sábado, 4 de dezembro de 2010

Painelistas enriquecem estratégias para a Canoas de amanhã no segundo dia de Seminários do Congresso

Mais um instrumento de participação popular está estabelecido na cidade de Canoas. O segundo dia de Seminários Temáticos do I Congresso da Cidade, realizado neste sábado na Ulbra, deu mais uma demonstração do protagonismo dos cidadãos canoenses na configuração da cidade em que vivem. Cerca de 420 inscritos participaram das discussões da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas, que iniciaram na noite desta sexta-feira, 03 e prosseguiram neste sábado.
Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, de secretários e dos painelistas do dia, André Carvalho, Walter Doell e José Carlos Xavier, o encontro iniciou com a apresentação da pré-estratégia para os próximos dez anos de Canoas. Sugestões, contribuições e alternativas para o progresso do município foram compiladas no documento, apresentado pelo sócio-diretor da Agência Futuro, Gustavo Grisa.
 


O primeiro painelista, André Carvalho, cumprimentou o prefeito pela iniciativa de planejar o futuro da cidade, que definiu como brilhante. Conforme o presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, cidadania tem um conceito muito amplo e, ao mesmo tempo, muito específico. Para ele, é a forte vinculação com a questão da sociedade civil organizada, de forma que possa se disciplinar os direitos e deveres da população. Carvalho falou do papel do terceiro setor, ou seja, da sociedade civil organizada, no desenvolvimento das cidades e falou da importância do cidadão conhecer os seus direitos. “Existe falta de conhecimento das questões legais, e para poder exercer os direitos, o cidadão precisa conhecê-los”, disse.

Veja a matéria completa aqui!

Amanda Utzig Zulke