quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Congresso da Cidade

O QUE É O I CONGRESSO DA CIDADE
O I Congresso da Cidade de Canoas será um momento em que sociedade civil e poder público poderão, através do diálogo, construir juntos um planejamento do futuro da cidade para o período de 2011 a 2021. A participação e o envolvimento de todos nas etapas do congresso resultará em uma estratégia pensada para a cidade dos próximos dez anos.
OBJETIVO DO CONGRESSO
O objetivo central do congresso da cidade é planejar a cidade de Canoas para os próximos dez anos, através da participação da sociedade civil e do poder público, ambos envolvidos e direcionados para a cidade do futuro, para a cidade que os cidadãos canoenses desejam construir.
ORGANIZAÇÃO
A realização do congresso da cidade e o planejamento das atividades do mesmo são realizadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA. A Comissão Organizadora é composta por 11 membros, sendo seis representantes de diversas instituições da sociedade e cinco representantes do governo municipal.
ESTRUTURA
O I Congresso da Cidade de Canoas será organizado em três grandes etapas:
1ª ETAPA:
A primeira etapa compreende a realização dos seminários temáticos, conforme os seguintes temas:


DESENVOLVIMENTO, CIDADANIA e INFRAESTRUTURA.

Para organizar o debate dentro dos três temas estabelecidos foram criadas as subcomissões temáticas, levando o nome de cada um dos temas acima. Como etapa preparatória aos seminários cada subcomissão realizará reuniões com intuito de debater e colher propostas no que se refere ao tema discutido. Estas propostas serão apresentadas nos seminários para então serem discutidas no grande grupo, e após sistematização das mesmas encaminhadas ao I Congresso da Cidade. Nesta mesma etapa serão eleitos delegados com o seguinte critério: a cada três pessoas participantes, um delegado eleito.
2ª ETAPA:
A segunda etapa consiste na realização de plenárias populares nos quatro quadrantes da cidade de Canoas, tendo como objetivo o debate e a colheita de propostas para serem encaminhadas
ao I Congresso da Cidade de Canoas. Nesta mesma etapa serão eleitos delegados com o seguinte critério: a cada três pessoas participantes, um delegado eleito.
3ª ETAPA:
A terceira etapa será a realização do I Congresso da Cidade de Canoas, reunindo o resultado da 1ª e da 2ª etapas, votando as mesmas através dos delegados eleitos, ouvindo palestrantes nas áreas
e traçando as diretrizes do planejamento da cidade para os próximos dez anos que seguirão (2011-2021).