da plenária e coordenação geral - secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso

19h30 - Proposta de estratégia - Agência Futuro

19h45 - Assuntos prioritários do quadrante - um membro da Comissão Organizadora

20h20 - Manifestações - Plenária - coordenação secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso
Síntese das manifestações - Agência Futuro e Secretaria Municipal de Relações Institucionais

21h20 - Eleição dos Delegados

21h45 - Convocação para o 1º Congresso da Cidade - prefeito Jairo Jorge
Encerramento

PLENÁRIAS:

Região Sudoeste
Dia: 28 de março
Local: CTG Piazitos do Sul (rua Cairu, bairro Rio Branco)
Hora: 18h30

Região Sudeste
Dia: 29 de março
Local: Salão ao lado do Grêmio Niterói (rua Marechal Rondon, bairro Niterói)
Hora: 18h30

Região Nordeste
Dia: 30 de março
Local: Liga Canoense de Futebol (avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha)
Hora: 18h30

Região Noroeste
Dia: 31 de março
Local: EMEF Tiago Würth (avenida Rio Grande do Sul, Mathias Velho)
Hora: 18h30

Daiane Poitevin

sexta-feira, 25 de março de 2011

Congresso da Cidade: inscrições podem ser feitas em quatro estações do trensurb

Foto: Ireno Jardim
Os canoenses podem se inscrever para as plenárias do 1º Congresso da Cidade nas estações Niterói, Fátima, Mathias Velho e São Luiz, das 16 às 19h, até a próxima quinta-feira, 31. O serviço está sendo proporcionado por meio de parceria entre a Prefeitura e a Trensurb. Servidores das subprefeituras Sudeste, Sudoeste e Nordeste inscrevem os interessados e distribuem material informativo.

Na tarde desta sexta-fera, o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, e o gerente operacional da empresa, Rubens Pazin, acompanharam o trabalho na estação Niterói. Segundo Cardoso, a Trensurb é um importante parceiro porque está presente na vida e no cotidiano do povo canoense e abriu espaço para o Congresso.

Para o chefe do setor de Relações Comunitárias da Trensurb, Cláudio Carvalho, o trem agrega pessoas, ao mesmo tempo em que é um local adequado para divulgar mais um processo de participação popular em Canoas.

Cardoso e Pazin estavam acompanhados dos subprefeitos Pedro Bueno, Paulo Accinelli e Francisco da Mensagem.        

A Região Sudoeste será a primeira a receber as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade. A atividade será na próxima segunda-feira, dia 28 de março. Na oportunidade, além das manifestações das prioridades do quadrante, serão eleitos os delegados que representarão a região no dia do congresso. As plenárias seguem nos dias 29, 30 e 31 de março, nas regiões Sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente.

Eoá da Rosa

Hangar 2021 receberá visita ilustre

O prefeito Jairo Jorge irá visitar as instalações do Hangar 2021 na próxima segunda-feira, dia 28, ao meio-dia. Na ocasião, Jairo conhecerá o espaço que está localizado no Calçadão de Canoas desde o dia 22 e participará das atividades realizadas dentro da estrutura. O hangar 2021 é uma das ações do 1º Congresso da Cidade, que acontecerá netre os dias 14 e 15 de abril. 

Daiane Poitevin

Secretário Mário acompanha inscrições na estação Niterói

O secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, o adjunto, Anderson Fraga, e o diretor Antônio Alberto dos Santos, estarão daqui a pouco, às 15 horas, na estação de trem Niterói, acompanhando o processo de inscrições para o 1º Congresso da Cidade. Na oportunidade, será firmado acordo de cooperação entre a Prefeitura e a Trensurb.

As inscrições seguem até o dia 31 de março, das 16 às 19 horas, nas estações Niterói, Mathias Velho, São Luiz e Fátima.

Daiane Poitevin