segunda-feira, 14 de março de 2011

Cics entrega sugestões para o Congresso da Cidade

Encontro ocorreu na Cics


A diretoria da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics) realizou hoje a entrega oficial de suas sugestões para a comissão organizadora do 1º Congresso da Cidade, que entre outros objetivos pretende planejar o município para os próximos dez anos.

Na presença do secretário municipal de Relações Institucionais de Canoas, Mário Cardoso, do consultor da Agência Futuro, Gustavo Grisa, e do presidente do Instituto Canoas XXI, Beto Steinmetz, entre outros representantes do poder público, o presidente da Cics, Paulo Fritzen, destacou o papel que a entidade sempre teve quanto ao desenvolvimento de Canoas, lembrando a importância da iniciativa que prevê o planejamento organizado da cidade.

Para o secretário Mário Cardoso, a participação efetiva das entidades, em especial da Cics, é de fundamental importância para o sucesso do trabalho. Leia a matéria completa no http://www.canoas.rs.gov.br/.

Daiane Poitevin


Região Noroeste planeja plenária do quadrante

A última reunião preparatória para as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade ocorreu no dia 10 de março, na Subprefeitura da Região Noroeste. Na oportunidade, o diretor da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Antônio Alberto dos Santos, apresentou a equipe de trabalho e expôs a programação da reunião (objetivos, atividades e histórico das atividades do 1º Congresso da Cidade).

Após, o consultor Gustavo Grisa sinalizou a importância do tema e a diferença entre as atividades de participação popular proporcionadas pelo Governo, através das plenárias de serviços e o Orçamento Participativo.

As prioridades levantadas pelas comunidades da região, dentre outras, foram: infraestrutura e mobilidade: desenvolvimento sustentável, impacto social e ambiental no quadrante com a BR-448; Plano emergencial de alagamento; acesso, acessibilidade, sinalização e ordenamento de espaços nas principais avenidas; construção de uma Perimetral. Além de regularização fundiária e oferta habitacional, de acordo com as mudanças projetadas para o quadrante; melhorar o atendimento e o agendamento nos postos de saúde; qualificar e criar espaços público de lazer com equipamentos e programas; Economia Solidária: emprego para os excluídos (idosos, mulheres, negros e jovens); extensão do programa Pronasci para o quadrante.

As plenárias populares ocorrem de 28 a 31 de março. E o 1º Congresso da Cidade nos dias 14 e 15 de abril.

Daiane Poitevin


Fala subprefeito!

Paulo Accinelli
Idade: 40 anos 
Canoense

Blog do Congresso – Você é natural de Canoas? Se não, onde você nasceu, quando veio para Canoas e por que?

Paulo Accinelli – Nasci em Canoas. Morou no bairro Igara e desde os anos 80 moro no bairro Niterói.

Blog – O que mudou em Canoas nos últimos dois anos?

Accinelli – A cidade está mais limpa. Há mais planejamento para a cidade, mais execução nas metas propostas.

Blog – O que mais lhe chama a atenção na cidade?

Accinelli – Apesar de ser uma metrópole, Canoas é uma cidade onde todos se conhecem.

Blog – O que você espera para Canoas nos últimos dois anos?

Accinelli – Espero uma cidade ainda mais organizada, mais segura, com um meio ambiente melhor.

Blog – Qual a importância do Congresso da Cidade para Canoas e sua população?

Accinelli – Quanto mais planejado, as coisas acontecem melhor. Com o congresso as metas serão melhores pensadas, organizadas. Um planejamento de qualidade de vida melhor para todos os canoenses.

Priscilla Freitas e Daiane Poitevin



Faltam 14 dias para as plenárias populares

As comunidades das quatro regiões da cidade devem se mobilizar para participar das quatro plenárias populares do 1º Congresso da Cidade, que acontecem do dia 28 a 31 deste mês. Na oportunidade, as comunidades poderão debater sobre o que elas querem para o município nos próximos dez anos, em todas as áreas. Além disso, a população elegerá os 240 delegados que lhe representarão durante os dias do congresso (14 e 15 de abril). Agende-se!

