quinta-feira, 31 de março de 2011

Última plenária popular será na Região Noroeste

Hoje, dia 31 de março, a Prefeitura de Canoas concluirá as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade, que estão sendo realizadas nas quatro regiões do município. Nesta quinta-feira, o encontro acontece na escola municipal de ensino fundamental Thiago Wurth, que fica na avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho, a partir das 18h30. O prefeito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo, e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, participam da atividade.

Os moradores da Região Noroeste poderão discutir as suas prioridades e eleger os delegados que os representarão no Congresso, que ocorre nos dias 14 e 15 de abril próximo. É importante salientar que a cada três participantes é eleito um delegado. Não perca esta oportunidade é vá participar!

Daiane Poitevin

Congresso une diferenças com otimismo na Região Nordeste

Foto: Ireno Jardim
 
A força da mobilização comunitária da Região Nordeste mais uma vez se expressou na noite desta quarta-feira, 30, durante a terceira plenária regional do 1º Congresso da Cidade, realizada na Liga Canoense de Futebol, bairro Estância Velha. “Hoje, vocês estão fazendo história aqui. Pela primeira vez, nessa noite, homens e mulheres, que amam Canoas, estão se reunindo para discutir o futuro, porque o futuro nasce do presente”, observou o prefeito Jairo Jorge na abertura do evento. A plenária contou com a presença de cerca de 400 participantes e elegeu 81 delegados.

A abertura foi marcada pelo pedido de um minuto de silêncio em memória vice-presidente José Alencar, falecido nessa semana. Em seguida, o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, fez uma breve reconstituição da trajetória do Congresso, explicando as diretrizes, os eixos temáticos norteadores desse evento e destacando a participação popular nessa iniciativa. “Esse é um processo de longo diálogo com a cidade, que começou há 10 meses, e que completa nessa noite o terceiro encontro regional, mas que será consolidado nos dias 14 e 15 de abril”, lembra.

A mesa também foi integrada pela vice-prefeita Beth Colombo, pelo vereador Emílio Neto (PT), representando a Câmara dos Vereadores, pelo presidente do Canoas XXI e integrante da comissão organizadora do Congresso, Luis Roberto Steinmetz, e pelo subprefeito da Região Nordeste, Francisco Menezes (Chico da Mensagem).

Todas as vozes
A plateia, que lotou o auditório da Liga Canoense de Futebol, foi integrada por um público de todas as idades e dos mais distantes bairros da Região Nordeste. Também foram originais e distintas as motivações que conduziram cada um ao local.

Um ponto, porém, parecia convergir entre os presentes: o desejo de ver Canoas melhor no futuro e a vontade de contribuir de algum modo para a concretização desse objetivo. “Há coisas que precisam mudar, como transporte e calçamento, mas não podemos querer tudo ao mesmo tempo, precisamos melhorar aos poucos”, avalia Celedina Sarmento da Silva, de 75 anos, ao lado de seu esposo, Ariocibes Avila Santos, com 85. Juntos, orgulhosos, exibiam a faixa de Casal Simpatia, conquistada junto ao grupo da terceira idade Viva a Vida.

A juventude, por sua vez, também compareceu em peso ao evento, seja espontaneamente, seja convidada por meio de professores, que mobilizaram suas turmas para esse processo democrático. “Acredito que a segurança é uma área que pode melhorar”, opina a estudante secundarista Karoline Kosloski, enquanto aguarda com os colegas no final da fila, enquanto faz sua inscrição como participantes.

Quando a plenária foi aberta para intervenções do público, a participação foi entusiasmática nas intervenções realizadas. “Estamos tendo avanços na cidade, mas precisamos mais para conquistar a Canoas que queremos. Somos cortados pelo Trensurb e pela BR, isso nos deixa a margem de nossos bairros vizinhos. Por isso, eu sou parceiro do senhor para fazer essa transformação”, declarou, dirigindo-se ao prefeito, o aposentado João Toreli de Oliveira, da Estância Velha.

Durante o encerramento da Plenária, o prefeito retomou novamente a palavra para ressaltar a importância da participação de todos no 1.º Congresso da Cidade. “É o povo que tem que dizer aquilo que é melhor para Canoas”, nota. Nessa ocasião, ele também aproveitou para comentar e esclarecer pontos levantados pelos presentes, a respeito das políticas públicas, como o empreendimento do distrito industrial e do parque natural no Guajuviras. “Ali, vamos ter muitas empresas, estamos com o governo do estado mecanismos para viabilizar isso; mas também queremos um parque bonito, para que as famílias canoenses possam suar, nós vamos ter um dos melhores parques da região metropolitana”, anuncia.

Jairo convidou a todos para se fazer presentes em 14 e 15 de abril, durante os dias de desfecho do Congresso. Já encerrada a plenária, o prefeito recebeu vários participantes que vieram cumprimentar-lhe e realizar comentários sobre o Congresso.

Ronaldo M. Botelho

quarta-feira, 30 de março de 2011

Plenária de hoje é na Região Nordeste

A comunidade dos bairros que compõe a Região Nordeste receberá hoje a terceira plenária popular do 1º Congresso da Cidade. O encontro será na Liga Canoense de Futebol, que fica na avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha, e se inicia às 18h30. O prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita Beth Colombo, e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso participam da atividade.

