Cidadã: Gisele Oliveira dos Santos
Idade: 31 anos
Profissão: Segurança
O QUE EM 2 ANOS A PREFEITURA JÁ FEZ PELA EDUCAÇÃO:
1) No dia 11 de janeiro de 2011 o prefeito Jairo Jorge sancionou as leis 5.580 e 5.581, que instituem o novo Plano de Carreira dos Profissionais da Educação e dos Agentes de Apoio à Educação Infantil. Os efeitos econômicos do Plano serão retroativos ao dia 1º de janeiro deste ano. A construção do novo Plano ocorreu com a participação dos profissionais da Educação. No total, foram feitos 46 debates, com a participação de 1.100 educadores.
Foto: Ireno Jardim |
2) O poder público municipal disponibiliza os kits de uniforme escolar para os estudantes da rede municipal, do 1º a 8º ano, e de material escolar para os alunos do 1º ao 5º ano. Os uniformes foram entregues pela primeira vez em 2010, em uma iniciativa inédita que contou com a participação de toda a comunidade escolar desde o início do processo. As ações permitem maior segurança aos estudantes e menor custo aos pais para manterem os filhos na escola.
3) Está em obras, desde maio de 2009, na rua Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870, no bairro Igara, o Instituto Federal de Educação – campus Canoas. O investimento na unidade gira em torno de R$ 5 milhões, sendo R$ 3,9 milhões para construção e o restante para aquisição de equipamentos. O projeto prevê uma área construída de 3.490 m², com seis prédios, divididos em administrativo, miniauditórios, salas de aula, laboratórios e área de convivência. O local poderá abrigar 2,5 mil alunos, entre estudantes do ensino médio e superior.
"Gostaria que a cidade oferecesse desconto nas passagens ou um transporte mais barato para os estudantes que moram em Nova Santa Rita, mas estudam em Canoas".
Cidadã: Liliane de Oliveira da Silva
Idade: 28 anos
Profissão: vendedora
O QUE EM DOIS ANOS A PREFEITURA JÁ FEZ PELO TRANSPORTE:
1) Canoas já conta com novos abrigos de ônibus instalados na cidade. A proposta tem como objetivo beneficiar o máximo de usuários. Já receberam a melhorias os bairros Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Guajuviras e na a avenida Getúlio Vargas. A previsão é continuar o projeto neste ano e em 2012, quando todos os abrigos serão repostos.
Foto: Ireno Jardim |
2) Em Canoas, o cidadão pode, dentro do intervalo de uma hora e trinta minutos, embarcar no ônibus urbano e após no metropolitano pagando somente a diferença entre as tarifas, valendo no sentindo inverso também. A Integração Metropolitana está em funcionamento no município desde dezembro de 2010.
Daiane Poitevin e Priscilla Freitas