quarta-feira, 13 de abril de 2011

Currículo resumido

ANTANAS MOCKUS SIVICKAS

Mestre em Filosofia da Universidade Nacional da Colômbia, Maîtrise en Sciences Mathématiques da Universidade de Dijon França e Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris VIII e da Universidade Nacional da Colômbia. Entre 1991 e 1993 foi Reitor da Universidade Nacional da Colômbia, Professor Associado da Faculdade de Ciências e pesquisador da Faculdade de Ciências e do Instituto de Estudos Políticos e Relações Internacionais (IEPRI) da mesma Universidade.

Prefeito de Bogotá em dois períodos: 1995- 1997 e 2001-2003. Em ambos os governos desenvolveu com sucesso o enfoque de cultura cidadã, diminuindo em mais de 40% os homicídios e as mortes por acidentes de trânsito, conseguiu que 63.000 famílias pagassem 10% mais de impostos de maneira voluntária.

Professor convidado da Universidade de Harvard, Professor visitante no David Rockefeller Center for Latin American Studies em 2004. Pesquisador visitante na Universidade de Oxford no primeiro semestre de 2005.

Candidato a presidência da Colômbia em 2006 e em 2010. Presidente da Corporação Visionários por Colômbia.

Daiane Poitevin

Currículo resumido

Mário Wilson Pedreira Reali

Prefeito de Diadema-SP

Mário Reali é arquiteto e urbanista. Formou-se pela FAU-USP há mais de 20 anos, tendo participado da luta pelo fim da ditadura militar. No início dos anos 80, integrou o Galpão, uma cooperativa de arquitetos que se tornou símbolo de sua geração na Vila Madalena, em São Paulo. Ao mesmo tempo, começou a atuar no PT. Em 1989, foi chamado por Filippi, na época secretário de obras, para trabalhar na prefeitura de Diadema.

De 1993 a 1996, Mário Reali, já morador de Diadema, foi secretário no primeiro governo do prefeito Filippi. Depois, de 1997 a 1999, foi secretário de obras da prefeita Maria Inês, em Ribeirão. Quando Filippi foi deputado estadual, em 1999 e 2000, Mário Reali foi seu chefe de gabinete. Nas eleições de 2000, coordenou a campanha vitoriosa de Filippi para a prefeitura de Diadema. Em 2001 e 2002, foi presidente da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema).

Ao longo de sua trajetória, Mário Reali coordenou programas de pavimentação, drenagem, iluminação pública, urbanização de favelas, e a construção de conjuntos habitacionais, escolas e postos de saúde. Dessa maneira, tornou-se um dos mais destacados técnicos do PT nas áreas de planejamento urbano, obras, saneamento e meio ambiente. Mário Reali é arquiteto e urbanista. Formou-se pela FAU-USP há mais de 20 anos, tendo participado da luta pelo fim da ditadura militar. No início dos anos 80, integrou o Galpão, uma cooperativa de arquitetos que se tornou símbolo de sua geração na Vila Madalena, em São Paulo. Ao mesmo tempo, começou a atuar no PT. Em 1989, foi chamado por Filippi, na época secretário de obras, para trabalhar na prefeitura de Diadema.

De 1993 a 1996, Mário Reali, já morador de Diadema, foi secretário no primeiro governo do prefeito Filippi. Depois, de 1997 a 1999, foi secretário de obras da prefeita Maria Inês, em Ribeirão Pires.

Quando
Filippi foi deputado estadual, em 1999 e 2000, Mário Reali foi seu chefe de gabinete. Nas eleições de 2000, coordenou a campanha vitoriosa de Filippi para a prefeitura de Diadema. Em 2001 e 2002, foi presidente da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema).

Ao longo de sua trajetória, Mário Reali coordenou programas de pavimentação, drenagem, iluminação pública, urbanização de favelas, e a construção de conjuntos habitacionais, escolas e postos de saúde. Dessa maneira, tornou-se um dos mais destacados técnicos do PT nas áreas de planejamento urbano, obras, saneamento e meio ambiente.


Daiane Poitevin

Currículo resumido

Giusepp Mario Cocco
Possui graduação em Sciences Politiques - Universite de Paris VIII (1984), graduação em Scienze Politiche - Università degli Studi di Padova (1981), mestrado em Science Technologie et Société - Conservatoire National des Arts et Métiers (1988), mestrado em História Social - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1986) e doutorado em História Social - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Pós-Graduação da Escola de Comunicação e do Programa em Ciência de Informação (Facc-Ibict), Pesquisador 1 do CNPq, Cientista do Nosso Estado (Faperj), é editor das revistas - Global Brasil, - Lugar comum (1415-8604) e - Multitudes (Paris) (0292-0107). Coordena as coleções <> (ed. DP&A) e << A Política no Império>> (Civilização Brasileira). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, comunicação, globalização, cidade, fordismo e cidadania.Publicou com Antonio Negri o livro GlobAL: Biopoder e lutas em uma América Latina globalizada, (Record:2005). O último livro publicado é MundoBRaz: o devir Brasil do mundo e o devir mundo do Brasil (Record, 2009).
Daiane Poitevin

Currículo resumido

Wrana Maria Panizzi
Doutora em Urbanismo pela Universite de Paris XII, em Cretéil, e na área de Ciências Sociais pela Universite de Paris I, em Pantheon-Sorbonne, França. Nascida em Marcelino Ramos e criada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, sua formação acadêmica iniciou-se com a licenciatura em Filosofia, passando para o bacharelado em Direito, o mestrado em Planejamento Urbano e Regional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), até sua ida para a França. Atuando principalmente na área de planejamento urbano, Wrana Panizzi traçou sua trajetória acadêmica em sintonia com o magistério público, como professora, pesquisadora e orientadora. Ainda em Passo Fundo, no final dos anos 60 tornou-se professora do 1º e 2º graus (hoje ensinos Fundamental e Médio). Em 1976 foi contratada pela UFRGS como professora visitante. Desde 1990 é professora titular do departamento de Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura da universidade. Sua intensa atuação a levou ao cargo de reitora da UFRGS de 1996 a 2000 e depois reeleita para o período de 2000 a 2004.
Também atuou como presidente do Consejo Universitario Iberoamericano (CUIB), do Fórum das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Foi ainda Membro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM) e do Grupo Executivo Reforma Ensino do Ministério da Educação.
Na área de pesquisa, a professora Panizzi foi pesquisadora e consultora do CNPq, atuando como coordenadora do Comitê Assessor de Ciências Sociais Aplicadas. Foi também membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e presidiu a Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS) de 1989 a 1991. Possui diversos livros e artigos, nacionais e internacionais, publicados na área de educação superior e universidade e sobre planejamento urbano e regional, cidades e metrópoles. Orientou e participou de várias bancas de defesa de teses de doutorado e mestrado na área dos estudos urbanos. Sua significativa força acadêmica a condecorou como Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Presidente da República do Brasil em janeiro de 2002, e da Ordem Militar do Exército Nacional, pelo Exército Brasileiro, em 1999. Foi premiada pela UNESCO, com o Prêmio Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, em 2001, e pelo Sinpro/RS com o Prêmio Educação RS 2004. Entre as homenagens recebidas, estão os títulos de Cidadã de Porto Alegre, em 1998, a Medalha Cidade de Porto Alegre, em 2001, o Prêmio de Mulher Cidadã na categoria Profissionalização e Emprego, em 2002, e na categoria de Educação, em 2004, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Wrana Panizzi recebeu ainda a Medalha de Serviços Distintos, concedida pela Brigada Militar do Estado, a Medalha Negrinho do Pastoreio, em 2000, e foi também condecorada pela Ordem do Ponche Verde, Grau Oficial, em 2004, todas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. E, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, recebeu a Grande Medalha da Inconfidência, em 2004.
Daiane Poitevin

