quarta-feira, 30 de março de 2011

Plenária de hoje é na Região Nordeste

A comunidade dos bairros que compõe a Região Nordeste receberá hoje a terceira plenária popular do 1º Congresso da Cidade. O encontro será na Liga Canoense de Futebol, que fica na avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha, e se inicia às 18h30. O prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita Beth Colombo, e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso participam da atividade.

Será a oportunidade para a população debater as prioridades do quadrante e eleger os delegados que representarão a região no 1º Congresso da Cidade, que acontece entre os dias 14 e 15 de abril. A cada três participantes da plenária é eleito um delegado.

Na quinta-feira, dia 31, acontece a quarta e última plenária popular, na Região Noroeste. O encontro ocorrerá na escola municipal de educação fundamental Thiago Wurth, que fica na avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho.

Daiane Poitevin

Segunda noite de plenária do Congresso da Cidade reforça mobilização social

Foto: Ireno Jardim
Aconteceu nesta terça-feira, dia 29, a segunda plenária popular do 1º Congresso da Cidade. Moradores da região Sudeste deixaram de lado seus compromissos pessoais e foram arquitetar o futuro de Canoas junto ao poder público. Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, do secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, do subprefeito Paulo Acinelli, do diretor da agência Futuro, Gustavo Grisa, do presidente da Uamca, José Alvarez Rocha, e de secretários municipais, a plenária contou com expressiva participação da comunidade dos bairros da região.

Entender como se dá o processo do 1º Congresso, sugerir diretrizes e ações e, assim, participar efetivamente da construção de uma cidade melhor para todos foi a motivação que levou os moradores à plenária. Segundo o secretário Mário Cardoso, o momento de reflexão busca oportunizar à população desenhar o futuro que almeja para a sua cidade. “É preciso, portanto, conhecer sua história e estabelecer uma relação com o presente para poder planejar o futuro de Canoas”, afirmou.

O orgulho de ser canoense e o amor por estas terras permearam a fala tanto de moradores como de representantes do poder público. Ao buscar soluções para uma cidade mais completa, moderna e portadora de serviços de referência a população demonstra a sintonia como o atual governo. Para o prefeito Jairo Jorge, é necessário pensar junto sobre qual Canoas deve nascer com o trabalho coletivo. “Não podemos aceitar que a nossa cidade esqueça os rios ou não tenha alguns serviços na área da saúde, por exemplo, mas isso é uma meta para conquistarmos; não é com uma varinha de condão que conseguimos, é sim com união e muito trabalho”, garantiu, convocando todos a participar.

A vontade de enxergar e desfrutar do desenvolvimento da cidade que mora desde 1976 fez com que Iara Silvia Ferretto se inscrevesse para falar ao microfone durante a plenária. Aos olhos dela, outro viaduto para atravessar de um lado a outro da BR-116 e a continuidade dos movimentos de embelezamento das ruas e praças do município são iniciativas que deixarão Canoas ainda melhor. “Também sugiro que possamos oferecer mais programações culturais, pois são coisas importantes para o ser humano viver feliz”, declarou a moradora da vila Ideal.

No total, 371 inscritos fizeram parte de mais um momento de grande importância para o planejamento da cidade. Ainda na noite, 99 delegados foram inscritos – que somados aos 71 destacados na plenária de ontem, aos nomes desta quarta e quinta-feira e aos 267 delegados eleitos nos Seminários Temáticos formarão a Comissão de Delegados do 1º Congresso da Cidade, tendo como nobre missão acompanhar e construir junto à Prefeitura Municipal o andamento do processo de estratégia de futuro para Canoas.

Amanda Utzig Zulke