terça-feira, 29 de março de 2011

Região Sudoeste destaca 71 delegados para o 1º Congresso da Cidade

Foto: Ireno Jardim

O futuro é agora. Com estas palavras, o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura, Mário Cardoso, avaliou a primeira plenária do Congresso da cidade, realizada na noite de segunda-feira, 28. Cerca de 400 pessoas (público estimado que passou pelo local) estiveram presentes no DTG Piazitos do Sul, região Sudoeste da cidade.

O encontro reuniu moradores dos bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande. Ao todo, foram contabilizados 305 inscritos no evento. Destes, foram escolhidos por aclamação 71 delegados que representarão a região no 1º Congresso da Cidade, que acontecerá nos dias 14 e 15 de Abril, no Unilasalle.

Durante a plenária, a população pode conhecer as diretrizes das ações estratégicas escolhidas em reuniões realizadas em cada um dos quadrantes da cidade, junto à população, e que se propõem a formatação de uma cidade sustentável, humana, integrada, inovadora, próspera e atrativa do ponto de vista empreendedor. Para se chegar a esses contextos, as discussões incluíram a coleta de informações a respeito de melhorias em infra-estrutura, transporte, mobilidade, além de ações como educação e saúde.

O público pode opinar, e 17 pessoas manifestaram-se, ora reforçando pontos de melhorias para a região, ora tecendo comentários sobre a inovadora proposta de planejamento da cidade para seu crescimento, com a participação de seu povo.

O prefeito Jairo Jorge ressaltou ao final da plenária, a positiva participação da população. “Hoje estamos fazendo a história da cidade, pois estamos discutindo o futuro de Canoas. O futuro que nasce a partir de idéias, opiniões e faz com que cada um de nós, tenha orgulho de ser canoense”, disse.

Além do prefeito, estiveram presentes o representante da Comissão Organizadora do Congresso da Cidade, Antonio Federizzi; o consultor Gustavo Grizzi; os vereadores Ivo Fiorotti e Almiro Gerarth, o Cebola; o sub prefeito da região, Pedro Bueno e a vice prefeita Betho Colombo, que destacou a construção “participativa da cidade que deixaremos para nossos filhos e netos”.

As plenárias seguem nesta terça-feira, 29, e nos dias 30 e 31 de março, nas regiões Sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente.

1º CONGRESSO DA CIDADE 

O 1º Congresso da Cidade acontece entre os dias 14 e 15 de abril deste ano e tem como meta a construção democrática de um planejamento para a cidade até 2021. Através de um processo de ampla participação da sociedade, serão formuladas estratégias para os próximos 10 anos.

Jesiel B. Saldanha