quarta-feira, 13 de abril de 2011

Currículo resumido

Wrana Maria Panizzi
Doutora em Urbanismo pela Universite de Paris XII, em Cretéil, e na área de Ciências Sociais pela Universite de Paris I, em Pantheon-Sorbonne, França. Nascida em Marcelino Ramos e criada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, sua formação acadêmica iniciou-se com a licenciatura em Filosofia, passando para o bacharelado em Direito, o mestrado em Planejamento Urbano e Regional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), até sua ida para a França. Atuando principalmente na área de planejamento urbano, Wrana Panizzi traçou sua trajetória acadêmica em sintonia com o magistério público, como professora, pesquisadora e orientadora. Ainda em Passo Fundo, no final dos anos 60 tornou-se professora do 1º e 2º graus (hoje ensinos Fundamental e Médio). Em 1976 foi contratada pela UFRGS como professora visitante. Desde 1990 é professora titular do departamento de Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura da universidade. Sua intensa atuação a levou ao cargo de reitora da UFRGS de 1996 a 2000 e depois reeleita para o período de 2000 a 2004.
Também atuou como presidente do Consejo Universitario Iberoamericano (CUIB), do Fórum das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Foi ainda Membro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM) e do Grupo Executivo Reforma Ensino do Ministério da Educação.
Na área de pesquisa, a professora Panizzi foi pesquisadora e consultora do CNPq, atuando como coordenadora do Comitê Assessor de Ciências Sociais Aplicadas. Foi também membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e presidiu a Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS) de 1989 a 1991. Possui diversos livros e artigos, nacionais e internacionais, publicados na área de educação superior e universidade e sobre planejamento urbano e regional, cidades e metrópoles. Orientou e participou de várias bancas de defesa de teses de doutorado e mestrado na área dos estudos urbanos. Sua significativa força acadêmica a condecorou como Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Presidente da República do Brasil em janeiro de 2002, e da Ordem Militar do Exército Nacional, pelo Exército Brasileiro, em 1999. Foi premiada pela UNESCO, com o Prêmio Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, em 2001, e pelo Sinpro/RS com o Prêmio Educação RS 2004. Entre as homenagens recebidas, estão os títulos de Cidadã de Porto Alegre, em 1998, a Medalha Cidade de Porto Alegre, em 2001, o Prêmio de Mulher Cidadã na categoria Profissionalização e Emprego, em 2002, e na categoria de Educação, em 2004, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Wrana Panizzi recebeu ainda a Medalha de Serviços Distintos, concedida pela Brigada Militar do Estado, a Medalha Negrinho do Pastoreio, em 2000, e foi também condecorada pela Ordem do Ponche Verde, Grau Oficial, em 2004, todas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. E, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, recebeu a Grande Medalha da Inconfidência, em 2004.
Daiane Poitevin