sábado, 12 de março de 2011

Infraestrutura


Aos poucos, no entorno de um rio, de uma estrada, de uma ferrovia, os povos vão construindo suas moradias, seus comércios, suas fábricas, suas escolas e enfim sua cidade. É assim desde que as pessoas começaram a morar em comunidade, para poder viver melhor.
Em Canoas não é diferente, fomos aos poucos construindo uma cidade e com isso suas belezas, suas ruas, seus bairros. E, muitas vezes desordenadamente, fomos aumentando, das canoas e a estação férrea para seis estações do Trensurb, da estradinha a BR-116, a BR-386, as avenidas Boqueirão, Rio Grande do Sul, Guilherme Schell, Victor Barreto, entre outras. Continuamos crescendo, com cada vez mais gente vindo morar aqui.
Criamos o plano diretor, um novo modelo de construir a cidade, nem sempre respeitado ou consultado nesse desenvolvimento acelerado. A cidade cresce assim, novos desafios são criados e, de tempos em tempos, devemos parar e pensar o futuro. Um futuro com data definida e um futuro atingível onde poderemos revisar os planos anteriores, os erros e acertos na busca de uma Canoas melhor, com mais qualidade de vida e infraestrutura viária, com info-vias, redes de saneamento básico, energia elétrica, transporte e mobilidade adequados e compatíveis com esta cidade nova que queremos.
Com esses avanços na infraestrutura e mobilidade, Canoas poderá fortalecer-se ainda mais como referência em moradia e serviços de qualidade, atraindo moradores de toda a Região Metropolitana, em especial de Porto Alegre. O deslocamento de trabalhadores e estudantes entre os diversos pólos e distritos industriais tanto para as áreas centrais e residenciais de Canoas quanto para a Região Metropolitana deve ser considerado, baseando-se em soluções simples e inovadoras. Da mesma forma, o acesso e visibilidade da cidade por parte do visitante e a integração dos diferentes modais logísticos para garantir competitividade às empresas da cidade.
Como marco dessa nova etapa de integração, inovação, humanização e sustentabilidade, o Congresso da Cidade e a estratégia 2011-2021 deverão considerar alternativas para que a divisão territorial seja vencida definitivamente a partir de um elo físico entre as duas metades da cidade a ser viabilizado durante este período. Assim tornaremos nossa cidade atrativa para todos que passarem por aqui.




Luiz Carlos Bertotto
Secretário Municipal de Transporte e Mobilidade 

Amanda Zulke e Daiane Poitevin