Será a oportunidade para a população debater as prioridades do quadrante e eleger os delegados que representarão a região no 1º Congresso da Cidade, que acontece entre os dias 14 e 15 de abril. A cada três participantes da plenária é eleito um delegado.

Na quinta-feira, dia 31, acontece a quarta e última plenária popular, na Região Noroeste. O encontro ocorrerá na escola municipal de educação fundamental Thiago Wurth, que fica na avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho.

Daiane Poitevin

Segunda noite de plenária do Congresso da Cidade reforça mobilização social

Foto: Ireno Jardim
Aconteceu nesta terça-feira, dia 29, a segunda plenária popular do 1º Congresso da Cidade. Moradores da região Sudeste deixaram de lado seus compromissos pessoais e foram arquitetar o futuro de Canoas junto ao poder público. Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, do secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, do subprefeito Paulo Acinelli, do diretor da agência Futuro, Gustavo Grisa, do presidente da Uamca, José Alvarez Rocha, e de secretários municipais, a plenária contou com expressiva participação da comunidade dos bairros da região.

Entender como se dá o processo do 1º Congresso, sugerir diretrizes e ações e, assim, participar efetivamente da construção de uma cidade melhor para todos foi a motivação que levou os moradores à plenária. Segundo o secretário Mário Cardoso, o momento de reflexão busca oportunizar à população desenhar o futuro que almeja para a sua cidade. “É preciso, portanto, conhecer sua história e estabelecer uma relação com o presente para poder planejar o futuro de Canoas”, afirmou.

O orgulho de ser canoense e o amor por estas terras permearam a fala tanto de moradores como de representantes do poder público. Ao buscar soluções para uma cidade mais completa, moderna e portadora de serviços de referência a população demonstra a sintonia como o atual governo. Para o prefeito Jairo Jorge, é necessário pensar junto sobre qual Canoas deve nascer com o trabalho coletivo. “Não podemos aceitar que a nossa cidade esqueça os rios ou não tenha alguns serviços na área da saúde, por exemplo, mas isso é uma meta para conquistarmos; não é com uma varinha de condão que conseguimos, é sim com união e muito trabalho”, garantiu, convocando todos a participar.

A vontade de enxergar e desfrutar do desenvolvimento da cidade que mora desde 1976 fez com que Iara Silvia Ferretto se inscrevesse para falar ao microfone durante a plenária. Aos olhos dela, outro viaduto para atravessar de um lado a outro da BR-116 e a continuidade dos movimentos de embelezamento das ruas e praças do município são iniciativas que deixarão Canoas ainda melhor. “Também sugiro que possamos oferecer mais programações culturais, pois são coisas importantes para o ser humano viver feliz”, declarou a moradora da vila Ideal.

No total, 371 inscritos fizeram parte de mais um momento de grande importância para o planejamento da cidade. Ainda na noite, 99 delegados foram inscritos – que somados aos 71 destacados na plenária de ontem, aos nomes desta quarta e quinta-feira e aos 267 delegados eleitos nos Seminários Temáticos formarão a Comissão de Delegados do 1º Congresso da Cidade, tendo como nobre missão acompanhar e construir junto à Prefeitura Municipal o andamento do processo de estratégia de futuro para Canoas.

Amanda Utzig Zulke

terça-feira, 29 de março de 2011

Hoje a plenária é na Região Sudeste

A população da Região Sudeste é convidada a participar da segunda plenária popular do 1º Congresso da Cidade, que ocorrerá a partir das 18h30 desta terça-feira, dia 29. Na ocasião, o público irá debater as prioridades do quadrante e eleger os delegados que os representarão nos dois dias do Congresso - 14 e 15 de abril. A cada três participantes é eleito um delegado.

O prefeito Jairo Jorge e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, irão participar da reunião no salão ao lado do Grêmio Niterói, na rua Marechal Rondon, bairro Niterói.

As plenárias prosseguem amanhã, dia 30, e quinta-feira, dia 31, nas regiões Nordeste e Noroeste, respectivamente. Na quarta-feira, o encontro será na Liga Canoense de Futebol (avenida A.J. renner, bairro Estância Velha) e na quinta-feira, na escola municipal de ensino fundamental Thiago Wurth (avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho).

Daiane Poitevin

Região Sudoeste destaca 71 delegados para o 1º Congresso da Cidade

Foto: Ireno Jardim

O futuro é agora. Com estas palavras, o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura, Mário Cardoso, avaliou a primeira plenária do Congresso da cidade, realizada na noite de segunda-feira, 28. Cerca de 400 pessoas (público estimado que passou pelo local) estiveram presentes no DTG Piazitos do Sul, região Sudoeste da cidade.

O encontro reuniu moradores dos bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande. Ao todo, foram contabilizados 305 inscritos no evento. Destes, foram escolhidos por aclamação 71 delegados que representarão a região no 1º Congresso da Cidade, que acontecerá nos dias 14 e 15 de Abril, no Unilasalle.