Plenárias:

Plenária Sudoeste
Dia: 28 de março
Hora: 18h30
Local: CTG Piazitos do Sul - R. Cairu, bairro Rio Branco


Plenária Sudeste

Dia: 29 de março
Hora: 18h30
Local: Salão ao lado do Grêmio Niterói - R. Marechal Rondon, bairro Niterói
 

Plenária Nordeste

Dia: 30 de março
Hora: 18h30
Local: Liga Canoense de Futebol - Av. A.J. Renner, bairro Estância Velha
 

Plenária Noroeste

Dia: 31 de março
Hora: 18h30
Local: EMEF Thiago Würth - Av. Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho


Daiane Poitevin



“Caixa do Futuro” aterrissa no Calçadão de Canoas

Aline Caldas dá seu depoimento
para a equipe da Secom. Foto: Ireno Jardim


Atenção passageiros! O voo para o futuro de Canoas já vai começar, mas antes de decolar, os canoenses precisam gravar depoimentos sobre “Como deve ser Canoas nos próximos 10 anos”. Para isso, basta você se dirigir até o Calçadão da Cidade, de hoje até quarta-feira, dia 16, pegar seu cartão de embarque com as aeromoças e encarar a câmera. O material completo será veiculado nos dias 22 e 24 de março, no mesmo local, e servirá como base para o 1º Congresso da Cidade, que será realizado nos dias 14 e 15 de abril.

O Box itinerante, ou a Caixa do Futuro, como já ficou conhecido, não passa despercebido pelas pessoas que circulam pelo Centro da cidade. O que também chama a atenção são as duas aeromoças que conversam com os pedestres e entregam os chamados “cartões de embarque”.  Elas explicam o objetivo do 1º Congresso da Cidade e convidam os interessados a gravar um depoimento. Muitas pessoas, no início, sentem-se constrangidas, mas logo se sentem à vontade e falam o que esperam para Canoas de hoje até 2021.

A primeira pessoa a gravar nesta manhã foi a vigilante Aline Caldas. Com a ajuda das duas filhas, ela disse que quer encontrar uma Canoas mais organizada, limpa e com cada vez mais perspectiva na educação e na saúde. “Espero também que continuemos vivendo em paz no local e com as pessoas que a gente ama”. O comerciário Diógenes Almeida de Almeida pede que a população tenha mais cuidado com as calçadas e deixe de colocar entulhos, carros e outros sobre elas. E a dona de casa Lassi Sutoff espera que nenhuma criança esteja nas ruas.

O Box já passou pela escola Theodoro Bogen, no bairro Niterói, na quinta, sexta e sábado. E deverá ser montado no Canoas Shopping, de 17 a 20 de março.  Pense no que deseja para o município e faça você também a sua gravação.

Daiane Poitevin

Delegados do 1º Congresso da Cidade participam de seminário

Nos próximos dias 17 e 18 de março acontece o Seminário dos Delegados do 1º Congresso da Cidade. A atividade será no Colégio Luterano Concórdia (rua Capistrano de Abreu, 299), a partir das 18h30. No primeiro dia será identificado, em grupos, as contribuições dos delegados eleitos nos Seminários Temáticos para a Estratégia da Cidade 2011-2021. Já no dia 18 haverá a apresentação e debate, em plenária, as contribuições dos delegados eleitos nos Seminários Temáticos.

PROGRAMAÇÃO:

17/03
18 horas - Credenciamento
18h30 - Abertura
19 horas - Objetivos e dinâmica do Seminário dos Delegados
19h20 - Discussão das iniciativas e Ações da proposta de estratégia da
Cidade 2011-2021
21h20 - Encerramento
18/03

18 horas - Credenciamento
18h30 - Abertura
19 horas - Proposta de estratégia da cidade.
19h20 - Discussão da proposta de estratégia da Cidade de Canoas 2011-2021
21h20 - Chamada para Plenárias Regionais e Congresso da Cidade
1- Contextualização (como surgiu a iniciativa do evento)?


Daiane Poitevin