quinta-feira, 14 de abril de 2011

Primeiro dia do Congresso da Cidade aborda importância da integração comunidade e poder público

Foto: Paula Vinhas
Olhar o futuro, integrando sociedade civil e poder público, é essencial para o desenvolvimento. Este foi o discurso principal dos palestrantes do primeiro dia de atividades do 1º Congresso da Cidade, realizado no Unilasalle. O governador do Estado, Tarso Genro, e o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus, foram os convidados especiais desta quinta-feira, dia 14. As atividades prosseguem amanhã, a partir das 8h30. Na oportunidade, os 608 delegados eleitos pela comunidade canoense discutirão e votarão a Estratégia de Cidade para os próximos 10 anos.

Tarso e o prefeito Jairo Jorge concederam entrevista coletiva à imprensa antes do inicio da atividade. Na ocasião, Jairo destacou quais os principais desafios enfrentados por Canoas, com destaque para as áreas de mobilidade, saúde e segurança. Segundo ele, a Estratégia de Cidade traçada durante o Congresso serão reavaliadas em 2016. Além disso, a ideia do prefeito é encaminhar as propostas à Câmara de Vereadores para que elas façam parte da Lei Orgânica do Município. O governador lembrou do primeiro Congresso da Cidade implantando em 1996, em Porto Alegre. Destacou que uma coisa é o processo eleitoral e outra coisa é gerar um vínculo entre os governos e a sociedade. “É a cidadania expressa de maneira politizada”.

A apresentação do evento ficou por conta do jornalista Sérgio Stock. Na abertura, estavam presentes ainda o reitor do Unilasalle, Paulo Fossati, o vereador Ivo Fiorotti, representando a Câmara Municipal, e o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, representando o presidente da Assembleia Legislativa. Todos eles falaram da importância da realização do Congresso e da participação da população no futuro de Canoas. O prefeito deu as boas-vindas aos participantes falando que a história de Canoas não é feita somente de lutas e desafios, mas de negligências e omissões, o que prejudicou o seu desenvolvimento. “Nós amamos Canoas e temos orgulho de ser canoense. Nos orgulhamos de construir uma cidade democrática e participativa, com a cultura da corresponsabilidade, dando sentido e responsabilidade às ações governamentais”.

Jairo destacou ainda o sistema de participação popular implantado no município desde 1º de janeiro de 2009. E adiantou que no início de maio outra ação de participação estará em atividade na cidade: o Ágora Virtual, uma ferramenta para as pessoas que utilizam a internet. “Será a superação dos limites. Daremos voz e vez a milhares de indivíduos”, afirmou. Em relação ao Congresso, Jairo lembrou dados importantes envolvendo o um ano de preparação do evento, tais como: a participação de 3.820 pessoas nas ações, a eleição de 608 delegados, a realização de 55 reuniões públicas e quatro plenárias nos quatro quadrantes, que receberam 1,4 mil pessoas, a apresentação de 273 sugestões e 104 ações, entre outros. “Não se trata de um programa de governo, mas de um projeto de cidade aprovado pelos canoenses. Não é uma cidade imaginária, mas uma cidade real, fruto de nossas escolhas e sonhos. O Congresso é o primeiro passo de um caminho novo para a nossa querida Canoas”.

PALESTRA DE ABERTURA:

A palestra de abertura foi realizada pelo governador Tarso Genro. Conforme ele, o 1º Congresso da Cidade de Canoas é um “momento de reflexão, de inovação”. Para ele, o evento servirá para os canoenses pensarem mais além sobre o que poderão fazer para a cidade ser melhor. “Todas as ações de um governo devem ser legitimadas, combinando a democracia representativa com a democracia direta, pois ó isso salvará a democracia que está em crise”, salientou. Tarso fez questão de dizer que os governos precisam enfrentar três dificuldades para realizar as verdadeiras reformas. São elas: dificuldades financeiras e econômicas dos países, disputas de ideologia política e a crise da democracia.

GESTÃO TRANSFORMADORA – A EXPERIÊNCIA DE BOGOTÁ:

O ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus, explicou como Bogotá foi transformada em um local feio para uma cidade correta e charmosa, através de uma gestão que contou com a participação popular. Ele afirmou que não havia recursos para investimentos, mas que foram criadas maneiras de transformar um sonho em realidade, ainda no primeiro ano de governo. Mockus comparou o desenvolvimento de uma cidade a um bebê que não nasce falando, mas que vai aprendendo com a ajuda da mãe e do pai.

O palestrante disse que uma das principais ações realizadas em Bogotá, que é um exemplo mundial na redução de homicídios em um curto espaço de tempo com a implantação da polícia comunitária, é o alinhamento das regras formais (normas legais) com as regras informais (normas morais e sociais). “Se os cidadãos se envolvem (nas ações do poder público) e se reconhecem eles enfrentam as transgressões e tentam pacificamente corrigi-las”, sintetizou.

Ao final da palestra, o secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, coordenou as perguntas dos delegados a Mockus. Após, Cardoso explicou como será o segundo dia do 1º Congresso da Cidade e a programação desta sexta-feira. A apresentação do Estado da Cidade, que apresentará os índices de Canoas, foi transferida para amanhã. O prefeito Jairo Jorge fez a entrega do livro Estado da Cidade para o governador Tarso Genro e para o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus.

PROGRAMAÇÃO:

15/04 – Sexta-feira

08h30: Credenciamento

9 horas: Palestra de abertura – ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Apresentação do Estado da Cidade, com o prefeito Jairo Jorge

9h10: Painel: Cidades – Tendências 2011 – 2021. Moderador: Prefeito Jairo Jorge. Palestrantes: Márcio Pochmann, presidente do IPEA; José Vicente, coordenador Agenda 21 Brasileiira; Wrana Panizzi, professora da UFRGS, atua na área de Planejamento Urbano e Regional; Giuseppe Cocco, professor da UFRJ e especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional

10h50: Visão Geral – Proposta da Estratégia da Cidade de Canoas 2011 – 2021, com Gustavo Grisa, diretor da Agência Futuro

11h20: Análise e Destaques em Grupos de Trabalho: + Sustentável, + Humana, + Integrada, + Inovadora e + Próspera – Comissão Organizadora
13 horas: Almoço

14 horas: Atividade Cultural, com o Grupo Art & Dança

14h10: Cases: Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Cooperação Intermunicipal – norte de Paris. Palestrantes: Mário Reali, prefeito de Diadema/SP e presidente do Consórcio Intermuniciopal Grande ABC e Marcellin D´Almeida, diretor da Renovação Urbana da Plaine Commune

15h40: Aprovação Geral da Estratégia da Cidade – Comissão Organizadora

17 horas: Entrega dos Certificados – Prefeito Jairo Jorge e convidados

17h30: Atividade Cultural – Grupo Tholl – trupe circense de Pelotas

Daiane Poitevin