quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Coletiva com a impresa local sobre o Congresso da Cidade

O secretário de Relações Institucionais concedeu entrevista a imprensa local no dia 01/12, onde apresentou em detalhes a  evolução das etapas do I Congresso da Cidade de Canoas.

A partir de amanhã dia 03/12 todos cidadãos canoenses estão convidados a conhecerem as estratégias tratadas nas reuniões. Estas foram compiladas pela Comissão Organizadora durante os Seminários Temáticos. A programação inicia na sexta-feira, às 18h30, com abertura do prefeito Jairo Jorge. Após, o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra abre os painéis falando sobre “O Congresso da Cidade e a Participação da Sociedade no Futuro das Cidades”. Na parte da noite, acontece a explanação da pré-estratégia da Cidade de Canoas com a Agência Futuro e o painel Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras nas Cidades, com palestra de Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos.

Durante o sábado, 04/12, a partir das 9h, terão prosseguimento os painéis, divididos nos três eixos temáticos. Às 9h10, André Carvalho, especialista em Cidadania e Terceiro Setor e presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, ministra palestra sobre o eixo Cidadania, tendo como mediador o secretário de Educação Paulo Ritter. Walter Doell, gerente executivo do Tecnosinos, palestra sobre o tema Desenvolvimento, com a mediação do secretário de Meio Ambiente Celso Barônio, às 10h. O último painel temático, sobre Infraestrutura, tem mediação do secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, com o convidado José Carlos Xavier, coordenador nacional do projeto Pensar o Brasil, às 10h50.

Durante a entrevista, Mário Cardoso falou que o ambiente na cidade é favorável à mudanças e que a participação da população canoense é fundamental. “Estamos apostando muito neste processo, que nos orgulha poder coordenar”, disse o secretário, que ainda frisou que o Congresso não produz um programa de governo, pertence aos cidadãos canoenses. Para Cardoso, uma cidade que não planeja seu futuro é uma cidade sem perspectiva. Para acompanhar e fiscalizar as ações estratégicas definidas com o Congresso da Cidade serão eleitos delegados em cinco oportunidades: durante a realização dos Seminários Temáticos, neste final de semana, e nas quatro plenárias regionais, marcadas para março de 2011.


Cecília Medeiros

Canoas planeja o futuro

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade(ULBRA) e dois centros universitários (Unilasalle e Uniritter).

Preocupado com o futuro de Canoas, foi que  a gestão atual do município  de Canoas criou oportunidades para a população participar do planejamento da cidade para os próximos 10 anos. O I Congreso da Cidade dará voz e vez a você cidadão canoense, de dizer  o que deseja para a sua cidade. O município com o segundo maior PIB do Estado quer saber o que você quer para a sua cidade.

Participe! Começa amanhã, dia 03/12 ás 18h e 30min, na Ulbra Canoas, os Seminários temáticos para o I Congresso da Cidade, e continua no sábado dia 04/12 a  partir ás 9h da manhã. Qual será sua contribuição para o futuro de sua Cidade?

Cecília Medeiros

Bibo Nunes entrevista Mário Cardoso sobre o Congresso da Cidade

Confira a entrevista com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, concedeu dia 22/11 ao programa  Bibo Nunes Show, na Ulbra TV, sobre o I Congresso da Cidade de Canoas.


Cecília Medeiros

Transversalidade está presente nos temas estratégicos do I Congresso da Cidade

Foi com uma série de reuniões e encontros preparatórios que formou-se a pré-estratégia que será apresentada nos Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade de Canoas. O acúmulo de propostas para os próximos dez anos do município reúne colaborações levantadas por moradores, integrantes de entidades e poder público.
Entre os três eixos temáticos eleitos para pensar o Congresso, Desenvolvimento, Cidadania e Infraestrutura, foram apontados temas estratégicos, tendo como marca a transversalidade. Desenvolvimento Sustentável, Atividade Econômica, Promoção e Capital Humano estão dentro do macrotema Desenvolvimento; Desenvolvimento Social, Identidade & Imagem e Serviços & Políticas Públicas integram o eixo Cidadania; Mobilidade Urbana, Integração Territorial e Infraestrutura Urbana são aspectos trabalhados dentro do tema Infraestrutura.
A pré-estratégia será apresentada e amplamente discutida durante os Seminários Temáticos deste final de semana, sendo validada nas diversas reuniões e nas plenárias regionais, marcadas para o início do ano que vem. A versão final de estratégia para os próximos anos de Canoas será aprovada no I Congresso da Cidade, em abril de 2011. Para isso, é importante a participação do maior número de pessoas na construção de uma estratégia de cidade para todos.

::. Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade
03/12 (sexta-feira) - 18h30
04/12 (sábado) - 9h
Auditório do Prédio 1 da ULBRA

Amanda Utzig Zulke