quarta-feira, 13 de abril de 2011

1º Congresso da Cidade se inicia amanhã, com as presenças do ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus e do governador Tarso Genro

Governador fará a abertura do primeiro
dia do Congresso da Cidade
Canoas viverá um momento histórico nos próximos dois dias, com a realização do 1º Congresso da Cidade, no Unilasalle. Amanhã, dia 14 de abril, o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, abrilhantam o evento com suas presenças. Na sexta-feira, dia 15, será a vez da ministra do Direitos Humanos, Maria do Rosário, participar da atividade. A missão do Congresso é traçar as estratégias da cidade para os próximos 10 anos, com ações de curto, médio e longo prazo.

A partir das 18h30 desta quinta-feira, o governador do Estado concederá entrevista coletiva à imprensa. Após, às 19 horas, Tarso fará a palestra de abertura Participação Cidadã e o Futuro das Cidades. Logo depois, por volta das 19h30, o ex-prefeito de Bogotá abordará a Gestão Transformadora – A Experiência de Bogotá. A partir das 20h30, o secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, abrirá espaço para as perguntas e respostas para o palestrante e destacará a programação do Congresso.

O encerramento do primeiro dia será feito pelo prefeito Jairo Jorge, a partir das 21h15, que lançará do Estado da Cidade, que contém os indicadores de diversos dados do município, e convidará os participantes para o segundo dia de atividades, quando haverá a aprovação geral da Estratégia da Cidade, por parte dos 608 delegados que foram escolhidos pelas comunidades dos quatro quadrantes, em momentos anteriores.

Na sexta-feira, ocorrerão dois momentos especiais. O primeiro será quando o prefeito entregará os certificados do 1º Congresso da Cidade e a apresentação da trupe circense de Pelotas, Grupo Tholl.

Daiane Poitevin