quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sistema de participação desperta atenção de francês



Marcellin (à esquerda) com o secretário
de Relações Institucionais, Mário Cardoso. Foto: Paula Vinhas
O sistema de participação implementado pela Prefeitura de Canoas, integrado por vários canais de interação popular, despertou a atenção do francês Marcellin D’ Almeida, representante da organização Plaine Commune.
Durante reunião com a equipe coordenadora do 1.º Congresso da Cidade, no início da tarde desta quarta, 13, Marcellin elogiou a dinâmica de organização do orçamento público do município e o processo de preparação desse evento. Acompanhado da assessora de Cooperação Internacional da Prefeitura de Canoas, Deise Martins, e da tradutora Márcia Rosier, Marcellin tem participado de um circuito de reuniões em secretarias e outros órgãos da gestão.
Recebido pelo titular da Secretária Municipal de Relações Institucionais (SMRI), Mário Cardoso, que também preside a equipe diretiva do Congresso. Na ocasião, ele conheceu a organização do sistema de participação do municipípio, composto por canais principais (Prefeitura na Rua, Audiências Públicas, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Plenárias de Serviços e Orçamento Participativo). Atento, Marcellin pediu detalhes e fez comentários sobre os projetos da administração municipal. “Vocês estão conseguindo amarrar bem esse processo, incorporando a população em suas decisões”, avalia.
Também foi apresentado ao convidado francês uma exposição sobre o processo de construção do 1.º Congresso da Cidade, que tem envolvido oito estágios de formulação, com reuniões, seminários e plenárias que já envolveram cerca de 3.500 participantes. “Teríamos dificuldade para mobilizar tantas pessoas quanto vocês o fizeram”, analisa Marcellin.
Políticas de segurança Pública
Após a reunião com a equipe da SMRI, Marcellin esteve na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, onde foi recebido pelo secretário adjunto, Túlio Moreira. Na ocasião, ele conheceu os projetos desenvolvidos na área de prevenção e as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), executadas pela Prefeitura de Canoas.
Na tarde desta sexta-feira, 15, o visitante francês atua como painelista convidado neste 1.º Congresso da Cidade. Na oportunidade, ele deve fazer uma exposição sobre o Plaine Commune, acentuando propostas e caminhos convergentes com a experiência desenvolvida em Canoas.
O que é a Plaine Commune?
A Plaine Commune é uma organização francesa pioneira, que desenvolve projetos em áreas de grande concentração urbana. Para isso, atua em uma dinâmica intercomunitária, que mobiliza comunidades de Paris, com projetos sociais encabeçados pela prefeitura de cada cidade e vinculados às escolas locais. Representantes desta organização já haviam visitado a cidade em agosto de 2010, ocasião em que conheceram os projetos do Território de Paz Guajuviras.

Ronaldo M. Botelho