quarta-feira, 23 de março de 2011

Mulheres da Paz palestram no Seminário Desenvolvimento e Inclusão

Foto: Ireno Jardim
Os estudantes, professores e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Canoas assistiram, na manhã de hoje, a primeira palestra do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, que segue à tarde e na sexta-feira, dia 25. A atividade faz parte do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril, e acontece na rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A, bairro Igara III.

Durante cerca de uma hora, representantes do Mulheres da Paz conversaram com a plateia sobre A mulher e seus direitos: questões de gênero e Lei Maria da Penha. Entre os assuntos abordados, estavam a Agência da Boa Notícia, que é focada na prevenção da criminalidade e violência e direcionada a 240 jovens entre 15 e 24 anos, que recebem formação nas mídias, tendo aulas gratuitas com professores da Unisinos; a Capacitação de magistrados, promotores e defensores públicos em direitos humanos.

Além disso, as mulheres abordaram os 12 direitos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que são: à vida, à liberdade e segurança pessoal, à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação, à liberdade de pensamento, à informação e à educação, à saúde e proteção, a querer construir um matrimônio e a planejar uma família, a querer ou não ter filhos, à programas científicos, à reunião e participação política e à não ser torturada e sofrer maus tratos.

A Justiça Comunitária e o Protejo também foram destacados. Além da criação do programa Mulheres da Paz, em 2010, no bairro Guajuviras, com a capacitação de 107 mulheres, que têm como missão disseminar a cultura de paz, através de cinco projetos: educação, juventudes, enfrentamento das violências, Fórum Comunitário e Saúde (em construção).

Participaram do encontro Mariana Allgayer, Marlene Maria dos Santos, Clessi Bibiano Oliveira, Tânia de Oliveira Cunha, Ana Luiza Júlio, Vanusa Irigoyen e Luciane Gonçalves da Silva. As atividades do Seminário serão retomadas às 14 horas desta quarta-feira, com a palestra Políticas, direitos e inclusão: Construindo a Escola para Todos, com Andrea Asti Severo e Greice dos Santos (Fadergs).

Daiane Poitevin