segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

“Mais objetivos para lutar por uma vida melhor”

PERSONALIDADE - Vereador de Canoas


Ivo Fiorotti
51 anos
Canoense por opção

Blog Congresso da Cidade - Você é natural de Canoas? Se não, onde você nasceu e quando veio para Canoas e por que?
Ivo Fiorotti - Nasci em Carlos Barbosa e, em 1981, cheguei a Canoas pra atuar nas Comunidades Eclesiais de  Base e na Educação Popular, como Frade Capuchinho, ficando até 1988. Quando deixei a vida religiosa e me casei, girei por São Paulo e Campinas, mas acabei adotando Canoas no início de 1993, pois de todas as cidades que havia atuado esta foi a que mais criei vínculos na luta comunitária e nas amizades.
Blog - Qual o lugar que você mais aprecia em Canoas ? Por que?
Fiorotti -
É o Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. Penso que tem um misto de motivos que vão desde uma certa saudade da vida campestre, com a possibilidade de um ar fresco, de passar um tempo junto ao bosque, de apreciar o lago e os animais no Minizôo até a possibilidade de descansar, meditar, caminhar, refazer as forças. Gosto tanto de ir sozinho como com a família. Sempre que posso, vou.  E sinto falta de algo parecido aqui na região Noroeste, a minha querida região da grande Mathias Velho.

Blog - O que você espera para Canoas nos próximos dez anos?
Fiorotti - Que se desenvolva em oportunidades de melhorar a qualidade de vida para todos, que se torne uma cidade menos violenta e com mais alegria de conviver e de participar. Dois desejos muito especiais: primeiro, ver nossa cidade avançar em tecnologias limpas, quem sabe desenvolvendo ações desde a pesquisa até a produção de meios que possibilitem utilizar a energia solar, a energia eólica e de biomassa. Tanto para superarmos este ambiente com ar pesado que tende a crescer, bem como para, no sentido de nosso planeta se sentir mais a vontade com a nossa presença, com menos agressão. Segundo, que a imensa maioria de nossa população que tem em seus antepassados sangue indigena possa tomar consciência do que foi no passado a "Civilização Guarani Missioneira", para que possam destas raízes que foram um "grande triunfo da humanidade", nas palavras do filósofo francês Voltaire, ter mais ânimo, vontade de participar e de assumir compromissos com uma Canoas cada vez melhor. E a maioria desta maioria são os mais humildes de nossas vilas de ocupação, que, com certeza, embalados com a consciência do que são herdeiros, teriam mais objetivos para lutar por uma vida melhor.

Blog - Uma mensagem para os canoenses.
Fiorotti - Tenho a convicção de que a riqueza de raízes étnicas e culturais deste tão recente povo canoense ainda poderá auxiliar em muito na busca de uma cidade plural nas oportunidades, rica nas diversidades e promissora nas construções sociais, culturais e econômicas. Tenho a certeza que com esta recente virada na administração pública, estão criadas as condições para nos tornarmos uma grande e feliz cidade para todos e uma referência de inovação e superação das mazelas sociais e econômicas para o Brasil e o Mundo.

Daiane Poitevin