Durante a plenária, a população pode conhecer as diretrizes das ações estratégicas escolhidas em reuniões realizadas em cada um dos quadrantes da cidade, junto à população, e que se propõem a formatação de uma cidade sustentável, humana, integrada, inovadora, próspera e atrativa do ponto de vista empreendedor. Para se chegar a esses contextos, as discussões incluíram a coleta de informações a respeito de melhorias em infra-estrutura, transporte, mobilidade, além de ações como educação e saúde.

O público pode opinar, e 17 pessoas manifestaram-se, ora reforçando pontos de melhorias para a região, ora tecendo comentários sobre a inovadora proposta de planejamento da cidade para seu crescimento, com a participação de seu povo.

O prefeito Jairo Jorge ressaltou ao final da plenária, a positiva participação da população. “Hoje estamos fazendo a história da cidade, pois estamos discutindo o futuro de Canoas. O futuro que nasce a partir de idéias, opiniões e faz com que cada um de nós, tenha orgulho de ser canoense”, disse.

Além do prefeito, estiveram presentes o representante da Comissão Organizadora do Congresso da Cidade, Antonio Federizzi; o consultor Gustavo Grizzi; os vereadores Ivo Fiorotti e Almiro Gerarth, o Cebola; o sub prefeito da região, Pedro Bueno e a vice prefeita Betho Colombo, que destacou a construção “participativa da cidade que deixaremos para nossos filhos e netos”.

As plenárias seguem nesta terça-feira, 29, e nos dias 30 e 31 de março, nas regiões Sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente.

1º CONGRESSO DA CIDADE 

O 1º Congresso da Cidade acontece entre os dias 14 e 15 de abril deste ano e tem como meta a construção democrática de um planejamento para a cidade até 2021. Através de um processo de ampla participação da sociedade, serão formuladas estratégias para os próximos 10 anos.

Jesiel B. Saldanha

segunda-feira, 28 de março de 2011

Adiada visita do prefeito a Hangar 2021

Um compromisso em Porto Alegre fez o prefeito Jairo Jorge adiar a visita que faria às 12 horas de hoje ao Hangar 2021. Ainda não há novo horário para a realização da atividade. A estrutura está montada no Calçadão da Cidade e deve permanecer no local até o dia de hoje, a princípio.

Daiane Poitevin

Região Sudoeste é a primeira a receber plenária do 1º Congresso da Cidade

Começa hoje a série de quatro plenárias populares do 1º Congresso da Cidade, que acontece entre os dias 14 e 15 de abril. A primeira região a receber o encontro será a Sudoeste, a partir das 18h30 desta segunda-feira, dia 28. Na oportunidade, além das manifestações em plenária das prioridades do quadrante, serão eleitos os delegados que representarão a Região no dia do Congresso. Além disso, a população que participar do encontro assistirá aos depoimentos feitos no Portal do Futuro e ouvirá qual o papel da plenária e do Congresso.

As plenárias continuam até quinta-feira, dia 31, sempre às 18h30, nas regiões sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente. Leia abaixo a programação dos encontros e os locais das reuniões. Venha participar você também!

PROGRAMAÇÃO:

18 horas - Credenciamento

19 horas - Apresentação de filme
Abertura - prefeito Jairo Jorge
Processo da plenária e coordenação geral - secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso

19h30 - Proposta de estratégia - Agência Futuro

19h45 - Assuntos prioritários do quadrante - um membro da Comissão Organizadora

20h20 - Manifestações - Plenária - coordenação secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso
Síntese das manifestações - Agência Futuro e Secretaria Municipal de Relações Institucionais

21h20 - Eleição dos Delegados

21h45 - Convocação para o 1º Congresso da Cidade - prefeito Jairo Jorge
Encerramento

PLENÁRIAS:

Região Sudoeste
Dia: 28 de março
Local: CTG Piazitos do Sul (rua Cairu, bairro Rio Branco)
Hora: 18h30

Região Sudeste
Dia: 29 de março
Local: Salão ao lado do Grêmio Niterói (rua Marechal Rondon, bairro Niterói)
Hora: 18h30

Região Nordeste
Dia: 30 de março
Local: Liga Canoense de Futebol (avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha)
Hora: 18h30

Região Noroeste
Dia: 31 de março
Local: EMEF Tiago Würth (avenida Rio Grande do Sul, Mathias Velho)
Hora: 18h30

Daiane Poitevin

sexta-feira, 25 de março de 2011

Congresso da Cidade: inscrições podem ser feitas em quatro estações do trensurb

Foto: Ireno Jardim
Os canoenses podem se inscrever para as plenárias do 1º Congresso da Cidade nas estações Niterói, Fátima, Mathias Velho e São Luiz, das 16 às 19h, até a próxima quinta-feira, 31. O serviço está sendo proporcionado por meio de parceria entre a Prefeitura e a Trensurb. Servidores das subprefeituras Sudeste, Sudoeste e Nordeste inscrevem os interessados e distribuem material informativo.

Na tarde desta sexta-fera, o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, e o gerente operacional da empresa, Rubens Pazin, acompanharam o trabalho na estação Niterói. Segundo Cardoso, a Trensurb é um importante parceiro porque está presente na vida e no cotidiano do povo canoense e abriu espaço para o Congresso.

