segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

“Mais objetivos para lutar por uma vida melhor”

PERSONALIDADE - Vereador de Canoas


Ivo Fiorotti
51 anos
Canoense por opção

Blog Congresso da Cidade - Você é natural de Canoas? Se não, onde você nasceu e quando veio para Canoas e por que?
Ivo Fiorotti - Nasci em Carlos Barbosa e, em 1981, cheguei a Canoas pra atuar nas Comunidades Eclesiais de  Base e na Educação Popular, como Frade Capuchinho, ficando até 1988. Quando deixei a vida religiosa e me casei, girei por São Paulo e Campinas, mas acabei adotando Canoas no início de 1993, pois de todas as cidades que havia atuado esta foi a que mais criei vínculos na luta comunitária e nas amizades.
Blog - Qual o lugar que você mais aprecia em Canoas ? Por que?
Fiorotti -
É o Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. Penso que tem um misto de motivos que vão desde uma certa saudade da vida campestre, com a possibilidade de um ar fresco, de passar um tempo junto ao bosque, de apreciar o lago e os animais no Minizôo até a possibilidade de descansar, meditar, caminhar, refazer as forças. Gosto tanto de ir sozinho como com a família. Sempre que posso, vou.  E sinto falta de algo parecido aqui na região Noroeste, a minha querida região da grande Mathias Velho.

Blog - O que você espera para Canoas nos próximos dez anos?
Fiorotti - Que se desenvolva em oportunidades de melhorar a qualidade de vida para todos, que se torne uma cidade menos violenta e com mais alegria de conviver e de participar. Dois desejos muito especiais: primeiro, ver nossa cidade avançar em tecnologias limpas, quem sabe desenvolvendo ações desde a pesquisa até a produção de meios que possibilitem utilizar a energia solar, a energia eólica e de biomassa. Tanto para superarmos este ambiente com ar pesado que tende a crescer, bem como para, no sentido de nosso planeta se sentir mais a vontade com a nossa presença, com menos agressão. Segundo, que a imensa maioria de nossa população que tem em seus antepassados sangue indigena possa tomar consciência do que foi no passado a "Civilização Guarani Missioneira", para que possam destas raízes que foram um "grande triunfo da humanidade", nas palavras do filósofo francês Voltaire, ter mais ânimo, vontade de participar e de assumir compromissos com uma Canoas cada vez melhor. E a maioria desta maioria são os mais humildes de nossas vilas de ocupação, que, com certeza, embalados com a consciência do que são herdeiros, teriam mais objetivos para lutar por uma vida melhor.

Blog - Uma mensagem para os canoenses.
Fiorotti - Tenho a convicção de que a riqueza de raízes étnicas e culturais deste tão recente povo canoense ainda poderá auxiliar em muito na busca de uma cidade plural nas oportunidades, rica nas diversidades e promissora nas construções sociais, culturais e econômicas. Tenho a certeza que com esta recente virada na administração pública, estão criadas as condições para nos tornarmos uma grande e feliz cidade para todos e uma referência de inovação e superação das mazelas sociais e econômicas para o Brasil e o Mundo.

Daiane Poitevin

Iniciam amanhã reuniões preparatórias para as plenárias

As quatro regiões da cidade realizarão reuniões preparatórias para receber as plenárias do Congresso da Cidade, que acontece entre os dias 14 e 15 de março. Os encontros começam amanhã, dia 22, e tem como objetivo ouvir a comunidade dos quadrantes sobre o que ela quer para Canoas nos próximos dez anos. As atividades acontecem também nos dias 23 de fevereiro, 1º e 2 de março, nas subprefeituras.

COLOQUE NA AGENDA:

Região Sudoeste

Data: 22 de fevereiro
Hora: 19 horas
Local: Subprefeitura Sudoeste
Endereço: Rua Edgar Fritz Müller, 430, bairro Rio Branco

Região Nordeste

Data: 23 de fevereiro
Hora: 19 horas
Local: Subprefeitura Nordeste
Endereço: Rua Alexandre de Gusmão, 2080, bairro Estância Velha

Região Noroeste

Data: 1º de março
Hora: 19 horas
Local: Subprefeitura Noroeste
Endereço: Rua Candelária, 441, bairro Mathias Velho

Região Sudeste

Data: 2 de março
Hora: 19 horas
Local: Subprefeitura Sudeste
Endereço: Rua Marechal Rondon, 100, bairro Rio Branco

Daiane Poitevin