sexta-feira, 1 de abril de 2011

Plenárias elegem 606 delegados para o 1º Congresso da Cidade

Foto: Paula Vinhas

O 1º Congresso da Cidade, que ocorrerá em 14 e 15 de abril, no Unilasalle, terá 606 delegados, eleitos nas Plenárias Populares, realizadas nos quatro quadrantes, desde segunda-feira, 28. A última foi da região Noroeste, na noite desta quinta-feira, que reuniu 373 inscritos na Escola Municipal Thiago Würth, bairro Mathias Velho. No total, foram cerca de 1,4 mil participantes. Essa foi a etapa final de preparação do Congresso, que vai projetar a cidade para os próximos dez anos. Serão discutidas e votadas 42 iniciativas e 102 ações estratégicas para tornar Canoas mais sustentável, mais humana, mais inovadora, mais próspera e mais atrativa.

Propostas

O assunto em destaque proposto nas reuniões preliminares com lideranças da região Noroeste foi a adaptação e integração à BR-448, o impacto ambiental causado pela construção da rodovia e a ocupação desordenada às margens.

Durante as manifestações livres, a população abordou a necessidade de espaço fixo para a comercialização dos produtos da Economia Solidária, controle da poluição sonora e do ar, de melhorar o transporte coletivo, a reciclagem do lixo, a acessibilidade, pavimentação das ruas, o combate às drogas e a segurança, além de aumentar vagas na Educação Infantil. Também propôs campanhas de educação para evitar que as pessoas joguem lixo nas ruas.

O prefeito Jairo Jorge comentou todas as propostas, destacando a importância delas, relatou algumas ações em andamento e anunciou que Canoas apresentará projeto ao governo federal para rebaixamento da linha do trem no Centro da cidade, o que exigirá investimento de R$ 198 milhões.

Desafio
Jairo lembrou do tempo em que os canoenses tinham vergonha de sua cidade, situação que já mudou com a participação de todos. Segundo ele, o desafio do Congresso é “pensar a cidade do futuro e o futuro da cidade”.

A vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, destacou que o governo está dividindo com a população a responsabilidade de decidir o que fazer pelo município na próxima década.

O secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso, apresentou todas as etapas de preparação do Congresso, iniciada há 11 meses, e a metodologia de trabalho da noite. Integraram, ainda, a mesa principal o subprefeito Júlio Ribeiro; a presidente da subseção Canoas da OAB, Neuza Bastos, que integra a comissão organizadora e o representante da Agência Futuro, que assessora os trabalhos, Gustavo Grisa. O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT) também acompanhou a Plenária

Eloá da Rosa