Para o chefe do setor de Relações Comunitárias da Trensurb, Cláudio Carvalho, o trem agrega pessoas, ao mesmo tempo em que é um local adequado para divulgar mais um processo de participação popular em Canoas.

Cardoso e Pazin estavam acompanhados dos subprefeitos Pedro Bueno, Paulo Accinelli e Francisco da Mensagem.        

A Região Sudoeste será a primeira a receber as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade. A atividade será na próxima segunda-feira, dia 28 de março. Na oportunidade, além das manifestações das prioridades do quadrante, serão eleitos os delegados que representarão a região no dia do congresso. As plenárias seguem nos dias 29, 30 e 31 de março, nas regiões Sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente.

Eoá da Rosa

Hangar 2021 receberá visita ilustre

O prefeito Jairo Jorge irá visitar as instalações do Hangar 2021 na próxima segunda-feira, dia 28, ao meio-dia. Na ocasião, Jairo conhecerá o espaço que está localizado no Calçadão de Canoas desde o dia 22 e participará das atividades realizadas dentro da estrutura. O hangar 2021 é uma das ações do 1º Congresso da Cidade, que acontecerá netre os dias 14 e 15 de abril. 

Daiane Poitevin

Secretário Mário acompanha inscrições na estação Niterói

O secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, o adjunto, Anderson Fraga, e o diretor Antônio Alberto dos Santos, estarão daqui a pouco, às 15 horas, na estação de trem Niterói, acompanhando o processo de inscrições para o 1º Congresso da Cidade. Na oportunidade, será firmado acordo de cooperação entre a Prefeitura e a Trensurb.

As inscrições seguem até o dia 31 de março, das 16 às 19 horas, nas estações Niterói, Mathias Velho, São Luiz e Fátima.

Daiane Poitevin

Sucesso do Hangar 2021 continua

Como já foi noticiado aqui, o sucesso do Hangar 2021, localizado no Caçadão de Canoas, só está aumentando e por isso também foi aumentado o tempo de permanência da estrutura no Centro. Era para o Hangar ser fechado no dia de hoje, mas ele permanecerá aberto até a próxima segunda-feira, dia 28, quando se iniciam as plenárias regionais do 1º Congresso da Cidade nos quadrantes. O espaço será fechado apenas no domingo, dia 27, reabrindo no início da próxima semana.

Quem ainda não esteve no local não pode deixar esta chance passar. Ali, além de ver os depoimentos dos canoenses sobre "Como deve ser Canoas nos próximos 10 anos", a pessoas poderá conferir informações importantes sobre a cidade, coletadas pela Instituto Canoas XXI, ler redações de estudantes do 8º ano da rede municipal e ver os aviões de papel produzidos pelos alunos do 4º ano.´Também estão previstas atividades culturais que ainda estão sendo fechadas junto à Secretaria Municipal de Cultura. Em breve, novidades! Não perca esta última oportunidade!!!

Daiane Poitevin

Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas é tema de debate

Secretário Mário fez a abertura do 2º dia do
Seminário no IFRS. Foto: Ireno Jardim

A realização do 1º Congresso da Cidade, nos dias 14 e 15 de abril foi bastante homenageada pelos painelistas que participaram do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Canoas, na quarta-feira, dia 23, e hoje pela manhã. A abertura da atividade nesta sexta-feira contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso.

A coordenadora do IFRS Canoas, Janete Comaru Jachetti, destacou que “é através do debate que surgem novas ideias e propostas”. Destacou também que o Seminário realizado no campus serviria de elemento para levar ao 1º Congresso da Cidade, além de despertar nos participantes o desejo de ser um dos delegados do evento municipal.

O secretário Mário contou todo o processo que está sendo desenvolvido, desde 14 de abri de 2010, para a realização do congresso em abril próximo, com a participação da comunidade canoense. Lembrou das plenárias regionais, que se iniciam no próximo dia 28 e seguem até 31 de março. “Será uma oportunidade para a população debater e formatar a estratégia do município para os próximos 10 anos e eleger os seus representantes. Enquanto gestores, nós passamos, mas o exercício de cidadania fica”, afirmou. Ele falou brevemente ainda sobre o Orçamento Participativo, Plenárias de Serviço e Prefeitura na Rua.

O painel Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas se iniciou por volta das 10 horas. Cada um dos seis participantes teve 15 minutos para explanar suas ideias e após o espaço foi aberto a perguntas. O primeiro a falar foi o superintendente de Design e Relações Intitucionais da empresa pública Ceitec S.A. Ele abordou o case da empresa, desde a sua formação até os dias de hoje, destacando a importância de acordos entre as empresas, os governos e universidades.

O segundo a falr foi o vice-presidente de Logística da SETCERGS, Frank Woodhead. De acordo com ele, Canoas tem sérios problemas de logística e o 1º Congresso da Cidade servirá para o planejamento estratégico destas situações. Comentou sobre o colapso enfrentado pela BR-116, a BR-448 e a RS-010. “O que falta nos municípios é fazer discussões públicas sobre o que precisamos na área de infraestrutura”. O presidente do Canoas XXI, Luiz Roberto Steinmetz, e a representante da entidade, Bernadete Konzen, explanaram a respeito dos dados informativos de Canoas. Eles salientaram que a cidade tem o segundo maior Produto Interno Bruto do Estado e a quarta em número de habitantes, entre outros. “Mas não adianta o desenvolvimento econômico sem o desenvolvimento social, por isso a Prefeitura tem um sistema de participação cidadã. Queremos que Canoas seja mais atrativa daqui a 10 anos”.

