quarta-feira, 9 de março de 2011

Reunião preparatória na Região Noroeste é amanhã


A Secretaria Municipal de Relações Institucionais realiza amanhã, dia 10 de março, às 19 horas, a reunião preparatória às plenárias do 1º Congresso da Cidade na Subprefeitura Noroeste. O encontro estava previsto para o dia 1º de março, mas teve de ser cancelado. A subprefeitura Noroeste fica na rua Candelária, 441, bairro Mathias Velho.

Durante as reuniões, que já ocorreram nas regiões Nordeste, Sudoeste, e Sudeste o diretor Antônio Alberto Santos apresenta a proposta, a organização e o calendário de atividades do Congresso às lideranças locais. O consultor Gustavo Grisa aborda a importância das plenárias e solicita a ajuda do grupo para identificar o que é mais importante para ser discutido na plenária do quadrante.


Daiane Poitevin

Conheça nossos Bairros

Bairro Industrial | Região Noroeste

População: 141 habitantes
Comércio: 19
Indústria: 34
Posto de Saúde: 0
Localização: 29°52'16" Sul, 51°11'09" Oeste

Industrial é o maior bairro em área do município, mas possui uma população de somente 141 habitantes. Produzem-se grandes quantidades de arroz no bairro. O principal e único acesso é a BR-386. É considerada por quase todos como integrante do bairro Niterói, sendo que alguns moradores divergem e exigem a independência do lugar. Sua delimitação física preenche o espaço da antiga chácara Araújo.

Daiane Poitevin

Mário na Pampa

video
O secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, esteve na Rádio Pampa segunda-feira, dia 7, para falar sobre o 1º Congresso da Cidade. Foram cerca de 14 minutos no ar. Escute a entrevista.

Daiane Poitevin

Fala subprefeito!

A partir de hoje, iniciamos uma série de entrevistas com os subprefeitos das quatro regiões da cidade. O primeiro a ser ouvido é o subprefeito da Região Sudoeste, Pedro Bueno. Boa leitura!

Subprefeito Região Sudoeste

Pedro Bueno
Idade: 54 anos
Canoense por opção


Blog do Congresso – Você é natural de Canoas? Se não, onde você nasceu, quando veio para Canoas e porque?

Subprefeito Pedro Bueno – Sou natural de Quaraí. Em 1979 me mudei para Canoas, por questões de emprego. Recém casado procurava novos horizontes, sonhos e esperança. Na cidade de Quaraí não tinha muitas oportunidades.


Blog – O que mudou em Canoas nos últimos dois anos?

Pedro Bueno – Temos uma concepção diferente de gestão, onde o protagonismo é da população. O povo pensa, planeja o que é melhor para a cidade. Há a participação da comunidade nas questões políticas, é um trabalho em conjunto com a Prefeitura. A cidade está mais limpa, as praças reformadas.

Blog – O que mais lhe chama a atenção na cidade?

Pedro Bueno - O mais bonito da cidade é a força de reação do povo. A reação, a luta sem cessar. O trabalho, a busca da nova vida, ultrapassando  limites, barreiras, para melhorar sua vida.             

Blog – O que você espera para Canoas nos próximos dez anos?

Pedro Bueno - Que Canoas seja uma cidade mais moderna, mais segura, mais bonita, que tenha menos pobreza. Uma cidade mais humana, onde tenhamos orgulho de criar nossos filhos. Tenhamos orgulho em dizer que somos canoenses.

Blog – Qual a importância do Congresso da Cidade para Canoas e sua população?

Pedro Bueno - Em Canoas já temos propostas onde a comunidade já participa das Plenárias de Serviços, a Prefeitura na Rua, que é um projeto do prefeito Jairo Jorge e já está consolidado. A mobilização da comunidade quanto ao congresso está com um resultado positivo, a aceitação das pessoas é excelente. Este é um momento novo para a população canoense. As plenárias preparatórias para o congresso serão positivas. O enfoque é ótimo: pensar um uma cidade melhor para o futuro.

Priscilla Freitas e Daiane Poitevin