Currículo resumido

José Vicente de Freitas
Doutor em História e Sociedade pela UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP. Durante a realização do doutorado, desenvolveu estudos especializados na Universidade Nova de Lisboa (1994) e na Katholieke Universiteit Leuven (1994). Professor Associado II na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Informação (ICHI). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) desta universidade, vinculado a Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental . Desenvolve pesquisa e orienta no Mestrado e Doutorado sobre os seguintes temas: - ecotopias na América Latina; - políticas públicas e experiências não governamentais em Educação Ambiental; - desenvolvimento sustentável. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (2001-2004). Coordenador do Programa de Educação Ambiental do Porto de Rio Grande (2005-2010). Integra o Conselho Consultivo da Revista Ambiente e Educação (PPGEA/FURG) e da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Integra a Coordenação Editorial da Revista Brasileira de Educação Ambiental. Na condição de Gestor Público, ocupa o cargo de Gerente de Projeto e de Coordenador Nacional do Programa Agenda 21 Brasileira, na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2008-2010). Secretário-Executivo da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira CPDS (2008-2010). Coordenador Executivo do Centro de Informação e Documentação Ambiental (CID-Ambiental) do Ministério do Meio Ambiente (2007-2010). Foi Diretor-Adjunto do Departamento de Educação Ambiental, unidade então vinculada à Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente (2004-2008). Atuou na execução de Acordos de Cooperação Técnica Internacional (multi e bi-lateral), envolvendo países africanos de língua portuguesa, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os países sul-americanos alcançados pela bacia platina: Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Participou da implementação do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (2007-2008). Integrante da Red de Consumo y Producción Sustentables do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente Oficina Regional para América Latina e Caribe. Representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon (2007-2009). Representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos CFDD, Ministério da Justiça (2009). Consultor ad hoc da UNESCO e PNUD. Publica artigos em periódicos especializados.
Daiane Poitevin

Currículo resumido

Márcio Pochmann

Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em ciências políticas e em relações do trabalho. É doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente da Unicamp desde 1995, Pochmann é professor livre docente licenciado na área de economia social e do trabalho e também pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp desde 1989. Foi diretor-executivo do centro entre 1997 e 1998. Também já foi consultor do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Foi ainda secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo entre 2001 e 2004. Já escreveu e organizou mais de 35 livros, entre eles A Década dos Mitos, vencedor do Prêmio Jabuti na área de economia em 2002, e a série Atlas da Exclusão no Brasil. Atualmente é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Daiane Poitevin

Currículo resumido

Leia a partir de agora uma série de currículos resumidos dos participantes do 1º Congresso da Cidade.
Tarso Genro
Governador do Rio Grande do Sul
Bacharel em Direito pela UFSM e especialista Direito Trabalhista. Atuou como advogado de sindicatos e associações profissionais em todo o Estado e integra o Instituto dos Advogados Brasileiros. Tem vários livros editados sobre Direito do Trabalho, Política e Literatura. Foi deputado constituinte e deputado federal entre 1990 e 1992. Depois, vice-prefeito na primeira gestão da Administração Popular em Porto Alegre, entre 1989 e 1992, quando teve início um processo marcante de inversão de prioridades e construção da principal experiência de participação popular no âmbito das gestões municipais, o Orçamento Participativo. Posteriormente, foi prefeito da capital gaúcha em duas gestões, entre 1993 e 1996 e entre 2001 e 2002, quando se consolidou um novo modo de governar, com a constituição da gestão de Porto Alegre como uma referência mundial, conquistando o prêmio de gestão pública Habitat, da ONU, sediando 1° Fórum Social Mundial e, depois, o 1º Fórum Mundial de Autoridades Locais. Também foi ministro da Justiça do governo Lula, onde já havia exercido as funções de ministro da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ministro da Educação e ministro da Articulação Política. Na condição de protagonista da experiência nacional de governo do partido, coordenou a instituição de programas paradigmáticos, como o Prouni, na Educação, e o Pronasci, na Justiça, além de ter iniciado o processo de expansão da rede federal de Ensino Superior e de Ensino Técnico, coordenando a formação da coalizão de governo que conferiu estabilidade ao segundo mandato de Lula, entre outras ações. Foi também presidente nacional do Partido dos Trabalhadores.