Bernadete falou sobre a importância da Granpal, que está tentando quebrar o isolamento dos municípios e implantar estratégias para a Região Metropolitana. “O impacto da falta de um planejamento estratégico é grande e exige grandes investimentos, por isso a necessidade do 1º Congresso da Cidade”. O último a falar foi o diretor da Agência Gaúcha de Investimentos, representando o Governo do Estado, Sérgio Roberto Kapron. Ele comentou o que o Estado está fazendo para promover o desenvolvimento da população gaúcha, em todos os âmbitos. O moderador do painel foi o pró-reitor de extensão do IFRS, Lenir Hannecker. O diretor geral do IFRS Campus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoy, também marcou presença.

Daiane Poitevin

Planejamento ambiental debatido no Hangar do 1º Congresso da Cidade

Planejamento ambiental foi o tema debatido no final da tarde desta quinta-feira no Hangar 2021, do 1º Congresso da Cidade, montado no Calçadão da Tiradentes. Participaram como convidados arquiteta do Departamento Ambiental da Fepam, Ana Rosa Bered, e o diretor-executivo do Pró-Sinos, Júlio Dorneles, tendo como mediador do secretário adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Manoel Miranda.

Ana destacou a importância do planejamento para o desenvolvimento sustentável, lembrando que o Estatuto das Cidades determina que os municípios planejem seus territórios. Disse que, para isso, devem cobrar regras regionais do Estado e da União. Para a arquiteta, o Plano Diretor é o instrumento mais adequado para a implementação de políticas públicas e deve ser claro e acessível. Defendeu, ainda, que os municípios demarquem e banquem suas Áreas de Preservação Ambiental (APP), que normalmente são de risco, e regularizem locais ocupados.

Problemas comuns

Júlio Dorneles explicou que o Pró-Sinos, criado em 2006, após a mortandade histórica de peixes no Rio dos Sinos, é um consórcio que reúne atualmente 23 municípios da Região Metropolitana e Vale do Sinos interessados em enfrentar problemas comuns, especialmente nas áreas de saneamento e gestão ambiental. Observou que as intervenções, necessárias para implantar projetos de interesse geral, normalmente enfrentam resistência, devido a questões culturais e situações consolidadas. Ele afirmou que Canoas possui uma “extraordinária riqueza humana”, que por meio de processos participativos, como o Congresso da Cidade, vai contribuir para uma “nova cidade”.
Após as manifestações, os presentes comentaram o tema e fizeram perguntas.

Eloá da Rosa

quinta-feira, 24 de março de 2011

Hangar permanece por mais um dia

O Hangar 2021 está fazendo tanto sucesso que a Prefeitura irá disponibilizá-lo por mais um dia no Calçadão de Canoas. A previsão era que o espaço tivesse as atividades encerradas nesta quinta-feira. Desta forma, você que ainda não foi ao local poderá conferir tudo o que ele oferece.

Ao entrar na estrutura, a pessoa se depara com redações sobre o futuro de Canoas, escritas por estudantes do 8º ano das escolas da rede municipal. Além disso, também podem ser vistos aviões de papel produzidos por alunos do 4º ano. Mas não é só isso. No espaço há painéis com dados atuais do Instituto Canoas XXI sobre informações importantes do município. Ainda é possível acompanhar os depoimentos dos canoenses sobre “Como deve ser Canoas daqui a 10 anos?”, que foram gravados no Portal do Futuro.

Daiane Poitevin

Programação das plenárias populares está fechada

A Secretaria Municipal de Relações Institucionais fechou a programação das plenárias populares, que serão realizadas entre os dias 28 e 31 de março, nas quatro regiões da cidade. Abaixo a programação, que é igual nos quatro quadrantes.

Na oportunidade, as pessoas poderão debater sobre as prioridades da região para os próximos 10 anos e elegerão os delegados que os representarão no 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril. Abaixo a programação, que é igual nos quatro quadrantes.

PROGRAMAÇÃO:

18 horas - Credenciamento

19 horas - Apresentação de filme
Abertura - prefeito Jairo Jorge
Processo da plenária e coordenação geral - secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso

19h30 - Proposta de estratégia - Agência Futuro

19h45 - Assuntos prioritários do quadrante - um membro da Comissão Organizadora

20h20 - Manifestações - Plenária - coordenação secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso
Síntese das manifestações - Agência Futuro e Secretaria Municipal de Relações Institucionais

21h20 - Eleição dos Delegados

21h45 - Convocação para o 1º Congresso da Cidade - prefeito Jairo Jorge
Encerramento

Daiane Poitevin

Começam hoje as inscrições para o 1º Congresso da Cidade

Foto: Paula Vinhas


Quem circular pelas estações de trem Niterói, Mathias Velho, São Luiz e Fátima poderá se inscrever para participar do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril. O atendimento nos locais será realizado das 16 às 19 horas até o dia 31 de março, último dia das plenárias populares nos quadrantes. Nesta sexta-feira, dia 25, o secretário Mário Cardoso, o adjunto Anderson Fraga e o diretor Antônio Alberto dos Santos acompanharão o início das atividades na estação Niterói. Aproveite esta chance e não deixe de participar!

