quinta-feira, 31 de março de 2011

Congresso une diferenças com otimismo na Região Nordeste

Foto: Ireno Jardim
 
A força da mobilização comunitária da Região Nordeste mais uma vez se expressou na noite desta quarta-feira, 30, durante a terceira plenária regional do 1º Congresso da Cidade, realizada na Liga Canoense de Futebol, bairro Estância Velha. “Hoje, vocês estão fazendo história aqui. Pela primeira vez, nessa noite, homens e mulheres, que amam Canoas, estão se reunindo para discutir o futuro, porque o futuro nasce do presente”, observou o prefeito Jairo Jorge na abertura do evento. A plenária contou com a presença de cerca de 400 participantes e elegeu 81 delegados.

A abertura foi marcada pelo pedido de um minuto de silêncio em memória vice-presidente José Alencar, falecido nessa semana. Em seguida, o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, fez uma breve reconstituição da trajetória do Congresso, explicando as diretrizes, os eixos temáticos norteadores desse evento e destacando a participação popular nessa iniciativa. “Esse é um processo de longo diálogo com a cidade, que começou há 10 meses, e que completa nessa noite o terceiro encontro regional, mas que será consolidado nos dias 14 e 15 de abril”, lembra.

A mesa também foi integrada pela vice-prefeita Beth Colombo, pelo vereador Emílio Neto (PT), representando a Câmara dos Vereadores, pelo presidente do Canoas XXI e integrante da comissão organizadora do Congresso, Luis Roberto Steinmetz, e pelo subprefeito da Região Nordeste, Francisco Menezes (Chico da Mensagem).

Todas as vozes
A plateia, que lotou o auditório da Liga Canoense de Futebol, foi integrada por um público de todas as idades e dos mais distantes bairros da Região Nordeste. Também foram originais e distintas as motivações que conduziram cada um ao local.

Um ponto, porém, parecia convergir entre os presentes: o desejo de ver Canoas melhor no futuro e a vontade de contribuir de algum modo para a concretização desse objetivo. “Há coisas que precisam mudar, como transporte e calçamento, mas não podemos querer tudo ao mesmo tempo, precisamos melhorar aos poucos”, avalia Celedina Sarmento da Silva, de 75 anos, ao lado de seu esposo, Ariocibes Avila Santos, com 85. Juntos, orgulhosos, exibiam a faixa de Casal Simpatia, conquistada junto ao grupo da terceira idade Viva a Vida.

A juventude, por sua vez, também compareceu em peso ao evento, seja espontaneamente, seja convidada por meio de professores, que mobilizaram suas turmas para esse processo democrático. “Acredito que a segurança é uma área que pode melhorar”, opina a estudante secundarista Karoline Kosloski, enquanto aguarda com os colegas no final da fila, enquanto faz sua inscrição como participantes.

Quando a plenária foi aberta para intervenções do público, a participação foi entusiasmática nas intervenções realizadas. “Estamos tendo avanços na cidade, mas precisamos mais para conquistar a Canoas que queremos. Somos cortados pelo Trensurb e pela BR, isso nos deixa a margem de nossos bairros vizinhos. Por isso, eu sou parceiro do senhor para fazer essa transformação”, declarou, dirigindo-se ao prefeito, o aposentado João Toreli de Oliveira, da Estância Velha.

Durante o encerramento da Plenária, o prefeito retomou novamente a palavra para ressaltar a importância da participação de todos no 1.º Congresso da Cidade. “É o povo que tem que dizer aquilo que é melhor para Canoas”, nota. Nessa ocasião, ele também aproveitou para comentar e esclarecer pontos levantados pelos presentes, a respeito das políticas públicas, como o empreendimento do distrito industrial e do parque natural no Guajuviras. “Ali, vamos ter muitas empresas, estamos com o governo do estado mecanismos para viabilizar isso; mas também queremos um parque bonito, para que as famílias canoenses possam suar, nós vamos ter um dos melhores parques da região metropolitana”, anuncia.

Jairo convidou a todos para se fazer presentes em 14 e 15 de abril, durante os dias de desfecho do Congresso. Já encerrada a plenária, o prefeito recebeu vários participantes que vieram cumprimentar-lhe e realizar comentários sobre o Congresso.

Ronaldo M. Botelho