quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Coletiva com a impresa local sobre o Congresso da Cidade

O secretário de Relações Institucionais concedeu entrevista a imprensa local no dia 01/12, onde apresentou em detalhes a  evolução das etapas do I Congresso da Cidade de Canoas.

A partir de amanhã dia 03/12 todos cidadãos canoenses estão convidados a conhecerem as estratégias tratadas nas reuniões. Estas foram compiladas pela Comissão Organizadora durante os Seminários Temáticos. A programação inicia na sexta-feira, às 18h30, com abertura do prefeito Jairo Jorge. Após, o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra abre os painéis falando sobre “O Congresso da Cidade e a Participação da Sociedade no Futuro das Cidades”. Na parte da noite, acontece a explanação da pré-estratégia da Cidade de Canoas com a Agência Futuro e o painel Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras nas Cidades, com palestra de Orlando Lima, especialista em Sustentabilidade e Projetos Estratégicos.

Durante o sábado, 04/12, a partir das 9h, terão prosseguimento os painéis, divididos nos três eixos temáticos. Às 9h10, André Carvalho, especialista em Cidadania e Terceiro Setor e presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB de Pernambuco, ministra palestra sobre o eixo Cidadania, tendo como mediador o secretário de Educação Paulo Ritter. Walter Doell, gerente executivo do Tecnosinos, palestra sobre o tema Desenvolvimento, com a mediação do secretário de Meio Ambiente Celso Barônio, às 10h. O último painel temático, sobre Infraestrutura, tem mediação do secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, com o convidado José Carlos Xavier, coordenador nacional do projeto Pensar o Brasil, às 10h50.

Durante a entrevista, Mário Cardoso falou que o ambiente na cidade é favorável à mudanças e que a participação da população canoense é fundamental. “Estamos apostando muito neste processo, que nos orgulha poder coordenar”, disse o secretário, que ainda frisou que o Congresso não produz um programa de governo, pertence aos cidadãos canoenses. Para Cardoso, uma cidade que não planeja seu futuro é uma cidade sem perspectiva. Para acompanhar e fiscalizar as ações estratégicas definidas com o Congresso da Cidade serão eleitos delegados em cinco oportunidades: durante a realização dos Seminários Temáticos, neste final de semana, e nas quatro plenárias regionais, marcadas para março de 2011.


Cecília Medeiros