Daiane Poitevin

Debate sobre Meio Ambiente acontece hoje no Hangar 2021

Na quarta-feira, o debate foi sobre o tema Educação.
Foto Ireno Jardim

Meio Ambiente e Desenvolvimento da Cidade é o tema do terceiro e último debate temático que será realizado no Hangar 2021, localizado no Calçadão de Canoas. O encontro será às 17 horas desta quinta-feira e terá como debatedores a arquiteta do Departamento Ambiental da Fepam, Ana Rosa Bered e o diretor executivo do ProSinos, Julio Dorneles. O mediador será o secretário adjunto de Meio Ambiente do município, Manoel Miranda. A entrada é franca e é direcionada a todos os canoenses interessados em debater o futuro da cidade nos próximos 10 anos.

Daiane Poitevin

Plenárias populares se iniciam na segunda-feira, 28

A Região Sudoeste será a primeira a receber as plenárias populares do 1º Congresso da Cidade. A atividade será na próxima segunda-feira, dia 28 de março. Na oportunidade, além das manifestações em plenária das prioridades do quadrante, serão eleitos os delegados que representarão a região no dia do congresso. Além disso, a popuação que participar do encontro assistirá aos depoimentos feitos no Portal do Futuro e ouvirá qual o papel da plenária e do congresso.

As plenárias seguem nos dias 29, 30 e 31 de março, nas regiões Sudeste, Nordeste e Noroeste, respectivamente.

AGENDA:

Região Sudoeste
Dia: 28 de março
Local: CTG Piazitos do Sul (rua Cairu, bairro Rio Branco)
Hora: 18h30

Região Sudeste
Dia: 29 de março
Local: Salão ao lado do Grêmio Niterói (rua Marechal Rondon, bairro Niterói)
Hora: 18h30

Região Nordeste
Dia: 30 de março
Local: Liga Canoense de Futebol (avenida A.J. Renner, bairro Estância Velha)
Hora: 18h30

Região Noroeste
Dia: 31 de março
Local: EMEF Tiago Würth (avenida Rio Grande do Sul, Mathias Velho)
Hora: 18h30

Daiane Poitevin

quarta-feira, 23 de março de 2011

Escola para Todos em pauta na segunda palestra do Seminário Desenvolvimento e Inclusão

Foto: Ireno Jardim

Após uma manhã de aprendizados sobre “A Mulher e seus Direitos”, alunos, professores e servidores do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o IFRS, assistiram à palestra sobre a questão da inclusão. Ambos os temas fazem parte do primeiro dia do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, programação integrante do 1º Congresso da Cidade. “Políticas, direitos e inclusão: Construindo a Escola para Todos” foi a palestra ministrada pela psicóloga Andrea Asti Severo e pela pedagoga Greice Severiano, da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS).
Ao abrir a programação, a diretora do IFRS/Campus Canoas Janete Jachetti desejou boas vindas aos participantes, ressaltando que o Seminário acontece em conjunto com o Congresso da Cidade. “O 1º Congresso, que culmina nos próximos dias 14 e 15 de abril, vem pensando e elaborando propostas para os próximos dez anos; por isso a importância de pensar a educação e a inclusão, assim como o desenvolvimento econômico e social de Canoas”, declarou Janete.
A psicóloga da FADERS levou parte da história da Fundação, que atua há 37 anos na articulação de políticas públicas para pessoas com deficiências. Segundo ela, hoje estamos em outro paradigma de inclusão social e educacional. “Estamos em um Instituto Federal e temos como objetivo dialogar e trocar experiências sobre o processo de inclusão, caminhando para uma sociedade mais inclusiva”, colocou. Para Andrea, é necessário pensar nas políticas e nos direitos das pessoas com deficiência para avançar nesse ponto. “Somos todos diferentes, mas precisamos de igualdade de direitos. As políticas públicas devem ser feitas para as necessidades da população, sem discriminações”, pontuou a psicóloga.
O Seminário tem continuidade nesta sexta-feira, dia 24, com o painel Desenvolvimento econômico e políticas públicas. As atividades iniciam com o credenciamento, às 8h30, e contarão com painelistas como o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Cléber Prodanov, e o diretor-Presidente do CEITEC Marcelo Lubaszewski, além do secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso.

Amanda Utzig Zulke

Políticas da Criança e da Juventude é tema do debate no Hangar

Em continuidade aos debates acerca da construção da estratégia da cidade para 2021, dentro da programação do 1º Congresso da Cidade, o debate de hoje, às 17 horas, no Hangar, no Calçadão de Canoas, terá como eixo temático: Cidadania. O tema Políticas da Criança e da Juventude será debatido entre representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, secretarias municipais da Saúde, de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública e Cidadania. O encontro terá a participação de Evaldo Luis Pauly, que é especialista em políticas da Criança e Adolescente e professor do La Salle. A coordenação é do secretário de Educação e coordenador do eixo Cidadania, Paulo Ritter.