Daiane Poitevin

Anote na agenda

PROGRAMAÇÃO:

14/04 – Quinta-feira

17h30: Credenciamento

18h30: Coletiva com o governador Tarso Genro

19 horas: Palestra de abertura - Participação Cidadã e o Futuro das Cidades, com o governador Tarso Genro

19h30: Gestão Transformadora – A experiência de Bogotá, com o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus

20h30: Perguntas e respostas para o palestrante – secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso

21 horas: Programação do Congresso - secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso

21h15: O Estado da Cidade e Convite para o 2º dia – Prefeito Jairo Jorge

15/04 – Sexta-feira

08h30: Credenciamento

9 horas: Palestra de abertura – ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário

9h10: Painel: Cidades – Tendências 2011 – 2021. Moderador: Prefeito Jairo Jorge. Palestrantes: Márcio Pochmann, presidente do IPEA; José Vicente, coordenador Agenda 21 Brasileiira; Wrana Panizzi, professora da UFRGS, atua na área de Planejamento Urbano e Regional; Giuseppe Cocco, professor da UFRJ e especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional

10h50: Visão Geral – Proposta da Estratégia da Cidade de Canoas 2011 – 2021, com Gustavo Grisa, diretor da Agência Futuro

11h20: Análise e Destaques em Grupos de Trabalho: + Sustentável, + Humana, + Integrada, + Inovadora e + Próspera – Comissão Organizadora

13 horas: Almoço

14 horas: Atividade Cultural, com o Grupo Art & Dança

14h10: Cases: Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Cooperação Intermunicipal – norte de Paris. Palestrantes: Mário Reali, prefeito de Diadema/SP e presidente do Consórcio Intermuniciopal Grande ABC e Marcellin D´Almeida, diretor da Renovação Urbana da Plaine Commune

15h40: Aprovação Geral da Estratégia da Cidade – Comissão Organizadora

17 horas: Entrega dos Certificados – Prefeito Jairo Jorge e convidados

17h30: Atividade Cultural – Grupo Tholl – trupe circense de Pelotas

Daiane Poitevin

1º Congresso da Cidade se inicia amanhã, com as presenças do ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus e do governador Tarso Genro

Governador fará a abertura do primeiro
dia do Congresso da Cidade
Canoas viverá um momento histórico nos próximos dois dias, com a realização do 1º Congresso da Cidade, no Unilasalle. Amanhã, dia 14 de abril, o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, abrilhantam o evento com suas presenças. Na sexta-feira, dia 15, será a vez da ministra do Direitos Humanos, Maria do Rosário, participar da atividade. A missão do Congresso é traçar as estratégias da cidade para os próximos 10 anos, com ações de curto, médio e longo prazo.

A partir das 18h30 desta quinta-feira, o governador do Estado concederá entrevista coletiva à imprensa. Após, às 19 horas, Tarso fará a palestra de abertura Participação Cidadã e o Futuro das Cidades. Logo depois, por volta das 19h30, o ex-prefeito de Bogotá abordará a Gestão Transformadora – A Experiência de Bogotá. A partir das 20h30, o secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, abrirá espaço para as perguntas e respostas para o palestrante e destacará a programação do Congresso.

O encerramento do primeiro dia será feito pelo prefeito Jairo Jorge, a partir das 21h15, que lançará do Estado da Cidade, que contém os indicadores de diversos dados do município, e convidará os participantes para o segundo dia de atividades, quando haverá a aprovação geral da Estratégia da Cidade, por parte dos 608 delegados que foram escolhidos pelas comunidades dos quatro quadrantes, em momentos anteriores.

Na sexta-feira, ocorrerão dois momentos especiais. O primeiro será quando o prefeito entregará os certificados do 1º Congresso da Cidade e a apresentação da trupe circense de Pelotas, Grupo Tholl.

Daiane Poitevin