quarta-feira, 23 de março de 2011

Escola para Todos em pauta na segunda palestra do Seminário Desenvolvimento e Inclusão

Foto: Ireno Jardim

Após uma manhã de aprendizados sobre “A Mulher e seus Direitos”, alunos, professores e servidores do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o IFRS, assistiram à palestra sobre a questão da inclusão. Ambos os temas fazem parte do primeiro dia do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, programação integrante do 1º Congresso da Cidade. “Políticas, direitos e inclusão: Construindo a Escola para Todos” foi a palestra ministrada pela psicóloga Andrea Asti Severo e pela pedagoga Greice Severiano, da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS).
Ao abrir a programação, a diretora do IFRS/Campus Canoas Janete Jachetti desejou boas vindas aos participantes, ressaltando que o Seminário acontece em conjunto com o Congresso da Cidade. “O 1º Congresso, que culmina nos próximos dias 14 e 15 de abril, vem pensando e elaborando propostas para os próximos dez anos; por isso a importância de pensar a educação e a inclusão, assim como o desenvolvimento econômico e social de Canoas”, declarou Janete.
A psicóloga da FADERS levou parte da história da Fundação, que atua há 37 anos na articulação de políticas públicas para pessoas com deficiências. Segundo ela, hoje estamos em outro paradigma de inclusão social e educacional. “Estamos em um Instituto Federal e temos como objetivo dialogar e trocar experiências sobre o processo de inclusão, caminhando para uma sociedade mais inclusiva”, colocou. Para Andrea, é necessário pensar nas políticas e nos direitos das pessoas com deficiência para avançar nesse ponto. “Somos todos diferentes, mas precisamos de igualdade de direitos. As políticas públicas devem ser feitas para as necessidades da população, sem discriminações”, pontuou a psicóloga.
O Seminário tem continuidade nesta sexta-feira, dia 24, com o painel Desenvolvimento econômico e políticas públicas. As atividades iniciam com o credenciamento, às 8h30, e contarão com painelistas como o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Cléber Prodanov, e o diretor-Presidente do CEITEC Marcelo Lubaszewski, além do secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso.

Amanda Utzig Zulke

Políticas da Criança e da Juventude é tema do debate no Hangar

Em continuidade aos debates acerca da construção da estratégia da cidade para 2021, dentro da programação do 1º Congresso da Cidade, o debate de hoje, às 17 horas, no Hangar, no Calçadão de Canoas, terá como eixo temático: Cidadania. O tema Políticas da Criança e da Juventude será debatido entre representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, secretarias municipais da Saúde, de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública e Cidadania. O encontro terá a participação de Evaldo Luis Pauly, que é especialista em políticas da Criança e Adolescente e professor do La Salle. A coordenação é do secretário de Educação e coordenador do eixo Cidadania, Paulo Ritter.

Daiane Poitevin

Mulheres da Paz palestram no Seminário Desenvolvimento e Inclusão

Foto: Ireno Jardim
Os estudantes, professores e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Canoas assistiram, na manhã de hoje, a primeira palestra do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, que segue à tarde e na sexta-feira, dia 25. A atividade faz parte do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril, e acontece na rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A, bairro Igara III.

Durante cerca de uma hora, representantes do Mulheres da Paz conversaram com a plateia sobre A mulher e seus direitos: questões de gênero e Lei Maria da Penha. Entre os assuntos abordados, estavam a Agência da Boa Notícia, que é focada na prevenção da criminalidade e violência e direcionada a 240 jovens entre 15 e 24 anos, que recebem formação nas mídias, tendo aulas gratuitas com professores da Unisinos; a Capacitação de magistrados, promotores e defensores públicos em direitos humanos.

Além disso, as mulheres abordaram os 12 direitos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que são: à vida, à liberdade e segurança pessoal, à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação, à liberdade de pensamento, à informação e à educação, à saúde e proteção, a querer construir um matrimônio e a planejar uma família, a querer ou não ter filhos, à programas científicos, à reunião e participação política e à não ser torturada e sofrer maus tratos.

A Justiça Comunitária e o Protejo também foram destacados. Além da criação do programa Mulheres da Paz, em 2010, no bairro Guajuviras, com a capacitação de 107 mulheres, que têm como missão disseminar a cultura de paz, através de cinco projetos: educação, juventudes, enfrentamento das violências, Fórum Comunitário e Saúde (em construção).

Participaram do encontro Mariana Allgayer, Marlene Maria dos Santos, Clessi Bibiano Oliveira, Tânia de Oliveira Cunha, Ana Luiza Júlio, Vanusa Irigoyen e Luciane Gonçalves da Silva. As atividades do Seminário serão retomadas às 14 horas desta quarta-feira, com a palestra Políticas, direitos e inclusão: Construindo a Escola para Todos, com Andrea Asti Severo e Greice dos Santos (Fadergs).

Daiane Poitevin

Você já conhece as atrações do Hangar 2021?

Espaço está à disposição do público desde terça-feira, dia 22
O primeiro dia de visitação no Hangar 2021, localizado no Calçadão de Canoas, foi movimentado. Os canoenses quiseram conhecer o espaço e saber o que ele oferecia. Quem circular pelo local poderá conferir diversas atrações, além de debates sobre os eixos do congresso: infraestrutura, desenvolvimento e cidadania.

Ao entrar no Hangar 2021, a pessoa se depara com redações sobre o futuro de Canoas, escritas por estudantes do 8º ano das escolas da rede municipal. Além disso, também podem ser vistos aviões de papel produzidos por alunos do 4º ano. Mas não é só isso. No espaço há painéis com dados atuais do Instituto Canoas XXI sobre informações importantes do município. Ainda é possível acompanhar os depoimentos dos canoenses sobre “Como deve ser Canoas daqui a 10 anos?”, que foram gravados no Portal do Futuro.

E falando em Portal do Futuro, o Hangar 2021 oferece um painel que conta a história do Box itinerante, além de uma miniatura do mesmo. Agora é só você visitar o espaço e participar das atividades. Esperamos por você!

Daiane Poitevin