Daiane Poitevin

Mulheres da Paz palestram no Seminário Desenvolvimento e Inclusão

Foto: Ireno Jardim
Os estudantes, professores e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Canoas assistiram, na manhã de hoje, a primeira palestra do Seminário Desenvolvimento e Inclusão, que segue à tarde e na sexta-feira, dia 25. A atividade faz parte do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril, e acontece na rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A, bairro Igara III.

Durante cerca de uma hora, representantes do Mulheres da Paz conversaram com a plateia sobre A mulher e seus direitos: questões de gênero e Lei Maria da Penha. Entre os assuntos abordados, estavam a Agência da Boa Notícia, que é focada na prevenção da criminalidade e violência e direcionada a 240 jovens entre 15 e 24 anos, que recebem formação nas mídias, tendo aulas gratuitas com professores da Unisinos; a Capacitação de magistrados, promotores e defensores públicos em direitos humanos.

Além disso, as mulheres abordaram os 12 direitos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que são: à vida, à liberdade e segurança pessoal, à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação, à liberdade de pensamento, à informação e à educação, à saúde e proteção, a querer construir um matrimônio e a planejar uma família, a querer ou não ter filhos, à programas científicos, à reunião e participação política e à não ser torturada e sofrer maus tratos.

A Justiça Comunitária e o Protejo também foram destacados. Além da criação do programa Mulheres da Paz, em 2010, no bairro Guajuviras, com a capacitação de 107 mulheres, que têm como missão disseminar a cultura de paz, através de cinco projetos: educação, juventudes, enfrentamento das violências, Fórum Comunitário e Saúde (em construção).

Participaram do encontro Mariana Allgayer, Marlene Maria dos Santos, Clessi Bibiano Oliveira, Tânia de Oliveira Cunha, Ana Luiza Júlio, Vanusa Irigoyen e Luciane Gonçalves da Silva. As atividades do Seminário serão retomadas às 14 horas desta quarta-feira, com a palestra Políticas, direitos e inclusão: Construindo a Escola para Todos, com Andrea Asti Severo e Greice dos Santos (Fadergs).

Daiane Poitevin

Você já conhece as atrações do Hangar 2021?

Espaço está à disposição do público desde terça-feira, dia 22
O primeiro dia de visitação no Hangar 2021, localizado no Calçadão de Canoas, foi movimentado. Os canoenses quiseram conhecer o espaço e saber o que ele oferecia. Quem circular pelo local poderá conferir diversas atrações, além de debates sobre os eixos do congresso: infraestrutura, desenvolvimento e cidadania.

Ao entrar no Hangar 2021, a pessoa se depara com redações sobre o futuro de Canoas, escritas por estudantes do 8º ano das escolas da rede municipal. Além disso, também podem ser vistos aviões de papel produzidos por alunos do 4º ano. Mas não é só isso. No espaço há painéis com dados atuais do Instituto Canoas XXI sobre informações importantes do município. Ainda é possível acompanhar os depoimentos dos canoenses sobre “Como deve ser Canoas daqui a 10 anos?”, que foram gravados no Portal do Futuro.

E falando em Portal do Futuro, o Hangar 2021 oferece um painel que conta a história do Box itinerante, além de uma miniatura do mesmo. Agora é só você visitar o espaço e participar das atividades. Esperamos por você!

Daiane Poitevin


terça-feira, 22 de março de 2011

Seminário Desenvolvimento e Inclusão começa amanhã

Amanhã e sexta-feira, dias 23 e 25, respectivamente, ocorrerá mais uma atividade do 1º Congresso da Cidade. Será o Seminário Desenvolvimento e Inclusão, que acontecerá no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Canoas. A abertura do evento será às 10 horas desta quarta-feira, com a palestrante Mariana Algayer, do Coletivo Mulheres da Paz. Ela falará sobre A mulher e seus direitos: questões de gênero e Lei Maria da Penha.

À tarde, a partir das 14 horas, será a vez de Andrea Asti Severo e Greice dos Santos falarem sobre Políticas, direitos e inclusão: construindo a Escola para Todos. Na sexta-feira, a abertura acontecerá a partir das 9 horas, com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, e a coordenadora do IFRS/ Campus Canoas, Janete Comarú Jachetti.

Daiane Poitevin

Hangar já está aberto à comunidade, no Calçadão

Foto: Ireno Jardim

O Hangar 2021 foi aberto ao público na manhã de hoje, logo após café da manhã para a imprensa, com a presença da prefeita em exercício, Beth Colombo, e do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso. No espaço montado no Calçadão da cidade, as pessoas poderão conferir as redações dos estudantes do 8º ano da rede municipal sobre o que esperam para o futuro do município, aviões dos alunos do 4º ano e participar de debates sobre Infraestrutura, Desenvolvimento e Cidadania. A atividade faz parte das ações do 1º Congresso da Cidade, que será realizado nos dias 14 e 15 de abril.

