sábado, 4 de dezembro de 2010

Seminário elege os delegados do I Congresso


A participação dos canoenses no processo de construção do futuro da cidade se efetivou durante o segundo dia de Seminários Temáticos. Isso porque, mais do que participar dos debates, a população se mostrou realmente interessada em planejar junto ao poder público os próximos anos de Canoas. No total, 267 delegados foram eleitos para fiscalizar e acompanhar todo o processo do I Congresso da Cidade. Destes, 158 são delegados natos e 109 novos, que se inscreveram durante o seminário.

“Que esta seja uma cultura da cidade, pois expressa a vontade dos cidadãos; que nossos filhos e netos dêem sequência”, convidou Jairo. Conforme ele, muitas vezes Canoas fracassou pela ausência de unidade e acabou sendo dividida. Agora é a oportunidade de buscar e consolidar uma estratégia construída coletivamente, democraticamente. “Queremos uma estratégia feita por milhares de mãos, mentes e corações. Demos hoje um passo vigoroso, com todos vocês damos forma ao projeto de Canoas”, concluiu o prefeito.

Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke

Painelistas enriquecem estratégias para a Canoas de amanhã no segundo dia de Seminários do Congresso

Mais um instrumento de participação popular está estabelecido na cidade de Canoas. O segundo dia de Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade, realizado neste sábado na Ulbra, deu mais uma demonstração do protagonismo dos cidadãos canoenses na configuração da cidade em que vivem. Cerca de 420 inscritos participaram das discussões da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas, que iniciaram na noite desta sexta-feira, 03 e prosseguiram neste sábado.
Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, de secretários e dos painelistas do dia, André Carvalho, Walter Doell e José Carlos Xavier, o encontro iniciou com a apresentação da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas. Sugestões, contribuições e alternativas para o progresso do município foram compiladas no documento, apresentado pelo sócio-diretor da Agência Futuro, Gustavo Grisa.
 


O primeiro painelista, André Carvalho, cumprimentou o prefeito pela iniciativa de planejar o futuro da cidade, que definiu como brilhante. Conforme o presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, cidadania tem um conceito muito amplo e, ao mesmo tempo, muito específico. Para ele, é a forte vinculação com a questão da sociedade civil organizada, de forma que possa se disciplinar os direitos e deveres da população. Carvalho falou do papel do terceiro setor, ou seja, da sociedade civil organizada, no desenvolvimento das cidades e falou da importância do cidadão conhecer os seus direitos. “Existe falta de conhecimento das questões legais, e para poder exercer os direitos, o cidadão precisa conhecê-los”, disse.

Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke

Seminários do I Congresso da Cidade começam com grande público

Com o auditório do prédio 1 da Ulbra lotado, os Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade tiveram início nesta sexta-feira. Movidos pela vontade de pensar os próximos anos de Canoas, estudantes, moradores, lideranças comunitárias, integrantes de entidades e gestores municipais reuniram-se no evento que prossegue no sábado, com painéis, discussões e eleição de delegados. Além do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo e do secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, compuseram a mesa de abertura o ex-governador Olívio Dutra, o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Cesar Mossini, e o pró-reitor de Extensão da Ulbra, Ricardo Rieth.

Para o prefeito Jairo Jorge, hoje foi o primeiro grande passo do Congresso da Cidade. Homenageando a população canoense, Jairo ressaltou o lado guerreiro de quem nasceu ou vive no município. “Povo trabalhador, gente de luta e garra, que busca no presente resgatar o passado e construir o futuro”, adjetivou o prefeito. De acordo com ele, uma cidade é feita de sonhos, que se transformam em ideias e que, finalmente, se convertem em palavras. “Queremos mais, voar, ganhar asas; construir o progresso e qualidade de vida. Queremos materializar nossos sonhos em ideias”, instigou o prefeito, que colocou o Congresso como momento de construir, conjuntamente, “a cidade do amanhã e o amanhã da cidade”.

Palestrantes invocam a integração para o crescimento das cidades

Os dois painelistas da noite, Olívio Dutra, ex-governador e ex-ministro das Cidades, e Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos em Cidades, entraram em consenso quando tocaram na questão de crescimento e evolução das cidades. Para ambos, a participação e integração de poder público e população é um dos caminhos para o futuro dos municípios. Olívio, que destacou o lado “político” de cada cidadão, reverenciou os processos de participação popular implantados na atual administração de Canoas. “Para ser político, não precisa necessariamente ter um cargo político e nem ser cabo eleitoral de um ou de outro candidato; ser político é expressar a sua vontade de conviver na comunidade e de construir junto aos outros o espaço de vivência”, opinou.
Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke