sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Congresso, na visão do DESENVOLVIMENTO


Canoas, em outros momentos, já efetuou algumas discussões quanto ao seu futuro, a Carta de Canoas, por exemplo, tirada no congresso Canoas Século 21, assim como outras, sempre foram ações discutidas em torno de lideranças que suscitam a um novo momento, e que nos leva a uma discussão mais ampla.

Neste momento, em que estamos discutindo o Congresso da Cidade, ampliando além das lideranças reconhecidas, como a Câmara de Vereadores, CICS, CREA, SEACA, CDL, SIMECAN, todos os Conselhos Municipais, Entidades Comunitárias, Sindicatos e outras entidades tais como as Instituições de Ensino, e outras que vem envolvendo as mais amplas parcelas da sociedade, têm o caráter de reconhecer, entender, pesquisar e saber da população, que cidade queremos.

Quando falamos em cidade que queremos, estamos dando a maior amplitude possível, não somente do ponto de vista da cidade enquanto estrutura urbana, mais com sua cidadania, infra-estrutura e desenvolvimento.

E aqui vale a pena ressaltar o que poderá ser o Desenvolvimento pretendido, que vai além da geração de emprego e renda, além da possibilidade de atração de empresas, além da condição estruturante para esta atratividade, ficando com ações de Sustentabilidade que é a visão da qualidade de vida, qualidade ambiental, cultural e social.

Temos que discutir a ocupação do solo, o saneamento, a qualidade da água dos Rios, lagos, córregos e arroios. Reservas verdes e corredores de fauna e flora, assim como a recuperação de mata ciliar, ampliação de Parques e praças, ampliação da vegetação de rua e de áreas públicas e particulares.

Temos que ter uma visão da cidade para os próximos anos, da mesma forma que temos que enxergar a cidade para as próximas gerações. Portanto, temos que ter uma visão do todo, onde podemos ampliar a qualidades dos serviços, de ações industriais com a visão ambiental, entendendo as questões ambientais que devem estar presentes. Assim teremos não só uma cidade mais harmônica, mas seremos agentes de um mundo melhor.

 




Celso Baronio
Secretário de Meio Ambiente








Eloá da Rosa e Daiane Poitevin

CONHEÇA OS NOSSOS BAIRROS

BAIRRO ESTÂNCIA VELHA:

Região Nordeste
População: 23.158 hab.
Comércio: 581
Indústria: 05
Posto de Saúde: 02
Localização: 29°54'58" Sul, 51°08'35" Oeste

O Estância Velha é um bairro bastante movimentado pelo fato de ter em seu território o Hospital Nossa Senhora das Graças. Também existe no Estância Velha diversos cemitérios.

Daiane Poitevin

“Foi um ano que superou as expectativas, melhor ano da segurança destes últimos anos”


PERSONALIDADE – Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar



Mário Ikeda
45 anos
Trabalha em Canoas

Blog Congresso da Cidade - Você é natural de Canoas? Se não, onde você nasceu e quando veio para Canoas e porque?

Tenente Coronel Mário Ikeda – Sou natural de Guaíba. Moro em Porto Alegre e trabalha em Canoas.

Blog - O que mudou em Canoas nos últimos dois anos?

Tem.Cel Ikeda - Posso responder no período de outubro do ano passado (quando começou a trabalhar em Canoas) até agora. O que tenho observado na área de segurança é a participação ativa do governo municipal. A Prefeitura de Canoas, além dos trabalhos sociais que realiza, faz grandes investimentos e atua diretamente na área da segurança. Atua com a Gabinete de Gestão Integrada (GGI), uma participação ativa. A segurança de Canoas virou modelo para outras cidades. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania recebe visitas de outros municípios que querem conhecer e desejam ter esse modelo de segurança.

Blog - O que mais lhe chama a atenção na cidade?