Os encontros se iniciam às 17 horas e são abertos ao público. O primeiro será hoje com a presença do vice-presidente de Planejamento e Governança da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Márcio Luis Miorelli, e dos representantes da AES Sul, Júlio Eloi Hofer, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Cláudio Fernandes e da Metroplan, Nivea Oppermann.

A prefeita em exercício deu início à coletiva, saudando os representantes dos veículos Rádio CSFM, Rádio Real, Mais Canoas, Diário de Canoas, Correio de Notícias, Rádio Guaíba, Voz Nativa, Jornal da Cidade e Rádio Fátima. Ela salientou que as atividades do 1º Congresso da Cidade demonstram a vontade da Prefeitura e da população de discutir o futuro. “É uma oportunidade para tornarmos nossa cidade mais integrada e muito melhor para todos”.

Segundo o secretário Mário, o processo de desenvolvimento do 1º Congresso da Cidade já dura 11 meses, desde o lançamento no dia 14 de abril de 2010. Ainda de acordo com ele, foi nesta mesma data, em 1874, que se iniciou o povoamento de Canoas. “Para planejar o futuro, temos que reconhecer nosso passado”. Ele destacou ainda a função do Hangar e as datas das plenárias regionais, que acontecerão de 28 a 31 deste mês.

SAIBA MAIS:

O que é? Hangar 2021
Onde está? No Calçadão de Canoas
Quanto tempo ficará? Dias 22, 23 e 24 de março
O que tem lá? Debates sobre infraestrutura, Desenvolvimento e Cidadania

Daiane Poitevin




segunda-feira, 21 de março de 2011

1º Congresso da Cidade ilustra embalagem de pãozinho

Nada melhor que um pãozinho quentinho certo? Foi pensando nisso que a Prefeitura distribuiu em dezenas de padarias da cidade embalagens de pão com a logotipia do 1º Congresso da Cidade, que será realizado entre os dias 14 e 15 de abril. Desta forma, além de conservar o alimento quentinho, o cidadão canoense fica sabendo da atividade.

A proprietária de uma padaria no bairro Mathias Velho, Sílvia Claudete Soares Marques, 34 anos, elogiou a ideia. “Achei a iniciativa maravilhosa. As pessoas estão gostando”, destacou. Confira a lista de padarias que oferecem a embalagem e vá lá pegar a sua.

PADARIAS:

Padaria Oasis
Avenida Boqueirão, 3357, Bairro Estância Velha

Padaria do Mário
Rua 3, 574, Loja 8, Bairro Guajuviras

Padaria Dona Laura
Quadra Área Verde, 12, Bairro Guajuviras

Padaria Santanna
Rua Domingos Martins, 900, Bairro Centro

Padaria Vitória
Rua Tamoio, 1278, Bairro Niterói

Padaria e Confeitaria Delícias do Trigo
Praça Tiradentes, 270, Bairro Rio Branco

Comércio de Gêneros Alimentícios Grisa
Rua Saldanha da Gama, 720, Bairro Harmonia

Padaria Araguaia
Rua Araguaia, 470, Bairro Igara

Padaria e Confeitaria Água na Boca
Rua Bolívia, 789, Bairro São Luis

Padaria Doce Pão
Rua Santos Ferreira, 127, Bairro Marechal Rondon

A.S. Pereira
Quadra J, 4A, 16, Bairro Guajuviras

M.S.K Comércio e Indústria de Produtos Alimentícios
Rua Pinhal, 33, Bairro Estância Velha

Padaria Belém
Avenida Rio Grande do Sul, 5385, Bairro Mathias Velho

Padaria Dois Pinheiros
Avenida Rio Grande do Sul, 1520, Bairro Mathias Velho

Padaria Pão de Mel
Avenida Rio Grande do Sul, 590, Bairro Mathias Velho

Padaria e Confeitaria D´Talianni
Rua Fernando Ferrari, 1374, Bairro Niterói

Padaria Skina
Rua Augusto Severo, 430, Bairro Nossa Senhora das Graças

Cia do Pão
Rua Barbosa, 360, Bairro Fátima

Padaria Jardim América
Rua Edgar Fritz Muller, 212, Bairro Rio Branco

Padaria Souza
Rua Dr. Barcelos, 1001, Bairro Centro

Padaria Colonial
Rua Júlio de Castilhos, 660, Bairro Niterói

Padaria e Confeitaria Delícia de Sabor
Rua Itália, 820, Bairro Niterói

Padaria e Confeitaria Doce Sabore
Estrada do Nazário, 2.500, Bairro Estância Velha

Padaria Bom Dia
Avenida 17 de Abril, 417, Bairro Guajuviras

Padaria do Chico
Rua São Nicolau, 22, Bairro Estância Velha

Padara Multi Sabor
Rua Caçapava, 41, Bairro Mathias Velho

Padaria Pão da Vida
Rua Capão da Canoa, 480, Bairro Jardim Atlântico

Ailton da Silva JR
Avenida Florianópolis, 3795, Bairro Mathias Velho

Padaria do Paulista
Rua Venâncio Aires, 480, Bairro Niterói

Padaria São Pedro
Rua João Marques, 296, Vila João de Barro

Daiane Poitevin 


Foto: Priscilla Freitas