segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que eu quero para minha Canoas?

"O prefeito Jairo Jorge está fazendo nuitas coisas pela nossa cidade. Um exemplo são as escolas de turno integral. Investimento em educação é fundamental, pois ela é o futuro do país. Espero que no futuro Canoas tenha escolas profissionalizantes gratuitas ou com valor mais baixo, para que as pessoas sem condições de pagar tenham maior qualificação. Que essas escolas também já encaminhem os estudantes para o mercado de trabalho".

Cidadã: Gisele Oliveira dos Santos
Idade: 31 anos
Profissão: Segurança

O QUE EM 2 ANOS A PREFEITURA JÁ FEZ PELA EDUCAÇÃO:

1) No dia 11 de janeiro de 2011 o prefeito Jairo Jorge sancionou as leis 5.580 e 5.581, que instituem o novo Plano de Carreira dos Profissionais da Educação e dos Agentes de Apoio à Educação Infantil. Os efeitos econômicos do Plano serão retroativos ao dia 1º de janeiro deste ano. A construção do novo Plano ocorreu com a participação dos profissionais da Educação. No total, foram feitos 46 debates, com a participação de 1.100 educadores.

Foto: Ireno Jardim
2) O poder público municipal disponibiliza os kits de uniforme escolar para os estudantes da rede municipal, do 1º a 8º ano, e de material escolar para os alunos do 1º ao 5º ano. Os uniformes foram entregues pela primeira vez em 2010, em uma iniciativa inédita que contou com a participação de toda a comunidade escolar desde o início do processo. As ações permitem maior segurança aos estudantes e menor custo aos pais para manterem os filhos na escola.


3) Está em obras, desde maio de 2009, na rua Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870, no bairro Igara, o Instituto Federal de Educação – campus Canoas. O investimento na unidade gira em torno de R$ 5 milhões, sendo R$ 3,9 milhões para construção e o restante para aquisição de equipamentos. O projeto prevê uma área construída de 3.490 m², com seis prédios, divididos em administrativo, miniauditórios, salas de aula, laboratórios e área de convivência. O local poderá abrigar 2,5 mil alunos, entre estudantes do ensino médio e superior.


"Gostaria que a cidade oferecesse desconto nas passagens ou um transporte mais barato para os estudantes que moram em Nova Santa Rita, mas estudam em Canoas".

Cidadã: Liliane de Oliveira da Silva
Idade: 28 anos
Profissão: vendedora

O QUE EM DOIS ANOS A PREFEITURA JÁ FEZ PELO TRANSPORTE:

1) Canoas já conta com novos abrigos de ônibus instalados na cidade. A proposta tem como objetivo beneficiar o máximo de usuários. Já receberam a melhorias os bairros Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Guajuviras e na a avenida Getúlio Vargas. A previsão é continuar o projeto neste ano e em 2012, quando todos os abrigos serão repostos.

Foto: Ireno Jardim


2) Em Canoas, o cidadão pode, dentro do intervalo de uma hora e trinta minutos, embarcar no ônibus urbano e após no metropolitano pagando somente a diferença entre as tarifas, valendo no sentindo inverso também. A Integração Metropolitana está em funcionamento no município desde dezembro de 2010.


 
Daiane Poitevin e Priscilla Freitas

E você, o que quer para o nosso município? Participe! Envie sua sugestão para com.congressocidade@gmail.com