Foto: Ireno Jardim |
Após uma manhã de aprendizados sobre “A Mulher e seus Direitos”, alunos, professores e servidores do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o IFRS, assistiram à palestra sobre a questão da inclusão. Ambos os temas fazem parte do primeiro dia do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, programação integrante do 1º Congresso da Cidade. “Políticas, direitos e inclusão: Construindo a Escola para Todos” foi a palestra ministrada pela psicóloga Andrea Asti Severo e pela pedagoga Greice Severiano, da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS).
Ao abrir a programação, a diretora do IFRS/Campus Canoas Janete Jachetti desejou boas vindas aos participantes, ressaltando que o Seminário acontece em conjunto com o Congresso da Cidade. “O 1º Congresso, que culmina nos próximos dias 14 e 15 de abril, vem pensando e elaborando propostas para os próximos dez anos; por isso a importância de pensar a educação e a inclusão, assim como o desenvolvimento econômico e social de Canoas”, declarou Janete.
A psicóloga da FADERS levou parte da história da Fundação, que atua há 37 anos na articulação de políticas públicas para pessoas com deficiências. Segundo ela, hoje estamos em outro paradigma de inclusão social e educacional. “Estamos em um Instituto Federal e temos como objetivo dialogar e trocar experiências sobre o processo de inclusão, caminhando para uma sociedade mais inclusiva”, colocou. Para Andrea, é necessário pensar nas políticas e nos direitos das pessoas com deficiência para avançar nesse ponto. “Somos todos diferentes, mas precisamos de igualdade de direitos. As políticas públicas devem ser feitas para as necessidades da população, sem discriminações”, pontuou a psicóloga.
O Seminário tem continuidade nesta sexta-feira, dia 24, com o painel Desenvolvimento econômico e políticas públicas. As atividades iniciam com o credenciamento, às 8h30, e contarão com painelistas como o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Cléber Prodanov, e o diretor-Presidente do CEITEC Marcelo Lubaszewski, além do secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso.