Canoas dá mais um grande passo rumo ao planejamento dos seus próximos anos. Neste final de semana, moradores da cidade, integrantes de entidades, estudantes, gestores municipais e quem quiser participar da construção do futuro do município se encontram nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade. Os encontros acontecem na sexta-feira, dia 03, à noite, e sábado, dia 04, durante o dia, no Auditório do Prédio I da ULBRA.
Diversos debatedores participarão dos Seminários, que tratarão dos eixos de discussão do Congresso: Cidadania, Desenvolvimento e Infraestrutura. Na abertura, às 18h30 de sexta-feira, o ex-governador Olívio Dutra falará sobre "Participação da Sociedade no Futuro das Cidades". Outros painelistas especialistas nos eixos temáticos estão confirmados, como Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, e André Carvalho, presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco. A eleição dos delegados ocorre no sábado, 04, após o último painel da manhã, sobre Infraestrutura.
O I Congresso da Cidade de Canoas acontecerá nos dias 14 e 15 de abril de 2011, com o acúmulo das estratégias montadas até então. Desde outubro a sociedade civil reúne propostas e sugestões para os próximos dez anos. “É um trabalho em que todos nós estamos imbuídos, na busca pela auto-estima e por uma afirmação de nossa identidade como canoenses”, acredita o prefeito Jairo Jorge. De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, Canoas era vista no contexto antigo como cidade dormitório, periférica, cortada pela BR-116 e Trensurb, além de não ter participação democrática. "O que estamos propondo com a população é um novo contexto de cidade, integrada e com participação”, declara.
Amanda Utzig Zulke