quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"A melhor coisa é o comprometimento da população com o poder público"

Canoas não é feita só de obras, projetos, ações, mas também de pessoas, sejam elas autoridades, personalidades conhecidas, personagens que chamam a atenção ou cidadãos comuns. Por isso, o blog Congresso da Cidade está fazendo uma série de entrevistas com canoenses, nascidos aqui ou que adotaram a cidade por opção. Neste espaço, você verá por que, para eles, Canoas é tão importante.

PERSONALIDADE - Presidente da Uamca


José Alvarez Rocha
58 anos
Canoense por opção

Blog Congresso da Cidade - Onde você nasceu?
José Alvarez Rocha - Em Estrela. Moro em Canoas há 54 anos. A família mudou-se para Canoas por causa do trabalho.

Blog - O que mudou na cidade nos últimos dois anos?
Rocha - Canoas vive um novo momento: de esperança, participação, onde a comunidade tem oportunidade de participar. A Prefeitura apresenta projetos claros e transparentes.  Entre os projetos posso citar as Audiências Públicas, onde o prefeito escuta as pessoas, suas necessidades; o Prefeitura na Rua, que não dá só oportunidade da população conhecer o prefeito Jairo Jorge e os secretários, mas em conjunto tenta construir uma forma de melhorar cada bairro; o Orçamento Participativo, que além de prever melhorias, é uma forma melhor de organizar a escolha das prioridades que cada bairro necessita. Enfim, são vários projetos do prefeito que viabilizam em conjunto com a comunidade a construção de uma cidade com mais qualidade de vida. A cidade mais limpa, as pessoas se importam não só de cuidar das suas casas, mas do bairro, do município. É um momento único para tudo, da população saber o que é a importância da participação popular.

Blog - Como você percebe o Congresso da Cidade?
Rocha - O Congresso da Cidade busca o futuro não só da cidade, mas de cada um de nós. É uma vida em Canoas: busca das necessidades, da solidariedade.

Blog - O que mais lhe chama a atenção na cidade?
Rocha - A vontade que o povo de Canoas tem em buscar a construção de uma cidade melhor para se viver. Poderia citar também várias coisas materiais ou serviços que tiveram uma grande evolução, como a segurança e o transporte. Hoje temos a sensação de segurança. O embelezamento da cidade também é um ponto forte. Mas o mais importante é o trabalho realizado pela comunidade em conjunto com a Prefeitura.  A melhor coisa é o comprometimento da população com o poder público.

Blog - O que você espera para Canoas nos próximos 10 anos?
Rocha - Mais empregos, transporte moderno, trabalho na saúde muito maior, uma cidade moderna. Mais comprometimento das pessoas com a cidade. Povo mais harmonioso, qualidade de vida ainda melhor. Mais evolução na segurança, poder sair de casa sem se preocupar com a violência, baixar as cercas e muros, poder sentar na frente da casa e conhecer o vizinho do lado.

Priscilla Freitas e Daiane Poitevin