sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Congresso, na visão do DESENVOLVIMENTO


Canoas, em outros momentos, já efetuou algumas discussões quanto ao seu futuro, a Carta de Canoas, por exemplo, tirada no congresso Canoas Século 21, assim como outras, sempre foram ações discutidas em torno de lideranças que suscitam a um novo momento, e que nos leva a uma discussão mais ampla.

Neste momento, em que estamos discutindo o Congresso da Cidade, ampliando além das lideranças reconhecidas, como a Câmara de Vereadores, CICS, CREA, SEACA, CDL, SIMECAN, todos os Conselhos Municipais, Entidades Comunitárias, Sindicatos e outras entidades tais como as Instituições de Ensino, e outras que vem envolvendo as mais amplas parcelas da sociedade, têm o caráter de reconhecer, entender, pesquisar e saber da população, que cidade queremos.

Quando falamos em cidade que queremos, estamos dando a maior amplitude possível, não somente do ponto de vista da cidade enquanto estrutura urbana, mais com sua cidadania, infra-estrutura e desenvolvimento.

E aqui vale a pena ressaltar o que poderá ser o Desenvolvimento pretendido, que vai além da geração de emprego e renda, além da possibilidade de atração de empresas, além da condição estruturante para esta atratividade, ficando com ações de Sustentabilidade que é a visão da qualidade de vida, qualidade ambiental, cultural e social.

Temos que discutir a ocupação do solo, o saneamento, a qualidade da água dos Rios, lagos, córregos e arroios. Reservas verdes e corredores de fauna e flora, assim como a recuperação de mata ciliar, ampliação de Parques e praças, ampliação da vegetação de rua e de áreas públicas e particulares.

Temos que ter uma visão da cidade para os próximos anos, da mesma forma que temos que enxergar a cidade para as próximas gerações. Portanto, temos que ter uma visão do todo, onde podemos ampliar a qualidades dos serviços, de ações industriais com a visão ambiental, entendendo as questões ambientais que devem estar presentes. Assim teremos não só uma cidade mais harmônica, mas seremos agentes de um mundo melhor.

 




Celso Baronio
Secretário de Meio Ambiente








Eloá da Rosa e Daiane Poitevin