Tenente Coronel Mário Ikeda – As questões que envolvem a segurança. Não se encontra em Canoas a criminalidade dos outros municípios. No Calçadão, por exemplo, não tem vendedores ambulantes, produtos piratas, tudo é bem fiscalizado. O que chama mais atenção é organização na segurança.

Blog - O que você espera para Canoas nos próximos 10 anos?

Tenente Coronel Mário Ikeda – Em 2010 a segurança reduziu índices, foi um ano que superou as expectativas, melhor ano da segurança destes últimos anos. Espero que continue este trabalho, que possamos contribuir para que os números de criminalidade sejam menores ainda do que são hoje.

Priscilla Freitas e Daiane Poitevin

Blog do Congresso da Cidade tem 550 visualizações em um mês

O blog do Congresso da Cidade (www.congressodacidade.blogspot.com) está fazendo sucesso. Do dia 25 de janeiro até 24 de fevereiro, foram 550 visualizações, sendo 47 apenas nesta última quinta-feira. E o que mais chama a atenção é que pessoas de outros países estão visitando o blog. Até agora foram 18 acessos dos Estados Unidos, três da Holanda, dois do Reino Unido, dois de Portugal e um da Arábia Saudita.

Daiane Poitevin

PLENÁRIAS VIRAM MATÉRIA

As plenárias do 1º Congresso da Cidade, que serão realizadas entre os dias 28 e 31 de março, também foram noticiadas. O jornal O Timoneiro deu nota sobre o assunto na edição de hoje, assim como o Mais Canoas e o Diário de Canoas. É isso aí, o blog na boca do povo!!!

25/02/2011
O Timoneiro
Geral | Pág. 8
Clipado em 25/02/2011 00:02:52



Plenárias

Os próximos dez anos de Canoas serão desenhados pela população nos dias 28, 29, 30 e 31 de março, quando acontecem as plenárias do 1º Congresso da Cidade, previsto para 14 e 15 de abril.A finalidade dos encontros é permitir que as comunidades possam debater sobre o que elas querem para o município nos próximos dez anos, em todas as áreas. Além disso, será a oportunidade para a população eleger os 240 delegados que lhe representarão durante os dias do congresso.

25/02/2011
Mais Canoas
Geral | Pág. 2
Clipado em 25/02/2011 04:02:19

1° Congresso da Cidade
Moradoras de Canoas que tenham interesse em acompanhar e discutir as metas que serão traçadas para a cidade nos próximos 10 anos poderão participar dos encontros previstos para março. Serão realizadas quatro plenárias, uma em cada quadrante, antecedendo o 1° Congresso da Cidade, nos dias 14 e 15 de abril. As pecuárias: Sudoeste, 28 de março, Sudeste, 29 de março, Nordeste, 30 de março, e Noroeste, 31 de março.


25/02/2011
Diário de Canoas
Comunidade | Pág. 3
Clipado em 25/02/2011 04:02:47


Congresso da Cidades

As Plenárias do 1° Congresso da Cidade iniciam no dia 28 de março em Canoas. O primeiro encontro será na Região Sudoeste no CTG Piazitos do Sul, localizado na rua Cairu, no bairro Rio Branco.
Daiane Poitevin

 

BLOG É NOTÍCIA

Fomos notícia na edição de hoje do jornal Mais Canoas, encarte publicado nos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho. Uma boa notícia para começarmos o final de semana. Leia abaixo.
 
25/02/2011
Mais Canoas
Geral | Pág. 2
Clipado em 25/02/2011 04:02:19

Congresso da Cidade

Quem quiser acompanhar as etapas que antecedem o 1° Congresso da Cidade, previsto para 14 e 15 de abril, acessar www.congressodacidade.bloesport.com. No blog há também depoimentos de personalidades canadenses, entrevistas com cidadãos sobre o que esperam para a cidade nos próximos 10 anos, curiosidades dos bairros e enquetes. A atualização diária é feita pela equipe de repórteres da Secretaria de Comunicação da prefeitura.
Daiane Poitevin